quarta-feira, 26 de setembro de 2012

DIETA PARA ENDOMETRIOSE: O QUE INGERIR, O QUE EVITAR E O QUE CONSUMIR MENOS?



Após alguns pedidos, eis aqui o primeiro artigo sobre a dieta para quem tem endometriose. Falei primeiro porque o tema é muito abrangente. Muitos estudos científicos de endometriose apontam que ter uma dieta balanceada e rica em certos alimentos são essenciais para manter o equilíbrio hormonal do corpo feminino. Afinal, o que podemos ingerir, o que devemos consumir menos e o que devemos evitar? Lembre-se, você é aquilo que você ingere. Portanto, quanto mais alimentos ricos em fibras, ômega 3, vitamina C (esse merece um artigo especial) ingerirmos, melhor será o funcionamento de nosso organismo, melhor iremos ficar e, consequentemente, menos doenças teremos. Este é apenas o primeiro artigo sobre o tema, pois ele é muito complexo. Eu também deixo bem claro que, assim como cada tratamento de uma mulher com endometriose, a dieta tem de ser individual e receitada por uma nutricionista. Mas, segue aqui, alguns dos alimentos que são permitidos, os que devemos reduzir e os que são proibidos, segundo estudos da minha amiga italiana Cristina De Angelis, da Fundação Italiana de Endometriose, que foi especialmente desenvolvido para quem tem endometriose e que, gentilmente, como sempre, me autorizou a tradução. Eu acrescentei algumas coisas, para explicar melhor pra vocês, mas a fonte principal foi o Endometriosit. Espero que curtem.

Esta é a última semana para votarem no A Endometriose e Eu, no Prêmio Top Blog Brasil 2012. O primeiro turno vai até o dia 30 de setembro, no próximo domingo. Vamos juntas em busca do reconhecimento da endometriose como uma doença social e de saúde pública por parte da nossa presidente, Dilma Rousseff, é só seguir o passo a passo aqui. Junte-se ao primeiro blog do Brasil que reivindica esse reconhecimento. É o blog pioneiro em retratar o dia a dia de uma endomulher e hoje o mais lido e o mais acessado no mundo todo. Beijos com carinho!!

Alimentos Permitidos:


Fibras: Elas têm um poder muito grande no funcionamento de nosso organismo. Além de ser uma das armas contra a obesidade, sabemos que a ingestão de fibras ajuda nosso intestino a funcionar melhor. E isso é um grande alívio para nós, portadoras de endo, que, geralmente, tem o intestino preso. O que poucos sabem é que as fibras reduzem o estrogênio que perambulam pelo nosso sangue. Se o estrogênio é o grande vilão da endo, então, as fibras, além de serem muito benéficas para nós, é uma grande aliada contra a endometriose. E não é só a endometriose. Essa dica vale também para quem tem câncer, pois o estrogênio é o responsável por estimular o crescimento das células das mamas, assim como dos tecidos dos órgãos reprodutores. Com o consumo de uma dieta rica em fibras, além proteger também o nosso organismo contra o câncer de mana, afasta o câncer de intestino e também o de pâncreas, pois as fibras controlam a glicemia, o diabetes e isso fazem com que o pâncreas trabalhe sem exageros. Para isso, o estudo italiano recomenda um aumento de 20 a 30% de fibras nas refeições, tais como: trigo, frutas e vegetais, arroz integral, dentre outros. Dos cereais, a aveia é um dos alimentos mais ricos em fibras. As fibras podem ser encontradas em alimentos como: legumes, verduras, frutas, cereais integrais, leguminosas, farelos e sementes, como a linhaça. Os nutricionistas alertam que o ideal mesmo é dividir as porções de frutas, verduras e legumes ao longo do dia.


Omega 3: O benefício do ômega 3 para quem tem endometriose, já foi abordado no blog, mas é bom frisar que o aumento do consumo de ácidos graxos de ômega 3 promove a produção de prostaglandina PGE, que reduz o nível de inflamação abdominal provocada pela endometriose. Sabemos também que o peixe é um excelente aliado para quem quer perder peso e também ajuda a controlar o nível de colesterol no sangue. Diminui os níveis de triglicerídeos e de colesterol total. Os peixes conhecidos como peixe-azul ou de água-fria, tais como, sardinha, cavala, linguado, atum, salmão, anchova, bonito, peixe- espada, dentre outros, são os mais ricos em ômega 3. Por isso, recomenda-se um aumento no consumo desses peixes. Os chamados frutos do mar, como camarões, mariscos e lagostas também contém esse doses de ácido graxo, mas em menor quantidade. E, por agir nas células nervosas, o ômega-3 ajuda combater à depressão, à ansiedade, o cansaço mental e os problemas de sono. Óleos vegetais, de oliva (azeite), castanhas, nozes também são ótimas opções de ômega 3, que também protege nosso coração e nosso cérebro, nossos mais poderosos órgãos vitais. Os ácidos graxos, presentes no óleo de peixe, podem inibir a formação dos implantes endometriais.


Leite e produtos lácteos: Estes produtos também contribuem para a estimulação da produção de prostaglandina PGE2 e PGF2A, responsável por alguns processos inflamatórios e essa proteína é essencial também para a manutenção de nossa imunidade. Mesmo sabendo que quem tem endometriose é preciso diminuir alimentos à base de gordura animal, como carnes e leites, ao mesmo tempo eles são essenciais para um bom funcionamento do nosso organismo. Para quem é vegetariano é necessário à substituição desses nutrientes por outros com mesmo teor de vitaminas e minerais. Levando-se em conta que a endometriose é uma doença autoimune, onde nossas células não conseguem combatê-la, é preciso cautela e ingeri-los em menor quantidade e sempre dê preferência aos que têm menos gordura, no caso do leite, os desnatados.


Carnes: Assim como os laticíneos, a carne também promove a produção de PGF2A, o que controla a nossa imunidade, mas deve ser ingerida o mínimo possível, no nosso caso, moderadamente. É sempre bom dar preferência à orgânica ou aquela cultivada em locais como chácaras, sítios e fazendas, de onde sabemos a procedência e quem cultivou, já que essas têm menos agrotóxicos, os tais venenos. Sinal vermelho para a carne industrializada ou boa parte delas que são vendidas no Brasil. Um boa opção é trocar a vermelha pela branca. É nessas horas, em especial, nas guloseimas saudáveis é que eu tenho saudades do meu estado natal, Goiás, onde eu sabia toda a procedência dos alimentos que eu ingeria.  

Alimentos que devemos reduzir: cafeína, álcool, chocolate, gorduras saturadas, manteiga e margarina, bebidas ricas em açúcar e carboidratos refinados. Chocolates, açúcares, arroz, refrigerantes e pratos preparados com farinha refinada enfraquecem os músculos, aumenta a fadiga, nos deixam ainda mais irritadas e ansiosas.  


Alimentos que devemos evitar: todos os produtos de soja e que contém fitoestrogênios, os alimentos contaminados por dioxinas (as toxinas ambientais liberadas na atmosfera depositadas no meio ambiente) podem aumentar o risco de desenvolvimento de endometriose, em especial, ao de origem animal. Já as gorduras saturadas, as trans ou as hidrogenadas (são aquelas produzidas artificialmente e adicionadas aos produtos industrializados) podem aumentar processos inflamatórios no nosso organismo. Elas estão presentes em biscoitos recheados, sorvetes de massa, frituras, frios, congelados, embutidos e, em especial, nos fast foods. 

131 comentários:

  1. Acho que vai gostar de saber que a Anvisa libera venda de remédio para aliviar sintomas da endometriose- primeiro remédio indicado especificamente para a dor provocada pela endometriose: o Alurene. O medicamento está sendo vendido em torno de R$ 170, a caixa com 28 comprimidos de 2mg. Pena que o custo seja elevado para maioria de nós portadoras da doença ! Mas fica a dica
    bjks Cristina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristina!
      Tudo bem? Espero que sim.
      Realmente o Allurene é um remédio muito caro para maioria das portadoras. Nós já estavamos sabendo dessa medicação, inclusive aqui no blog tem um post que é só sobre o Allurene. Obrigada por lembrar de nos avisar! São pessoas como você que fazem a diferença.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
    2. Estou com Endometriose o Médico receitou Allurene, mas estou com medo pois minha mãe teve câncer, Será que pode me prejudicar ?

      Excluir
    3. Olá meninas.
      Eu tomo o genérico do Alurene. Chama-se Pietra ED e custa aqui em minha cidade 109,00.
      Ainda está caro mas é mais em conta que o Alurene.
      Alguém sabe me dizer se com uma receita especial emitida pela médica a gente consegue pegar o remédio de graça pelo SUS?

      Excluir
    4. Não só o allurene.
      Tem também o PIETRA ED, DIENOGESTE,ALLURAX,DINNE...
      TODOS COM O PRINCÍPIO ATIVO DO (DIENOGESTE 2mg).
      E realmente são um preço muito alto,deveria ser liberado pelo SUS.
      Também tenho ENDOMETRIOSE e é horrível,e o despreparo dos ginecologista e o alto custo para o tratamento.

      Excluir
    5. Oi.. Também tenho endometriose. O generico mais barato é o Allurax, é mais dificil encontrar mas eu tomo ele. Esta em torno de R$42,00

      Excluir
    6. meninas. sou do RS e eu pego no posto com a ginecologista. amostra gatis.

      Excluir
    7. Ola meninas meu nome é Michele, também tenho endometriose, já fiz uma vídeo, mas continuo com dores, tomo o Pietra ed, vcs podem fazer o cadastro na Eurofarma, eles tem um programa para nós, que vc compra uma caixa do Pietra Ed e ganha outra, tem o telefone na caixa do remédio é só ligar la e fazer o cadastro, para isso precisa do CRM do seu médico, depois de feito o cadastro, vc pode comprar em farmácias q são parceiras, na hora eles te falam algumas, porém tem várias só informar o seu cpf e o fescodes é feito, no caso é 50% de desconto. como tem que comprar duas caixas para participar da promoção, vc acaba ganhando a segunda caixa, espero ter ajudado vcs!!
      Meu médico disse que não pode tomar ele junto com anticoncepcional, graças a Deus não tem me causado efeito colateral, estou tomando a 8 meses.

      Excluir
    8. Como eu recebo meu amor de volta
      Eu quero dizer um grande obrigado ao homem que está por trás de meus sorrisos hoje reunindo a mim e meu Marido depois que ele se divorciou de mim, Dr. Kumar, que é um feiticeiro muito poderoso, trouxe meu marido de volta para mim e o fez implorar para perdoá-lo por tudo que ele fez para mim, eu realmente sentia muita falta dele e sempre o amava. Estou feliz por tê-lo de volta em minha vida e todas as minhas apreciações vão para o Dr. Kumar por me ajudar e trazer meu marido de volta à minha vida com seus grandes poderes. Meus amigos lá fora, que estão passando por problemas de casamento e de divórcio, garanto que você pode ter seu amante de volta à sua vida com a ajuda do Dr. Kumar. Você pode contatá-lo em: (spellcasttemple@gmail.com) ou você pode ligar e WhatsApp ele em +2347051705853 .. Eu continuarei a publicar o seu nome na internet por causa do bom trabalho que ele fez por mim ... Seu e-mail novamente é spellcasttemple@gmail.com

      Excluir
  2. Oi , sou Carla e há dois dias ,descobrir que tenho Endometriose Profunda ,sinto dores terríveis há três meses ,na verdade parece que a dor , a cada dia vem diferente e mais fortes , fico feliz de achar este Blog ,para obter mais informações.
    Salvador -Ba

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carla!
      Espero que esteja tudo bem com você.
      Seja bem vinda ao blog! Fique à vontade para participar do mesmo, inclusive se quiser contar sua história com a endometriose aqui no blog, escreva um e-mail para carolinesalazar7@gmail.com

      Fique bem.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  3. eu tenho endometriose profunda no utero reto , por favor tem como você exclarecer mais sobre esse tipo de endometriose , obrigada por nos dar esse apoio e exclarecer nossas duvidas , que Jeová te abençoe e te ajude ! bjoos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero agradecer ao Dr. Kumar por me ajudar a recuperar meu marido depois que ele se divorciar de mim para viver com outra mulher. Você pode contatar o Dr. Kumar em seu email: spellcasttemple@gmail.com ou whatsapp ele em +2347051705853

      Excluir
  4. eu tenho endometriose profunda no utero reto , por favor tem como você exclarecer mais sobre esse tipo de endometriose , obrigada por nos dar esse apoio e exclarecer nossas duvidas , que Jeová te abençoe e te ajude ! bjoos Meu e-mail é : ednalva.melo@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ednalva!
      Como você está?
      A endometriose profunda está relacionada com a penetração da lesão.
      Quando a lesão está acima de 5mm é classificada como endometriose profunda. O tratamento será proposto pelo médico que a acompanha, que pode ser medicamentoso, cirúrgico, ou uma associação dos dois.

      Fica com Deus.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  5. Oi Caroline!! Descobri que tenho Endo a 2 anos , mas para descobri passei por muito sofrimento, sentia forte dores e vivia na emergencia dos hospitais , tomava soro e analgesicos e nada de exames e nada de descobrirem o que realmente eu tinha, as pessoas achavam que minhas dores eram pisicologicas , pois nenhum médico descobria nada, dai eu cansei n aguentava mas sofrer tanto e resolvi ir mais fundo, fui a um clinico contei minha historia e Deus me ajudou porque esse clinico foi logo desconfiando que eu tinha Endo e passou todos os exames possíveis , depois me encaminhou para um ginecologista que me indicou a video e finalmente eu descobri oq eu tenho, só que eu não me tratei logo e agora tomo cerazette a 2 meses mas minhas dores voltaram e sinto tonturas fraqueza acho que não ta fazendo efeito e queria uma ajuda, orientação obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Thaisse, tenho ha 8 anos endometriose e a ma noticia e que nao tem cura, se ameniza o problema, mas nao tem o que ser feito, enm mesmo gravidez cura. Ha pessoas que vence a barreira e engravidam, mas o problema volta. Pior a maioria dos medicos ainda nao sabem o certo o que fazer com endometriose... todos para da video e cada vez mais , ja fui vitima de 6 cirurgias que achavam todos meus problemas psicologicos, vejo realmente quem tem problemas psicologicos hoje , pois os medicos descobriram uma fonte milionaria para tratarem o mal do seculo que nao tem cura.

      Excluir
  6. Oniciarei usar Cerazette para endometriose ovariana e pélvica.Alguém conhece a medicação?Vai dá tudo certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônima, estou usando esta medicação desde Dez/2012 e estou me dando super bem, fiz a utra vaginal e já diminuiu bastante.

      Excluir
  7. Esse blog, tem me ajudado muito, pois, descobrir recentemente que, tenho endometriose.
    Parabéns pelo trabalho.
    Grata, Jamile.

    ResponderExcluir
  8. Oi, pessoal meu nome é lidiane e adorei as informações sobre os alimentos à dois anos atraz eu fiz a video e uma medicação chamada zolatex que fez muito efeito mas com o tempo eu parei o tratamento do allurene n me alimentei corretamente e n fiz exercicios fisicos e estou na crise novamente, então fica a dica por melhor que vc esteja n pare o tratamento.

    ResponderExcluir
  9. Oi sou Luciana tenho endometriose. Gostei do acabei de ler,obrigada pela informação.

    ResponderExcluir
  10. Olá, eu sou a Sandy.
    Desde nova que suspeito que tenho endometriose, há 4 anos falei com o meu médico sobre as dores incapacitantes que tinha, e nessa altura comecei a tomar a pilula de baixa dose.
    Porém desde há 2 anos para cá as dores voltaram e foram-se tornando piores, comecei a fazer exercício devido ao stress e reparei que se tivesse os devidos cuidados com a alimentação tal e qual aos que falam neste post que não ia ter dores durante a menstruação nem uma semana antes de aparecerem, como também a fadiga durante a menstruação.
    Penso em ir visitar o médico em breve e falar de novo sobre a possibilidade de ter este problema.
    Queria perguntar, se existem outros factores ou características desta doença para além da dor, que deva ter em conta quando falar com o médico ou se me podem mandar o link de um dos vossos post sobre o assunto.
    E quero deixar uma dúvida, o meu médico há uns anos disse-me que só conseguiria saber se era endometriose, quando começasse a ter relações sexuais, sabem o porquê?
    Obrigada, fico à espera da resposta e adorei o blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O exame mais comum para identificar a endometriose é o ultrassom transvaginal, que não deve ser feito por mulheres virgens (porque irá romper o hímen). Mas existem outras maneiras para diagnosticar como no meu caso foi uma leve alteração no exame de sangue CA 125.

      Excluir
    2. Isto nao e a conduta correta para saber sobre endometriose, mas a relacao sexual se torna bem dolorosa... mas vale fazer exames de imagem para confirmar a doenca e todos com preparo intestinal.

      Excluir
  11. Olá,

    Tenho endometriose e recentemente fiquei sabendo que quem tem essa doença desenvolve intolerância ao gluten e à lactose, ou seja, não deve ingerir alimentos que contenha trigo, cevada, centeio e aveia e também alimentos com leite. Inclusive resolvi fazer dieta, cortando gluten e lactose, estou aos poucos percebendo melhoras. Vocês do blog têm alguma informação sobre isso?

    ResponderExcluir
  12. Nao sei oque fazer mais tenho endometriose mais alem disso estou com aderencia so que como ja operei 4video ninguem que me operar nao aguento a ddores o ultimo medico sugeriu uma inserminacao para descolar sozinho mais tenho muito medo

    ResponderExcluir
  13. Olá, tenho 26 anos e acho que tenho Endo, mais já fiz vários exames, passei com vários G.O e não descobrem nada...oque eu faço me ajudem por favor! Não aguento mais sentir dor, até meu casamento está em crise por causa disso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daiane

      Veja se seu G.O te passa o exame CA125, ele pode indicar alguma coisa. Em novembro de 2014 fiz a laparoscopia para retirada de focos de endometriose no mês passado realizei novamente o exame e para minha surpresa os valores estava, mais elevados que antes a cirurgia. Na próxima semana vou ao médico saber o que isso significa. Espero que te ajude.

      Excluir
  14. gostei muito do blog de vcs parabéns.

    ResponderExcluir
  15. boa tarde.
    Descobri a poucos dias que quem tem endometriose pode ter melhoras na dor evitando gluten e alimentos com lactose. Sabem me dizer se é verdade?
    Obrigada
    Priscila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre isto nap posso afirmar, mas percebi o mesmo que tirando a lactose e gluten eu fico bem melhor. mas o alcool as bebidinhas de fds acaba com tuod, o efeito e devastador pq e anticoagulante.

      Excluir
  16. Oi!
    Boa noite!!!
    Eu sou Raquel!
    Descobri à 5 meses que tenho endometriose, estou fazendo tratament com a Zoladex, mais sofro muito porque aindanão consegui engravidar.
    Ainda bem que achei esse blog, espero aprender mais com cada uma de vcs.
    Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu descobrir tem um ano tbm não consigo eengrav tenho 10anos de casada e não tenho nenhum filho mais eu não desisti eu tenho uma consulta dia 25 com especialista de endometriose eu estou lutando tem 1 mes que fiz uma videolaparoscopia e sinto muita dor ainda ao menstruar mais eu não vou desistir do meu sonho assim que eu obter alguma informação coloco aqui pra vcs

      Excluir
  17. Descobri a endometriose, a partir de um diagnóstico de miomas, a endometriose é profunda, mas eu não sinto sintomas nenhum da doença.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que sorte a sua!!! Tome allurene para impedir a progressão da doença... Eu descobri minha endo profunda tarde demais e sofro com os sintomas e talvez tenha que retirar um pedaço do meu intestino. Só lamento... Força aí e se cuide bem.

      Excluir
  18. Assistam o video "O mito do leite", Dr. Lair Ribeiro. O meu médico disse que se eu tirasse leite e derivados resolveria o problema da imunidade. Vale a pena tentar, principalmente pra quem quer engravidar. Os resultados são realmente percebidos em três meses, segundo o meu medico.

    ResponderExcluir
  19. Olá! Procede utilizar Allurene junto com outro anticoncepcional (juliet)?
    Pelo que li na bula nem pode! Difícil encontrar bons profissionais que saibam tratar a endometriose. Obrigada! Abs

    ResponderExcluir
  20. ola! eu tenho endometriose na verdade estou descubrindo mais um mais costaria de procurar um especialista sobreisto

    ResponderExcluir
  21. FUI CURADA E CRIEI UM BLOG PARA AJUDAR TODAS VOCES ... DESEJO MUITA LUZ ...

    http://crizynhaaldana.blogspot.nl/2016/01/cura-da-endometriose-esta-dentro-de-voce.html

    ResponderExcluir
  22. Adoro seu blog! Também tenho endometriose e acho que leite e derivados deveriam ser excluídos da alimentação. O leite é um alimento inflamatório. Péssimo para endometriose.

    ResponderExcluir
  23. oi, tenho endometriose profunda e sofro com muitas dores. além disso tenho intolerancia a lactose e por isso a mais de 5 anos introduzi na minha dieta o leite de soja. se não posso tomar leite, nem leite de soa, o que posso incluir na minha dieta como substituto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniela, boa tarde.
      Existe o Leite ninho sem lactose (em pó) e o Molico, desnatado e sem lactose (líquido.
      Você pode procurar em lojas naturais leite de aveia, muito bom, porém é mais caro do que os acima.
      bjs

      Excluir
    2. Leite de inhame, de amêndoas, de linhaça ou de gergelim.

      Excluir
  24. Eu amei descobrir que tem blog com orientações tão valiosas sobre a endometriose.

    ResponderExcluir
  25. A linhaça é rica em estrogênio que alimenta a endometriose.
    Não podemos comer linhaça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério???? Mas os blogs falam pra gente consumir... confusa essa endometriose, viu...

      Excluir
  26. Oi descobri a pouco que tenho endometriose e sinto muitas dores que não passam, queria saber dr vcs se depois de manter um tratamento a dores vai embora oucelas não pssam mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb estou fazendo tratamento com gestinol 28, e sinto dores ainda , gostaria tb se sabe se as dores não passao?

      Excluir
  27. Oi gente! Meu nome é Caroline, tenho 24 anos e como vcs, tbm tenho endo. Percebi que tinha muitas dores ao ingerir suplementos a base de cafeína. Termogênicos e etc... Porque sou atleta. Meu desempenho reduz bastante sem a cafeína.
    Queria saber se existe alguma contra indicação para suplementação ou se existe algum suplemento que posso me auxiliar. Minha medica não me passa essas informações...

    ResponderExcluir
  28. Acabo de conhecer o blog e estou muito mas muito feliz em poder aprender mais a respeito da doença. Não sabia q era uma doença auto imune mas tenho certeza que irei ficar curada com todas as dicas que vou ler aqui. Obrigada por compartilhar as experiências

    ResponderExcluir
  29. Eu descobrir há 2 meses o genérico do Alurene. É a mesma composição e custa a metade do preço.
    Se chama PIETRA ED. Recomendo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou fazendo o uso do medicamento Dine que é o genérico do Allurene, que é a metade do preço também. Estou no sexto dia de tratamento. Tomei no primeiro dia de menstruação, infelizmente sentindo fortes dores, espero que no próximo mês já não venha! Acredito na dieta alimentar TB. Vou tentar seguir.

      Excluir
    2. Estou fazendo o uso do medicamento Dine que é o genérico do Allurene, que é a metade do preço também. Estou no sexto dia de tratamento. Tomei no primeiro dia de menstruação, infelizmente sentindo fortes dores, espero que no próximo mês já não venha! Acredito na dieta alimentar TB. Vou tentar seguir.

      Excluir
  30. Descobri recentemente que tenho ndometriose e gostaria de saber mais sobre a alimentação... Fiquei na dúvida sobre os alimentos que produzem o estrogênio, devemos retirá-los totalmente da dieta?! Aguardo resposta!

    ResponderExcluir
  31. Olar meninas acabei de descobri que tenho endometriose tenho 57anos nascie com um rins so fabrico calculos e tbm diabete, preçao alta, entestino preso e por ai vai istou a procura do que devo ou nao comer e beber pois sempre fui de comer de tudo esta combricado bjs vou tandar sigura mais essa.

    ResponderExcluir
  32. Minha esposa descobriu a pouco tempo, e estamos juntos nesta luta......o médico dela receitou a Gosserelina... porém o custo é muito elevado....estamos tentando ajuda da prefeitura :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola, ja conseguiu o medicamento?
      tbem utilizei e agora me sobrou um porque, quando usei comprei a mais e agora ta sobrando...
      tenho um de 10.8 para venda o Zoladex original mesmo..
      pode me mandar email se preferir, priscilacieslik@hotmail.com estou vendo com custo bem baixo, so para nao perder o material mesmo.

      Excluir
    2. Eu adoraria tentar essa medição, pois não estou dando bem com nenhum. Por favor me mande um zap que é 93312334 esse tbm é meu celular,. Telefone fixo 36387525 meu nome é ECIONE SANTOs, com urgência por favor.obrigado!



      Excluir
  33. Tenho 28 anos e descobri a 9 meses que tenho endometriose, depois de sentir dores durante um mês inteiro, essa doença me assustou muito pois meu maior sonho é ser mãe, tomei anticoncepcional continuo durante dois meses por recomendação médica, porem parei na esperança de engravidar o mais rápido possível, porem não aconteceu oque me deixou ainda mais preocupada.

    ResponderExcluir
  34. Olá, meu nome é Kelly muito bom descobrir o seu blog, tenho endometriose profunda, descobri em meio ao tratamento e crises do lúpus. Hj estou lutando muito p ficar bem, mas a endometriose tem me mal tratado até mais que o lúpus, pois ele graças a Deus está controlado.
    Queria saber se a endometriose dá pressão baixa ?
    Fadiga eu pesquisei e sei que dá, tenho sentido muito tb, mas minha pressão vivi baixa na maioria das vezes e não tenho conseguido fazer minhas atividades.
    Tb comecei um blog que conto minha história sobre o lúpus. Se quiser visitar, ficarei feliz 😆
    Vou aguardar respostas 😘

    ResponderExcluir
  35. Oi, sou a Valeria tenho adenomiose,pólipos, mioma e micropolicisto. Mesmo assim conseguir engravidar estou com 10 semanas, e queria saber se posso comer marisco. Porque estou com muita vontade de comer uma moqueca de camarão

    ResponderExcluir
  36. Estou tomando pietra ed, posso ingerir álcool?

    ResponderExcluir
  37. Olá me chamo Vânia tenho 42 anos e fiz a cirurgia da endometriose, confesso que depois que descobri essa doença o meu corpo mudou muito, depois da cirurgia estou tomando alurex e estou sentindo muitas dores nas juntas e nas pernas e aumento de peso,queria saber se posso fazer uso hormônio da gravidez para emagrecer? Obrigada!!;

    ResponderExcluir
  38. O endometriose. Faz cair o cabelo

    ResponderExcluir
  39. Boa tarde, meu nome é Amanda, descobri a doença com 23 anos, quando dei uma forte infeção urinária, e o resultado foi endometriose incapacitante. Por conta das fortes dores, sangramentos, dores ao caminhar, ficar sentada,fiz todos os exames e foi constatado a doença. Passei uma semana, durante todos os dias, indo ao hospital para fazer o tratamento a base de soro e medicamentos na veia. Não precisei fazer a cirurgia, ainda. Desde então, tomo o medicamento contínuo Getinol 28, menstruo a cada seis meses, e quando vem a menstruação a cólica é forte na região pélvica. Além disso, faço terapia, por conta da depressão e a ansiedade que pioraram devido a doença, nao foi fácil para mim saber que sou infértil. Hoje, quatro anos depois, consigo encarar melhor a doença. Agradeço ao blog pela oportunidade de falarmos abertamente sobre nossa doença e compartilharmos experiências.

    ResponderExcluir
  40. Olá, a mais de 5 anos sofro com a endo, porem só fui diagnosticada a pouco tempo. Venho sendo jogada de médico em médico nenhum que queira me indicar o tratamento adequado, fiz a trans com protocolo para detectar endometriose, e como resultado descobri que a minha é profunda, seus focos já estão no últero, ovários, bexiga, intestino e canal vaginal. Sinto muitas dores todos os meses não tenho tido uma vida feliz devido a esse problema, porém a maior dor que sinto hoje é a não crença nas pessoas referente as dores que sentimos, só quem pode entender é quem também tem endo. Muitos médicos me diziam que eram normais essas dores, parentes e amigos diziam que era frescura, ou que toda mulher sente isso! A dor de não conseguir engravidar junto com a desconfiança das pessoas só aumentam minha tristeza. Foi muito bom encontrar esse blog e descobri que muitas de vcs também passaram e passam por isso, mas não estamos sozinhas. Parabéns a criadora do Blog! Precisávamos de algo assim.

    Tamiris Silveira

    ResponderExcluir
  41. boa noite e Deus nos ajude pq sinto dores todos os dias e ta atrapalhando meu casamento .

    ResponderExcluir
  42. ja tomei o arulene durante 4 meses mais tive muita queda de cabelo , depresao , espinhas entao o medico indicou o diu de 5 anos

    ResponderExcluir
  43. Ola boa tarde
    Descobri a pouco tempo que tenho endometriose e gostaria de saber que tipo de comida deve comer e algum tipo de recomendação

    ResponderExcluir
  44. Gostaria se saber se podemos consumir alinhaça?

    ResponderExcluir
  45. Ola !! Minha mae te. Endometriose .. Ela nao come nada ! E o q ela come ela poe pra fora!! Eu tenho apenas 12 anos e nao quero perder minha mae !! Vc pode me ajudar ?!

    ResponderExcluir
  46. Alguém com endrometriose e infecção de urina? Estou sofrendo muito com isso.

    ResponderExcluir
  47. Adorei o blog.
    Tbm tenho endometriose profunda e na minha segunda cirurgia tive que retirar um pedaço do intestino. Depois de alguns meses do pós operatório os focos voltaram.
    Estou fazendo tratamento com o genérico do Allurene há alguns meses e Meu médico sugeriu de colocar o DIU myrena, disse que é mais viável para o meu caso.
    Alguém já colocou o DIU? Sabem me informar se realmente é um método eficaz?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  48. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  49. Olá. Tenho 49 anos e já fiz cirurgia pra tirar focos da endo em 2005, e ate hoje tomo contraceptivos para não menstruar. Como saberei que estou no climatério e não precisa rei mais tomar o remédio? Por favor, me responda.

    ResponderExcluir
  50. Amei o artigo, fora a dieta para manter o peso, tambem estou tomando o ultra power max em capsulas e tem me ajudado muito. fika a dika bjs

    ResponderExcluir
  51. Boa noite,estou com suspeita de endometriose, o médico solicitou uma ressonância,exame caro, alguém sabe me dinerentes se tem outro exame que possa diagnosticar a endometriose,obgda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jaqueline, o exame mais preciso para detectar endometriose (inclusive todos os focos) é a ressonância pélvica e abdominal. Sei que é caro, mas tente fazer um esforço. Vai valer à pena, viu? bjo e boa sorte!

      Excluir
  52. A ação emagrecedora faz com que FIT RED atue queimando gorduras, inclusive as localizadas, reduzindo o inchaço do corpo, desintoxicando assim todo o organismo.Sua autoestima vai lá pra cima.

    ResponderExcluir
  53. A fórmula de AlfaCaps é 100% natural, com componentes selecionados.Seu efeito detox é o diferencial desse produto, ele age desinflamando o sistema digestivo e eliminando as toxinas do organismo.
    Você irá emagrecer rapidamente e sem sofrimento.

    ResponderExcluir
  54. Só uma dica pesquisa no Google ou YouTube, meu mioma diminuiu com uxi amarelo e unha de gato dizem que é para o tratamento de endometriose estou tomando a relatos que some.
    Não custa nada tentar bjosss.

    ResponderExcluir
  55. Nem sei como agradecer por esse post!! De coração!!

    ResponderExcluir
  56. Boa tarde pessoal!
    Há três meses descobri que tenho endometriose profunda. Há 13 anos tenho fortes sintomas de endometriose na bexiga que nunca havia sido diagnosticada. Sempre tive cólicas fortíssimas que me atrapalhavam a vida, mas que sempre achei que fosse normal, pq a cultura no Brasil é a de que é normal sentir cólica forte, mas não é. Há 13 anos sinto muita queimação, ardência (sensação de inflamação, assadura) quando urino, porém, esses sintomas existem apenas no período menstrual. Sempre trataram meu caso como infecção urinária (que nunca tive). Enfim, sempre fiz US endovaginal anual e nunca acusou nada. Porém, após uma US abdominal apareceu um pontinho de endometriose na bexiga. Fui a uma especialista em endometriose, que no exame de toque, conseguiu detectar focos atrás do útero, intestino, pelve, etc. Já havia feito exames como histerossalpingrafia e videolaparoscopia que nunca acusaram endometriose, porém, após a ressonância, cada foco de endometriose foi descoberto, graças a Deus! Resumindo, indico a todas que sintam cólica muito forte, desconforto durante o ato sexual, que notem qualquer alteração intestinal ao longo do mês (tipo, intestino normal mas que fica preso ou solto perto da menstruação. Eu começo normal, depois fico presa e no dia de menstruar me dá diarreia) que procurem um bom ginecologista (que tenha especialização em endometriose) para investigar. Existem muitos mitos e muitos ginecologistas (pasmem) não entendem nada sobre endometriose (digo isso de carteirinha). Enfim, que tentem fazer um esforço pra fazer a ressonância magnética pélvica e abdominal pq é esse o exame mais preciso pra detectar endometriose pq no meu caso, se eu não tivesse aquele pontinho de endometriose na bexiga tão visível, talvez até hj não teria descoberto que tinha endometriose. Vai valer à pena! Boa sorte a todas.

    ResponderExcluir
  57. Li em algum depoimento que a pessoa fez vários exames que não detectaram o problema. Repito que muitas vezes a ultrassonografia não vai mostrar nada!! minha endometriose é toda por trás dos órgãos pélvicos, que a US nunca conseguiu captar. Sempre me entupiram de remédio pra infecção urinária para ardência apenas no período menstrual (se fosse infecção urinária teria que arder o mês todo, não?). Enfim, realmente passei por uma série de erros médicos por 13 anos. Inclusive já fiz várias fertilizações (e nem esses especialistas, que obrigatoriamente deveriam entender de endometriose não a detectaram) e nunca obtive sucesso, por conta da endometriose. Esse desabafo em dose continuada para ajudar, para evitar que outras passem pelo que passei. Estou me preparando para a cirurgia, que será um sucesso! Tenho fé em Deus! Abraço a todas!!

    ResponderExcluir
  58. Fui surpreendida por essa doença, sinto dores, queimaçao,colicas fortes, temos que ir mais além, nem todos ginecologista estão preparados, fui em vários e só agora com a ressonância que consegui descobrir. A jornada só está começando e peço a Deus que nos ajude nesta luta. Desistir jamais. Abraços.

    ResponderExcluir
  59. Uma dieta rica em fibras solúveis é essencial para quem tem Endometriose. Gostei bastante do artigo Caroline, parabéns!

    ResponderExcluir
  60. Gente, o que é melhor fazer quando está determinada a videolaparoscopia? Retirar o útero, trompas e ovários ou permanecer com eles e fazer tratamento hormonal? Tenho medo de engordar com o tratamento hormonal... É uma boa fazer tratamento hormonal? Engorda muito?

    ResponderExcluir
  61. Gostei muito do artigo, eu tomo todos os dias Az21 e tem me ajudado muito. Bjos

    ResponderExcluir
  62. Gostaria de agradecer ao Dr. EBOSELE por me ajudar a me fazer acreditar no feitiço mágico, ele trouxe meu amante de volta ao encontro 10: am ontem de manhã, entrei em contato com ele há 3 dias para me ajudar a trazer o meu ex de volta para mim e ele contou eu, ele me ajudará isso, uma vez que ele acabe de lançar o feitiço, o meu amante voltará para mim com dois dias, depois que ele acabou de lançar o feitiço, ele me chamou e disse que ele apenas queria que o espirito fosse que meu amante venha me procurar, ontem de manhã em 10: meu namorado voltou para mim, ele me disse que ele lamenta muito por me machucar rompendo comigo. Este é o ótimo trabalho de dr ebosele, você pode contatá-lo, eu nunca acredito em forst quando vi tantas pessoas falando sobre a bondade dele, então eu digo, permitam-me dar uma chance, fiquei surpreso por ele realmente ter trabalhado para mim você pode entrar em contato com ele se você tiver um namoro ou um relacionamento quebrado ou quer que alguém se apaixone aqui é dr ebosele detalhes: dreboselesolutioncenter@hotmail.com você também pode fazer o que ele está em: +2348147461232 entre em contato com ele para ajudá-lo também

    ResponderExcluir
  63. Gostaria de agradecer ao Dr. EBOSELE por me ajudar a me fazer acreditar no feitiço mágico, ele trouxe meu amante de volta ao encontro 10: am ontem de manhã, entrei em contato com ele há 3 dias para me ajudar a trazer o meu ex de volta para mim e ele contou eu, ele me ajudará isso, uma vez que ele acabe de lançar o feitiço, o meu amante voltará para mim com dois dias, depois que ele acabou de lançar o feitiço, ele me chamou e disse que ele apenas queria que o espirito fosse que meu amante venha me procurar, ontem de manhã em 10: meu namorado voltou para mim, ele me disse que ele lamenta muito por me machucar rompendo comigo. Este é o ótimo trabalho de dr ebosele, você pode contatá-lo, eu nunca acredito em forst quando vi tantas pessoas falando sobre a bondade dele, então eu digo, permitam-me dar uma chance, fiquei surpreso por ele realmente ter trabalhado para mim você pode entrar em contato com ele se você tiver um namoro ou um relacionamento quebrado ou quer que alguém se apaixone aqui é dr ebosele detalhes: dreboselesolutioncenter@hotmail.com você também pode fazer o que ele está em: +2348147461232 entre em contato com ele para ajudá-lo também

    ResponderExcluir
  64. Parabéns pelo site! Muito completo. Vou mostrar à minha esposa.

    ResponderExcluir
  65. E pq gostamos tanto do que não devemos comer? Que droga! rs
    Belo artigo... só não entendi pq evitar a carne industrializada.

    ResponderExcluir
  66. Muito bom este artigo, ajuda muitas de nós que não tem noção do quanto a alimentação interfere na saúde

    ResponderExcluir
  67. Muitos médicos dizem que os melhores remédios são os alimentos, basta que cuidemos que sejam saudáveis.

    ResponderExcluir
  68. Esta dieta não é apenas para a endometriose. É bem genérica, não menos útil. Parabéns pelo artigo.

    ResponderExcluir
  69. É um artigo muito útil, a alimentação pode mudar muito a nossa qualidade de vida.

    ResponderExcluir
  70. Boa informação sem custo, parabéns pelo site.

    ResponderExcluir
  71. Nossa, é muito difícil encontrar algo sobre dieta endo, parabéns!

    ResponderExcluir
  72. Somos muito carentes de informações nesta área. Parabéns pelo artigo.

    ResponderExcluir
  73. Muito bom artigo, vou mostrar à minha esposa.

    ResponderExcluir
  74. Muito bom o texto. Agradeço muito, realmente ficamos perdidas nesse aspecto.

    ResponderExcluir
  75. Um post realmente útil no meio de tanta baboseira disponível na internet

    ResponderExcluir
  76. Ajudou muito com este artigo, obrigada de verdade.

    ResponderExcluir
  77. Esse é realmente um post muito útil. Parabéns ao site.

    ResponderExcluir
  78. Um post útil no meio de tanta besteira na internet

    ResponderExcluir
  79. O que ingerir? muito bom artigo, normalmente nós mulheres com endo não pensamos muito nisso.

    ResponderExcluir
  80. Muito bom este artigo, ajuda muitas de nós que não tem noção do quanto a alimentação interfere na saúde

    ResponderExcluir
  81. Não só para endometriose, essas dicas são valiosas em qualquer fase.

    ResponderExcluir
  82. Isso é muito difícil de encontrar, boa informação para que sofre dessa doença, parabéns.

    ResponderExcluir
  83. Olá,acabei de fazer uma ressonância e ansiosa acabei abrindo o resultado antes de levar a medica,deu um endometriose no ocarov esquerdo e suspeita de endometriose..mas andei pesquisando e quem tem endometriose tem endometriose???...vcs podem me falar se é isso mesmo?? Estou com mts dores pélvicas tenho outro exame a fazer aí levarei para a médica

    ResponderExcluir
  84. Eu estava em uma situação ruim quando eu vim para os Estados Unidos para procurar emprego, eu tinha dois filhos para um pai que nunca se importou com a gente. Vendo o sofrimento foi demais para lidar com eu saí de sua casa com meus dois tipos e veio para os Estados Unidos para o pasto verde para ver se eu poderia conseguir um emprego. Passei o melhor tempo da minha vida limpando casas para pessoas e cuidando dos doentes apenas para poder alimentar e cuidar dos meus filhos. Um dia eu ouço meu empregador conversando com um homem no telefone sobre o cartão em branco e decidi fazer perguntas sobre este cartão e me deparei com uma empresa chamada unlimitedhackersnetwork. Eu entrei em contato com eles e eles me disseram todos os requisitos para obter o cartão que eu fiz tudo isso correndo um grande risco para ver se terei uma vida melhor. Depois de alguns dias eu fui chamado por um homem que eu deveria vir para pegar um pacote em uma estação próxima, eu cheguei lá e realmente era um cartão. Desde então, tenho conseguido ter uma vida estável e sou realmente grata. Você também pode pedir ajuda hoje, dando-lhes uma chamada +15186358090 ou e-mail diretamente em unlimitedhackersnetwork@gmail.com

    ResponderExcluir
  85. Já tinha pesquisado muito sobre isso, acho que esse artigo realmente é o mais completo sobre o assunto. Obrigada!

    ResponderExcluir
  86. Como eu recebo meu amor de volta
    Eu quero dizer um grande obrigado ao homem que está por trás de meus sorrisos hoje reunindo a mim e meu Marido depois que ele se divorciou de mim, Dr. Kumar, que é um feiticeiro muito poderoso, trouxe meu marido de volta para mim e o fez implorar para perdoá-lo por tudo que ele fez para mim, eu realmente sentia muita falta dele e sempre o amava. Estou feliz por tê-lo de volta em minha vida e todas as minhas apreciações vão para o Dr. Kumar por me ajudar e trazer meu marido de volta à minha vida com seus grandes poderes. Meus amigos lá fora, que estão passando por problemas de casamento e de divórcio, garanto que você pode ter seu amante de volta à sua vida com a ajuda do Dr. Kumar. Você pode contatá-lo em: (spellcasttemple@gmail.com) ou você pode ligar e WhatsApp ele em +2347051705853 .. Eu continuarei a publicar o seu nome na internet por causa do bom trabalho que ele fez por mim ... Seu e-mail novamente é spellcasttemple@gmail.com

    ResponderExcluir
  87. Isso é muito difícil de encontrar, parabéns

    ResponderExcluir
  88. Agradeço ao sacerdote manuka pela restauração do meu casamento. Nós fomos separados por 3 anos. Nós começamos a falar sobre reconciliação. Era algo que nós dois não planejamos. Eu comecei a procurar na rede por pessoas que Deus restaurou seus casamentos e eu encontrei o padre manuka, em como ele ajudou tantas relações por seu feitiço lançando com seu contato, então eu entrei em contato com ele para ajudar de repente depois do feitiço meu marido retornar em casa 6 dias após o lançamento do feitiço e pedir perdão e agora estamos vivendo felizes novamente, obrigado sacerdote manuka por sua ajuda. Qualquer stander lá fora, tendo esse problema deve enviar e-mail manuka padre e ele irá ajudá-lo em sua situação sua via: lovesolutiontemple1@gmail.com

    ResponderExcluir
  89. SOBRE MINHA HISTÓRIA DE VIDA

    Meu nome é Grais Bridget, eu sou da Escócia, eu quero compartilhar a grande novidade da minha vida para todos e para aqueles que precisam de ajuda em sua vida também, Por 6 anos eu tenho sofrido, meu marido me deixou e fui em frente casar com outra mulher só porque sua família não me ama, também porque eu era incapaz de dar-lhe filho, eu estava em lágrimas por 6 anos sofrendo desde depois que meu marido se divorciou de mim, eu estava procurando um feitiço para me ajudar on-line, eu conheci tantos conjuradores todos eles coletaram dinheiro de mim sem me ajudar, mas em 14 de maio de 2018 eu vi um post de uma mulher online compartilhando o bom trabalho de um feiticeiro chamado Dr. Odia, eu tenho que ter a coragem de contatá-lo, Quando eu entrei em contato com ele, ele me disse que meu problema foi resolvido desde que eu entrei em contato com ele, depois de seu feitiço ele disse que meu marido voltaria para mim em menos de 24 horas, o que aconteceu surpreendentemente para mim, depois de lançar seu feitiço para mim me disse que meu marido nos chamam para me desculpar. imediatamente depois que ele me disse tudo isso, meu marido me ligou no telefone e começou a implorar-me para aceitá-lo de volta depois de 6 anos de separação. hoje estou compartilhando esta notícia porque eu quero que o mundo saiba sobre ele e seu bom trabalho, também estou muito feliz em dizer que estou grávida agora depois de sua gravidez me atrapalhar, e para aqueles de vocês que precisam de qualquer tipo de relacionamento de ajuda, problema da vida, problema com o dinheiro, nomeie-o, eu aconselho que você entre em contato com o Dr. Odia hoje e tenha seu problema resolvido aqui são seus detalhes de contato Email: odiasolutioncenter@gmail.com e seu número Whats-App: +2349065101630 e seu Viber: +27638836445, entre em contato ele e viva sua vida com felicidade.

    ResponderExcluir
  90. Olá meninas,
    Também estou em tratamento com pietra Ed. Estou na quinta cartela. E agora o sangramento veio aumentado. Estava praticamente sem sangramento antes. Será que isso é normal? Alguém teve isso?

    ResponderExcluir
  91. Saudações a todos, meu nome é Ann e estou aqui para testemunhar a sinceridade e a bondade do Dr. Uzoya. Um ótimo lançador de feitiços que me ajudou a recuperar meu marido. Meu marido se apaixonou por uma colega em seu escritório e ele me deixou e as crianças para estar com a senhora. Tudo começou como uma piada, mas fiquei chocado e deprimido quando ele se mudou com a senhora. Chorei e procurei uma solução para recuperá-lo, mas todos os meus esforços foram infrutíferos. Eu conheci tantos falsos Dr on-line que não fizeram nada, mas só foram embora com o meu dinheiro. Pensei em cometer suicídio até que minha irmã mais velha me apresentou ao Dr. Uzoya porque ela disse que não era comum e que o Dr. Uzoya a ajudou no passado. Eu rapidamente entrei em contato com o Dr. Uzoya em seu e-mail, druzoyaspiritualtemple@gmail.com. Eu narrei tudo para ele e ele consultou seus deuses em meu nome e me disse que a senhora usou um feitiço em meu marido e que tudo o que meu marido estava fazendo não estava em seus sentidos certos. Fiz tudo o que o Dr me pediu e em 7 dias meu marido espancou a moça e chegou em casa implorando por perdão. Eu o perdoei e vivemos felizes desde então graças ao Dr. Uzoya. Se você está tendo problemas com seu marido, esposa, namorado, namorada ou qualquer problema de saúde como HIV, DIABETES, ÚLCERA, CÂNCER, CURSO, CÉLULA SICKLE, entre em contato rapidamente com o Dr. uzoya em seu e-mail druzoyaspiritualtemple@gmail.com. Dê-lhe uma chance e ele trará felicidade e sorrirá ao seu rosto novamente. Eu prometo a ele que se ele puder me ajudar a recuperar meu marido, eu testificaria de seus poderes. experimentá-lo

    ResponderExcluir
  92. Eu quero agradecer muito a este grande homem chamado Dr. Ilekhojie por seu trabalho maravilhoso, por trazer de volta meu ex-amante que me deixou por quase um ano. Estou tão feliz de vir aqui para compartilhar este testemunho para as pessoas para eles verem e caso você queira seu amante de volta ou você está tendo qualquer outro problema que você pode entrar em contato Dr Ilekhojie para obter ajuda em seu e-mail gethelp05@gmail.com ou número whatsapp +2348147400259

    ResponderExcluir
  93. Sinto muito por colocar isso na net, mas eu vou ter que por este alto feitiço mundo que trouxe de volta o meu namorado que me deixou fora por 1 ano passado, eu finalmente conheci este homem em um blog postando por um de seu cliente para obter ajuda, Expliquei tudo a ele e ele me contou sobre um conjurador de feitiços sobre o qual ele tinha ouvido falar e me deu um endereço de e-mail para escrever para o conjurador de magia para lhe contar meus problemas. Em apenas 14 dias, meu namorado voltou para mim. Eu só quero dizer obrigado a este conjurador de magia verdadeiro e sincero, senhor tudo o que você disse ter vindo para passar e obrigado senhor. Por favor, eu quero dizer a todos que estão procurando alguma solução para o problema, aconselho gentilmente a consultar este lançador de ervas, ele é real, ele é poderoso e o que acontecerá, porque todos o que o conjurador me disse que aconteceu. Você pode gentilmente entrar em contato com ele em: seu endereço de e-mail é gethelp05@gmail.com chamada Whats App Number +2348147400259

    cura do câncer
    cura do diabetes
    orelha tocando
    cura do herpes
    cura de verrugas
    Cura HPV
    Cura do HIV
    e resolva seu problema.

    ResponderExcluir
  94. esse artigo realmente é o mais completo sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  95. Parabéns pelo site! Muito completo e revelador com artigos que estou curtindo!

    ResponderExcluir
  96. Otimo artigo, fora a dieta para manter o peso, tambem estou tomando o capsulas e tem me ajudado muito

    ResponderExcluir
  97. Muito bom este artigo, ajuda muitas de nós que não tem noção deste problema

    ResponderExcluir