domingo, 8 de abril de 2012

BISFENOL A: PRINCIPAL COMPONENTE DO PLÁSTICO CAUSA CÂNCERES E ENDOMETRIOSE!

imagem cedida por Free Digital Photos

Alguém já ouviu falar em xenoestrogênio? E em Bisfenol A? Eu comecei a ouvir essas duas palavras meio esquisitas, confesso, com a minha querida Cristina De Angelis, que mora na Itália, hoje minha amiga por conta de um problema em comum: a endometriose. Infelizmente, nos últimos anos, um número cada vez maior de mulheres está ficando gravemente doente. E não falo isso só em relação à endometriose. É cada vez mais comum mulheres sujeitas a doenças ligadas ao aparelho reprodutor como, alguns cânceres, dentre eles, o de útero, o de ovário, o de colo de útero, o de mama, e tantas outras doenças, como ovários policísticos, miomas, endometriose, infertilidade, distúrbios da tireoide e até mesmo a falta de libido. E você sabia que todas elas podem aparecer devido a nossa exposição aos xenoestrogênios? E nenhum médico fala isso às suas pacientes, não é mesmo.


Em 2010, pesquisadores italianos apresentaram durante o Congresso Internacional de Endometriose, em Roma, uma relação entre os xenoestrogênios, em especial, o Bisfenol A, e a doença, que, segundo a ONU (Organizações das Nações Unidas) afeta 176 milhões de mulheres no mundo todo. Porém, esse veneno sintético não causa apenas endometriose, mas também muitos cânceres. Com isso temos de saber um pouco mais sobre o vilão que pouco se fala no Brasil. Xeno significa estranho e estrogênio é um dos hormônios sexuais femininos produzidos pelo nosso corpo. Numa explicação mais simples, os xenoestrogênios são substâncias químicas que imitam esse hormônio e têm o poder de enganar seus receptores, invadindo nossas células e reproduzindo um efeito distinto ao produzido pelo estrogênio original. Sabe o que é pior, esse veneno está presente em todo o ambiente em que vivemos. Seja nos alimentos, na água, no ar, nos organismos vivos e em nosso ecossistema. E o Bisfenol A é um dos exemplos mais comum desse vilão. A Itália talvez seja o país mais avançado nos estudos relacionados à endometriose. Além de ter fundado um centro de fertilidade para mulheres portadoras de endometriose, especialistas na doença no país estudam essas substâncias, como sendo as principais causadoras da endometriose.
O Bisfenol A está presente em todos os produtos derivados do plástico. Ou seja, podemos ficar contaminados após beber água num copo de plástico, numa garrafa de plástico ou até mesmo colocamos o organismo de um bebê em risco, ao dar mamar a ele, numa mamadeira de plástico. Então, desde neném já estamos contaminando o nosso corpo, com doenças que só aparecerão anos mais tarde. É por isso que, muitos jovens, estão ficando doentes cada vez mais cedo. Atualmente, não é raro ver uma mulher de 20 e poucos anos com câncer. Segundo o médico italiano Pedro Mestre Júlio, que lidera a pesquisa sobre esses componentes na Itália, “a origem da endometriose tem uma correlação com vários poluentes ambientais, incluindo, em particular, o bisfenol, utilizado para a produção de diferentes tipos de materiais plásticos. Essa resposta vem da descoberta da formação de tecido endometrial em fetos humanos já na 16° semana de gestação, o que nos fez compreender que a doença tem uma origem embriogenética”, diz o professor e diretor da FIE (Fundação Italiana de Endometriose).

O pior é que diariamente estamos expostos a componentes que causam endometriose e cânceres.  E não é só nas mulheres que os xenoestrogênios causam danos. No homem, esse vilão, que é conhecido também como disruptores endócrinos, é responsável, dentre outros males, ao câncer de próstata, de testísculo e a diminuição de esperma, levando o homem à infertilidade. Desde o fim da década de 1930, médicos já estudavam a ação dos xenoestrogênios em animais e no meio ambiente. E, claro, que a espécie humana também seria afetada. A primeira atitude a ser tomada é nos conscientizarmos desse fato e não ingerirmos alimentos ou qualquer outro derivado de xenoestrogênio. Hoje, esse veneno está presente em cosméticos, em produtos de limpeza e até mesmo em medicamentos que usamos. E isso é inacreditável. Não dá para entender como os empresários ainda produzem esse veneno e, mais inacreditável ainda, é como as pessoas não têm essa informação. Compramos e consumimos esse veneno todos os dias. Quem nunca colocou uma comida na geladeira, num vasilhame de plástico? Quem nunca tomou ou passou um remédio à base de cetoconazol, que trata micoses, por exemplo? Países como a Itália e a Dinamarca, já estão proibindo a comercialização de produtos com Bisfenol A e lideram a campanha “Bisfenol free“ ou “Livre de Bisfenol” nos produtos fabricados por eles, em especial, em mamadeiras, já que é nesse estágio de nossas vidas que muitas doenças podem começar.
Sei que esse tema vai dar pano pra manga, já que isso não é amplamente falado e muito menos divulgado no Brasil. Vou começar a pesquisar sobre o tema, pois acho um absurdo governo e empresários fazerem de conta que isso não existe. Ainda bem que existe a interatividade da internet, pois foi onde tomei conhecimento sobre o tema. Eu mesma bebo água o dia inteiro numa garrafa de plástico, que não está livre de Bisfenol. Beber água em garrafa ou copos de vidros é muito mais seguro. Mas com o passar dos anos, vimos às garrafas de vidro evaporar das prateleiras, que foram invadidas pelo plástico. Ou seja, vivemos num país onde os governantes e empresários não estão preocupados com a saúde de sua população. O resultado será pessoas ainda mais doentes do que já somos. Feliz Páscoa a todos! Beijos com carinho!!

6 comentários:

  1. Caramba, isso é mto sério, e ñ tem como fugir, está em todos os lugares, até nos esmaltes, cremes, onde levamos nossas marmitas, bebemos água, ñ tem como fugir, é desesperador...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luisa,
      Tudo bem com vc, querida? De fato, vc está supercerta! Este veneno está em toda parte. Temos de fazer alguma coisa, não!? Beijos com carinho!!

      Excluir
    2. nossa isso me ajudo muito e minha mãe tambem pois onde ela trabalho colocam apenas copos descartáveis que é prejudiciais a saude e tambem eu fiz esta pesquisa por conta do meu professor de espanhol estavamos estudando sobre o pvc me ajudou muito. obrigadu

      Excluir
    3. Oi Gabriele Yasmin!
      Espero que esteja tudo bem com você.
      Que bom que o texto sobre o bisfenol A a ajudou em sua pesquisa.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  2. Olá. Apesar de ser médico estudo o assunto e venho falando sobre isto há uns 10 anos, infelizmente sem ser levado a sério. Recomendo o sáite nossofuturoroubado.com.br/portal/ para um panorama mais amplo sobre este vasto assunto.
    Saudações;
    Eduardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, dr. Eduardo,
      Tudo bem com vc? Muito prazer e obrigada por seu comentário. A partir de agora, vc poderá contar comigo e serei sua aliada para acabarmos com essa palhaçada. Já estou visitando o site, que adorei. Se eu puder escrever alguns dos artigos aqui, me avise, por favor. Quanto mais informação útil sobre o tema, mais teremos a chance de tentar mudar o nosso e o futuro das novas gerações. Beijos com carinho!!

      Excluir