domingo, 20 de fevereiro de 2011

ENDOMETRIOSE É TEMA DO PROGRAMA MEDICINA & SAÚDE!!

Tenho outros posts para escrever, mas, ontem, sábado, dia 19, fiquei emocionada quando vi o programa "Medicina & Saúde", apresentado pela jornalista Soraia David, exibido pela TV Tarobá, afiliada da Band, em Cascavel, no Paraná. Em setembro de 2010, Soraia entrou em contato comigo, pelo blog mesmo, perguntando se eu gostaria de participar do programa que faria sobre endometriose. Infelizmente, não vi a tempo e, quando respondi, já era tarde, o programa já estava gravado. Desde então, Soraia participa do A Endometriose e Eu. Fiquei muito curiosa para assistir ao programa, peguei data e horário, mas não consegui ver pela net. Por isso, pedi a querida Soraia que colocasse no blog dela. Neste sábado, recebi o recadinho dela aqui no blog, falando que os links já estavam disponíveis no seu. Fui correndo assistir e, gente, o programa foi demais. Uma pena eu não ter respondido a tempo! Os profissionais são seríssimos e, conhecem muito bem a doença. O programa, uma mesa de debates, é bem daqueles que eu amo e, que um dia gostaria de ter. Este foi o primeiro programa que vi, onde se falou muito bem sobre a doença e, não ficou só na questão da infertilidade. É muito esclarecedor, não ficou só em cima do ginecologista, porque a doença requer no tratamento, uma equipe multidisciplinar. Olha, amei as explicações do ginecologista Dr. Namir Cavalli. Além de comentar sobre a dispareunia, gostei muito quando ele falou sobre a parte psiquíca da portadora de endometriose. Abordou também a parte instestinal, da bexiga, enfim, muita informação para abrir um pouco a mente dos brasileiros, de como a doença é cruel com suas portadoras. Hoje, de 30 a 40 % das pacientes com endometriose tem problemas com o intestino. E, digo, realmente que evacuar é uma tortura diária! Aliás, depois vou fazer um post especial sobre isso. Fiquei muito, mas muito feliz com a iniciativa da Soraia e equipe, por retratarem uma doença, que, infelizmente, quase ninguém conhece.

Hoje, a endometriose atinge 15% das mulheres em idade reprodutiva no Brasil. De sete a 15 milhões de mulheres sofrem com a maldita. Gentilmente, ela deixou colocar os links aqui. Em nome de todas as portadoras de endometriose, agradeço por expôr um pouco do nosso sofrimento. Falou muito bem da endometriose em adolescentes, para tentar alertar as mães, pois é nesta fase que ela começa. Para mim, jornalismo é isso aí, mostrar aquilo que acontece com o ser humano, para um dia tentar mudar o país onde moramos. Segundo o Dr. Namir, nos últimos dois anos, a endo foi a doença que mais teve trabalhos publicados no mundo. Sem contar o congresso mundial que acontece a cada três anos e, de acordo com os espcialistas, a doença é a causa principal do maior número de cirurgias que acomete mulheres, só perde para a cesárea. Concordo com o Dr. Milton, quando ele disse que é preciso uma Campanha de conscientização sobre a doença. Mas tem de ser no Brasil todo, não adianta ser só nas capitais. Outro dia fiquei sabendo pela minha querida leitora e portadora de endo, Lia, que o governo federal já discutiu os assuntos relacionados a saúde da mulher para 2011 e, a endometriose, sem sequer foi citada. Será que a presidente sabe o que é endometriose e, as graves consequências que a doença traz para a vida de uma mulher? Bom, mas isso é assunto para outros posts! Fiquei maravilhada com tudo o que programa abordou. Eu aprendi muito! Informação de qualidade, é isso que os programas de tevê precisam! Soraia são pessoas como você que fazem a diferença!! Amei quando você falou que “é preciso falar sobre a doença e, informar, o maior número de mulheres possível.”. E é isso que eu tento fazer, mas é uma pena que, nem todos estão aptos a ouvir e saber como a doença é terrível e perigosa. Como disse o Dr. Namir, são raros os casos de evoluir para o câncer, mas a doença é tão maligna para a mulher, causa tantos problemas, quanto um tumor. Origada aos médicos especilistas: Dr. Namir Cavalli, ginecologista, Dr. Univaldo Sagae, cirurgião do aparelho digestivo e proctologista, Dr. Milton Tanaka, médico urologista e Dra. Doryane M. R. Lima, médica cirurgiã e proctologista. Beijos com carinho!!


Primeira parte:
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=7S6uviArmIE

Segunda parte:
http://www.youtube.com/watch?v=g78sZUlrjvQ&feature=player_embedded

Mais programas e informações sobre Soraia David:
http://soraiadavid.blogspot.com

12 comentários:

  1. Obrigada por palavras tão generosas, Caroline!

    Você e outras milhares de mulheres é que fazem a diferença ao chamar a atenção para a doença. Conte conosco sempre que possível para ajudar na divulgação e esclarecimentos sobre a Endometriose!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Qual foi o tratamento q vc fez? tenho tbm e me indicaram cirurgia, mas estou insegura!
    Bjus

    ResponderExcluir
  3. Olá, Anônima como vai?
    Antes de realizar a cirurgia, fiz tratamento por um ano com anticoncepcional ininterrupto, e depois induzi a menopausa. Muitos médicos já logo indicam a cirurgia, ou por não conhecerem a doença e seus tratamentos, ou por ganhar mais. Isso é algo que eu não concordo e fico doida da vida. Recebo diariamente e-mails de médicos que cobram valores exorbitantes por uma cirurgia. Vc é de São Paulo, capital? Se sim, indico o ambulatório de algia pélvica e endometriose da UNIFESP. Recomendo que vc procure outro especialista urgente! Beijos com carinho!!

    ResponderExcluir
  4. Ola ... tambem to comecando um tratamento,
    morro em Ware UK.
    hoje to indo vem meu medico ele me disse p/ fazer a Gisteroscopy . e vou tem o tratamento com o Mirena.
    e to com pouco com medo, minha irma tem cancer, eu tenho medo que tem alguns remedios que meu medico disse que eu nao posso ter. sera que seria melhor eu ir p/ o Brazil fazer a cirurgia ai.
    Rosimeire . Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rosimeire como vai?
      Se eu fosse você iria ao médico aí primeiro. O que é um gisteroscopy? Não entendi!Aqui no Brasil, muitos médicos ainda não acreditam na doença, não acreditam em nossas dores, nos tratam de qualquer jeito. Com certeza, você está num país onde o tratamento pode ser muito melhor. Vai ao médico e me fale como foi. Você precisa mesmo de cirurgia? Mantenha contato. Seja muito bem-vinda ao blog!! Beijos com carinho!!

      Excluir
  5. Ola Caroline tudo bem, tambem sofro com essa endometriose já a ulguns anos, tenho dores fortes na regiao do nervo ciatico, ja fiz uma cirurgia de VD Laparoscopia, tenho Mirena, e agora devo fazer outra cirurgia de VD Laparoscopia. Sou pct do Dr. Namir e Dra Doryane eles são otimos ... Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Érica como vai?
      Obrigada por seu depoimento. Tenho certeza que você está em excelentes mãos. Não os conheço pessoalmente, mas só por suas explicações no Medicina & Saúde, sei que eles são mais do que especialistas, são humanos e isso faz toda a diferença para nós. Eles atendem por convênios? Se sim, escreva os contatos dos consultórios post com o título "Procuro especialistas de endo Brasil afora". Quero indicá-los ás minhas leitoras do Paraná. Obrigada por aconselhar a nossa amiga Letícia. Aqui, não tem nada de depoimentos fechados. A intenção do blog é que a ajuda vem também de nossas leitoras. Obrigada, sua dica foi ótima! Beijos com carinho!

      Excluir
  6. Vou falar que não é nada fácil, agente corre de um lado pra outro atrás de ajuda e as vezes nem os médicos podem ajudar... Coloquei o Mirena, deu uma melhorada ,mas por outro lado, meu intestino que era ruim ,ficou pior , até sangra pra evacuar. Ta difícil...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leticia tudo bem, eu tambem tenho mirena e fiz vd laparoscopia, e mesmo assim o meu intestino era ruim, mas minha Dra Doryane me encaminhou para fazer umas sessoes de fisio ginecologicas via reto, essa fisio me passou algumas frutas (ameixa preta, manga, laranja, damasco, kiwi, morgota, mamao) que tenho que comer diariamente e tenho que tomar 10 copos de agua por dia com tudo isso meu intestino deu uma melhorada, talvez possa te ajudar.

      Excluir
    2. Oie, Letícia como vai?
      Você leu a dica da nossa querida Érica, aí acima? Realmente, evacuar é uma tortura diária para nós. Espero essa dica ajude você. Depois venha falar o que achou, se experimentou esses alimentos. Beijos com carinho!!

      Excluir
  7. Ola tenho endometriose e estou na luta mais ou menos quatro anos,fiz vd laparoscopia e tenho uma tropa obistruida,ja não sei o que fazer para engravidar,e com isso ja estou entrando em processo de depressão. Me trato no hospital do IMIP de Pernambuco mais tudo la é muito lento o que faço?

    ResponderExcluir
  8. Boa noite! Tenho endometriose e fiz uma laparotomia há cerca de 8 meses. Contínuo com forte dores estou tomando o gestinol 28.Depois da cirugia minha menstruação ja veio umas 4 vezes. Não aguento mais. Onde encontro tratamento pelo SUS aqui em salvador BA?Obrigada!

    ResponderExcluir