terça-feira, 19 de abril de 2011

RETORNO À FISIO NA UNIFESP E O PODER DA RESPIRAÇÃO DIAFRAGMÁTICA!!!

Na última quarta-feira, dia 13, voltei à fisioterapia na UNIFESP. Ao invés da massagem uroginecológica, a fisioterapueta Juliana relaxou os principais músculos do meu corpo, conhecido como os para-vertebrais com os dedos. A essa técnica chamamos de cinesioterapia, a terapia do movimento. A fisioterapeuta apertava esses músculos com as pontas dos dedos. O relaxamento foi tanto na parte da frente quanto na de trás. Nossa, estava tudo muito tenso. Mas, para ajudar a relaxar ainda mais, a respiração é muito importante. Durante a fisio, usamos é a respiração Diafragmática, e não a Torácica, como somos habituados a respirar. Enquanto a Torácica é aquela que respiramos com o tórax, a Diafragmática usamos o diafragma, ou seja, o abdômen.

Nossa, é impressionante o efeito de relaxamento. Eu já conheci a respiração Diafragmática quando fiz o curso de Locução de Rádio, na Rádioficina, em 2004. Essa respiração é essencial para um bom locutor e cantores. Depois foi no Pilates e na Ioga. A Diafragmática é mais comum em crianças, principalmente, quando dormem. Ela nada mais é do que o resultado do movimento de uma musculatura que temos entre o abdômen e o tórax: o diafragma.

Segundo pesquisas que realizei a respiração Torácica não é tão benéfica. Ela estressa os músculos do tórax, justamente por conta dos movimentos do tórax que fazemos ao respirar, causando-os uma fadiga. Além disso, há a deficiência de oxigenação e retém CO². Aliás, essa era uma das partes mais estressada e dura do meu corpo. Quanto mais rápida e curta for à respiração (torácica), mais os músculos ficam estressados e tensos. É so se lembrar de quando ficamos tensos, estressados, anisosos...

Já a Diafragmática tem movimentos longos e pausados de inspiração e expiração, que dá uma sensação calmante, relaxante. A Torácica estressa porque movimenta a Para executá-la é preciso bastante treino. Leva algum tempo. Mas é bem simples: inspire pelo nariz, mas, ao invés de mexer o tórax, movimentamos o abdômen. É mais fácil quando colocamos nossa mão no abdômen, pois, aí podemos sentir. Depois fazemos o movimento contrário, expirando todo o ar dos pulmões. Essa respiração é poderosa, a mesma que os cantores usam. É preciso nos policiar também. Comeceia a treinar todas as noites. Até porque é preciso estar bem relaxado para fazer isso. E também tem que ser deitado, bem confortável. É impressionante como funciona. Vou ver se alguma das fisioterapeutas escreve algo sobre isso aqui, ensinar como fazer.

Eu andei meio sumida, mas é que a vida ainda não está fácil. Aproveito para agradecer todas as manifestações de carinho de todos. Tenho certeza que todo o amor que recebo e orações estão sendo muito importantes. Hoje também fiquei brava, porque fui tentar marcar a psiquiatra, indicada pelo Dr. Roberto Hisroshi, mas ela não atende a convênios. Aí a recepcionista diz que a consulta é R$ 400,00 como se fosse superbarato, um valor acessível a todos. É melhor eu parar por aqui!! Beijos com carinho!!

Um comentário:

  1. bom dia Carolina,estou acompanhando o seu processo e criando coragem para começar o meu em relação ao processo de descoberta e cura,irei fazer alguns exames amanhã de sangue para lavar ao meu clinico geral,minha consula com a minha ginecologista é só em maio e estou morrendo de medo dos resultados...a nove meses tenho sentido dores estranhas e parecidas com os sintomas da endo,alias a cólica virou minha amiga ou inimiga numero um,nos ultimos dias...parei a pilula anticoncepicional para o tratamento do meu ovario policistico,como faço para ter certeza de uma forma mais rapida a respeito da endo,se tenho ou não?estou assustada,mas feliz em saber que é´possível se viver feliz e sobreviver atravez de seus depoimentos e força,muito obrigada pelas informações,aguardo resposta,beijos Mayra Campos.

    ResponderExcluir