quinta-feira, 30 de junho de 2011

VIVA LA VIDA!! VAMOS RECOMEÇAR?

Agora, sinto que a minha vida está recomeçando, ou melhor, estou vivendo uma nova vida. Olhando para trás vejo como a endometriose e as minhas aderências mexiam com todo o meu corpo. Além de viver de mau humor, eu era muito afobada, sem paciência e completamente aflita. Até como eu falava era diferente. Eu falava sem parar, sem pausas e de uma maneira muito esquisita, meio embolada, sabe, afobada. Queria falar tudo ao mesmo tempo! Quase um ano após a minha cirurgia - 26 de julho - percebi como estou mais serena. Também pudera, eu estava morrendo, com muita aderência pélvica e, o pior, além de os meus órgãos estarem todos grudados, o meu intestino enrolava esses órgãos dando nó. Não é fácil, mas em breve, vou postar aqui o vídeo da minha cirurgia. Foram três horas para desgrudar todos os órgãos e recolocá-los em seus devidos lugares. Eu não tinha foco ativo de endo... estavam todos inativos. Eu tinha três miomas que se uniram em um só e também foi retirado. Estava morta por dentro. Recomecei e nasci de novo. A partir de 2011, eu tenho duas datas de nascimento: 15 de julho (o dia que eu nasci) e 26 de julho (o dia do meu renascimento, da minha primeira cirurgia de endo).

O engraçado é que anos atrás, numa conversa em casa descobri que era para eu ter nascido no fim de julho ou começo de agosto. Minha mãe disse que eu fui apressada. Quando marquei a cirurgia não pensei nisso. A ficha só caiu alguns dias após o doutor Hélio Sato dizer que não sabia como eu ainda estava viva. Portanto, tudo tem o seu momento certo para acontecer. Sei que é mais fácil falar do que viver, mas digo com experiência de quem viveu todos os piores momentos de uma portadora de endometriose. Além das infinitas dores, que não cessavam nem dopada de remédios, vivi a depressão profunda de uma portadora, e a angústia e a tristeza por não ter tido apoio para tudo aquilo que eu passava. Além de tudo ainda fiquei quase dois anos sem trabalho. Resultado?! Depressão profunda, onde eu só pensava em sair desse mundo. Eu só pensava em morrer, mas ainda bem que minha fé foi maior que todo meu sofrimento. O bom foi que deletei muitas pessoas da minha vida, em especial, alguns amigos...  e foi tão bom, fiquei até mais leve, mais magra. Em contrapartida ganhei outros que eu mal conhecia e fortaleci amizade com quem está além do oceano, em outro país, mas que se fez presente em minha vida diariamente via skype, só para perguntar como eu estava e ouvir os meus desabafos.

Descobri que, como dizia Chico Xavier, só o amor salva. Hoje, olhando para trás agradeço a Deus por todo o sofrimento que passei. Eu ainda não estou com a vida tranquila. Continuo com quase os mesmos problemas de antes, mas sei que Deus está presente em todos os nossos momentos, e que olha por todos os seus filhos. Foi difícil para eu entender tudo isso. Demorou alguns anos! Porque eu não queria aceitar os desafios que Ele já havia proposto quando topei nascer como Caroline Salazar. O que quero dizer é que todos os seres humanos têm missões especiais na Terra. O único problema é que não podemos deixar a vida passar por nós. Eu não tive ajuda de psicólogos e, muito menos, de psiquiatras para sair da depressão profunda, mas sim a ajuda de Deus, dos anjos, dos santos, dos meus mestres e mentores espirituais que estão de plantão 24 horas cuidando de mim. Por isso é preciso muito cuidado quando mexem com um filho de Deus. Porque Ele está vendo e escutando tudo. Eu até tentei achar um psicólogo/ psiquiatra que atendesse ao meu convênio, mas poucos são os médicos que querem tratar um ser humano, sem enxergar nele cifras. Infelizmente, não consegui encontrar médico dessas especialidades que atendesse o meu convênio. E, olha, que graças a minha mãe, eu tenho um bom convênio (pelo menos o menos pior), mas é uma pena que a política no Brasil não seja em prol da saúde, da educação, mas sim, da corrupção.

Entrei numa depressão profunda sem perceber e eu não aceitava em hipótese nenhuma que estava nessa situação. Inclusive, já falei sobre esse grave sintoma, ou melhor, uma outra doença dentro da endo, mas vou preparar outro post sobre o assunto. O meu alerta aqui é para ter FÉ e sempre acreditar em Deus. Mesmo nos momentos de sofrimento, Ele sabe muito bem o que faz com cada um de nós. Apesar das dores diárias na lombar, nas pernas, no abdômen e, em todos os músculos do meu corpo, ou seja, da cabeça aos pés, sempre me mantive perseverante. Então, vamos comemorar a vida! Viva la vida!! E é justamente esse termo em espanhol, um dos países de minha ascendência, de onde se origina o meu Salazar, que será a minha próxima tatuagem. Também farei uma homenagem à pintora mexicana Frida Kahlo, uma mulher de fibra e coragem, e que em muitos dos meus péssimos momentos, serviu como minha inspiração. Uma mulher à frente de seu tempo, guerreira, determinada. Apesar de suas doenças, acidentes e seu imenso sofrimento, Frida é sinônimo de superação e sempre escrevia em suas pinturas coloridas e fascinantes essa frase. E, para quem tem endo, superação também é uma de nossas palavras de ordem. Beijos com carinho!!

3 comentários:

  1. Olá!

    Li seus relatos e chorei!

    Sou portadora de Endometriose também, mas num Grau I, localizada no próprio útero, o que chamam de Adenomeiose. Fiz uma Video dia 13 de abril onde foi ressecado um nódulo maior, no ligamento útero sacro.O que não me fez sofrer menos. Também tenho 2 Miomas de Submucosos, pequenos, graças a Deus. Na fase dos 20 anos, tive Ovários Policísticos. E hoje, mesmo após a Video, tenho sintomatologia urinária ( acordo todos os dias a noite para fazer xixi), tenho ardor na relação sexual e ao urinar.... fora a libido, zero.

    Descobri a Endo esse ano, mas já estava estranha desde o ano passado, sem ânimo, triste, abatida, fui parar no Hospital 2 vezes com dor pélvica sem explicação...já não menstruava por causa dos Miomas, usava Anticoncepcional ininterrupto há 3 anos. Mas mesmo assim, a maldita Endometriose se instalou. Enfim , fui internada duas vezes em Março, com fortes dores abdominais, quase enlouqueci, comecei a tomar Fluoxetina e Rivotril pra dormir, por indicação psiquiátrica. Parei a Fluoxetina pq me sentia pior, com taquicardia, sudorese, lentidão de raciocínio...nossa, meu Deus, parecia que eu não estava mais viva, via as pessoas na rua e me sentia fora de mim, fora do mundo. Só chorava, não dormia...

    Agora estou melhor, e hoje acho que meu sofrimento "comecou a findar"... fiz um Implante de G6 ( Gestrinona), acho que vc deve saber do que se trata, mas segue o link:

    http://www.saudelazer.com/index.php?option=com_content&task=view&id=11802&Itemid=49

    Quero minha vida de volta! Sou casada, sem filhos, tenho 35 anos. E posso te dizer: se não fosse minha mãe, meu padastro ( que pagou hoje 3000 reais pelo Implante e pela consulta médica), meu marido e a dona da Empresa para qual eu presto serviços que não me mandou embora, apesar de eu ter ficado imprestável por quase 3 meses, dando prejuízo pra ela....eu nem sei. E Deus, Deus acima de todas as coisas.

    Agora que vc fez a Cirurgia, está se tratando?

    ResponderExcluir
  2. Olá, Estela como vai?
    Eu sei bem o que é passar anos e anos com dores inexplicáveis. Apesar de os meus focos não estarem ativos, a minha endo era no ligamento uterossacro. Deve doer muito durante a relação sexual. O começo é apenas um ardor, mas com o tempo a dor vai ficando mais forte. É bom vc procurar o seu médico e relatar esse problema: a dispareunia. Só a fisioterapia uroginecológica resolve o problema. A vagina é músculo igual aos nossos ombros. Imagine vc com um torcicolo. Só a massagem resolve. Com a dispareunia também. Não tem remédio para aliviar a tensão dos músculos da vagina. Só a massagem perineal é eficaz. Recomendo fazê-la o quanto antes. Até porque essa dor 'anda' e desce até as nossas pernas. Eu tenho muito dor nas pernas. Não sei vc. Seja muito bem-vinda ao blog, Cássia. Ele é de todas nós, portadoras de endo. E vc pode se considerar uma sortuda, por ter o apoio de seu marido e de toda a sua família, em especial, a sua mãe, e também de seu chefe. Já ouvi dizer sobre o Gestrinoma, mas vou me informar melhor no link. Volte aqui para contar como está o seu tratamento. Faz um ano que operei e, desde então, por opção, porque as dores continuaram, tomo o anticoncepcional Level ininterrupto. Não menstruo mais, e como não pretendo engravidar tão cedo, devo continuar assim por um bom tempo. Quero saber notícias suas. Se vc quiser escrever sobre o seu tratamento om o Gestrinoma, é só enviar por e-mail que público aqui. O blog é relata somente a verdade e valoriza muito as experiências que cada uma vive, o tratamento que cada portadora faz. Afinal, a endo é tão enigmática que nunca a de uma mulher é igual à de outra. Beijos com carinho!!

    ResponderExcluir
  3. Caroline,voce é abençoada e o seu relato veio no momento certo da minha vida,que é só chorar e perguntar porque?porque isso acontece comigo?qual explicação?tenho endometriose e miomas,já passei por cirurgias e não aguento mais esse tormento.vi na internet o implante de gestrinona e vou sugerir ao meu médico.Deus te abençoe sempre.

    ResponderExcluir