terça-feira, 4 de junho de 2013

"COM A PALAVRA, O ESPECIALISTA" DOUTOR HÉLIO SATO!!!

Após um texto de amor, que tal esclarecer dúvidas de quem faz o A Endometriose e Eu, o blog mais lido do mundo sobre endometriose? Quando falo isso, fico muito emocionada. Aos poucos comecei a ver países estrangeiros acessando o blog, que atingiu seu ápice com a citação na novela "Insensato Coração", da Rede Globo, em 2011, onde brasileiras mundo afora descobriram esse cantinho especial. Aos poucos, as estrangeiras foram chegando. E a emoção de ver os acessos internacionais aumentando foi ainda mais forte, porque jamais imaginei que meu filhote, "agora nosso", seria conhecido no mundo todo. Um blog brasileiro falando de endometriose com reconhecimento internacional e que tem 2 mil acessos por dia? Nem nos meus mais loucos sonhos! Mas fui surpreendida pelo destino! Prova disso é a pergunta da nossa endoirmã Angélica, de Macau, na China, cidade a 60 km de Hong Kong. Quando ela enviou sua dúvida, pensei: "Será que é verdade." Aí, ela respondeu: "Sou macaense sim." Até 1999, Macau era uma colônia de Portugal, e foi administrada pelos portugueses durante 400 anos, mas desde 1999 passou a fazer parte da República Popular da China e é considerada a Las Vegas do Oriente, pelo grande número de cassinos. 

Ela tem um filho de pouco mais de um ano e quer saber se durante a amamentação, a endometriose pode voltar. Agradeço muito o contato e a pergunta dela, pois vai elucidar a dúvida de algumas que estão amamentando ou perto de ter seus filhos, bem como das futuras endomamães. A outra pergunta é a que não quer calar: qual a diferença entre o Qlaira e o Allurene? "Com a Palavra, o Especialista", o doutor Hélio Sato. Quem quiser tirar suas dúvidas, é só deixar a pergunta neste artigo, e não no facebook, ou também pode enviá-la por email com o título "Com a Palavra o Especialista". Assim facilita distingui-los, já que a demanda de emails está muito, muito grande. Por favor, peço que deixe nome, sobrenome, a cidade, o estado e o país. Àquelas que preferem a privacidade, deixem apenas as iniciais. A coluna está imperdível! Beijo carinhoso!

- Gostaria muito de saber se há reincidência da endometriose durante a amamentação? Meu filho tem um ano e mama muito pouco, a minha menstruação voltou e já sinto de novo algumas dores. Além da endometriose tenho SOP (síndrome dos ovários policísticos) e já foi constatado pela minha ginecologista um cisto de ovários. Foi-me recomendado a parar com a amamentação, mas meu filho não aceita outros líquidos, somente meu leite. O que faço? Pode ser a endometriose voltando? A.C., Macau, China

Doutor Hélio Sato: Dificilmente a endometriose irá se reativar na fase de aleitamento materno exclusivo, ou seja, sem complementos alimentares, pois, nesta fase a prolactina (hormônio que estimula a produção de leite) inibe a liberação de estrogênios que estimulam a endometriose. Porém, o retorno da menstruação demonstra que se reiniciou a produção de estrogênios. Deste modo, sugiro a utilização de progestogênios para o controle da endometriose. Mas convém a avaliação do médico para a escolha da medicação. Quanto aos cistos ovarianos existem diversos tipos, para alguns não há necessidade de retirada já em outros se sugere a retirada. Se for SOP, o uso da medicação auxiliá-la na redução dos cistos.

- Qual a diferença entre o Qlaira que tem 3mg de dienogeste (nos 17comprimidos amarelo-claro, os únicos que tomo), enquanto o Allurene tem 2mg de dienogeste. Qual a diferença entre os dois remédios, já que o Qlaira é extremamente mais barato que o Allurene e ainda tem mais Dienogeste?  Rakel Rechwan

Doutor Hélio Sato: Do ponto de vista de composição farmacológica, o Qlaira e o Allurene são semelhantes, com exceção da dosagem como relatado pela leitora e a adição do estrogênio no Qlaira. Em termos de ação clínica, infelizmente, não há nenhum estudo controlado que compare o Allurene com qualquer outra medicação que contenha progestogênio no tratamento da endometriose. Na teoria, a ação deve ser muito próxima dado que ambas são progestogênios. Porém, na bula, o Allurene está descrito como medicação para endometriose e nas outras composições não há esta descrição. Assim, dado a força da bula muitas pacientes tem utilizado o Allurene para o tratamento de endometriose, apesar do custo.

Quanto à ação anticoncepcional do Allurene, apesar de não estar descrito na bula, genericamente, os progestogênios inibem a ovulação e desregulam o endométrio, tornando-o pouco receptivo para receber a gestação. Porém, devido à força da bula demanda-se a associação de outros métodos anticoncepcionais de barreira. Assim, não se deve utilizar outros anticoncepcionais orais, injetáveis ou “pachts” (adesivos) hormonais com o Allurene.

Sobre o doutor Hélio Sato:


Ginecologista e obstetra, Hélio Sato é especializado e endometriose e em laparoscopia. Ele tem graduação em Medicina, Residência Médica, Preceptoria, Mestrado e Doutorado em Ginecologia pela Universidade Federal de São Paulo. É pesquisador principal de projeto regular da FAPESP.

Hélio Sato tem certificado em Laparoscopia pela Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e de Obstetrícia. É membro da AAGL “American Society of Gynecology Laparoscopy” e é membro associado da clinica GERA de reprodução humana. (Acesse o currículo Lattes do doutor Hélio Sato).

26 comentários:

  1. Olá Carol! Já tem um tempinho que acompanho o seu blog, desde que descobri no final do ano passado endometriomas nos dois ovários. Sem você saber, você e seu blog foram uma das minhas inspirações para ter força e coragem de enfrentar esse obstáculo em minha vida! Em fevereiro realizei a video com o Dr. Hélio, indicada por um médico amigo e sócio dele, e concordo com você em todos os elogios aqui destinado à ele. Anjo, realmente um anjo. Hoje já estou bem e buscando a realização de mais um sonho: ser mãe. Carol, muito obrigada por tudo =) e continuarei acompanhando o seu blog. Um grande beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lú!!
      Eu fico muito emocionada quando leio que esse filhotinho aqui (o blog) está ajudando muitas mulheres. Realmente, o dr. Hélio é nosso anjo de branco... eu agradeço a Deus e ao dr. Roberto Hiroshi por ter me apresentado a ele... ético, honesto, humano, atencioso... Tenha fé minha querida, seja perseverante e tenho certeza que muito em breve você irá realizar seu sonho. nada é impossível para quem crê. A fé move montanhas. Beijo carinhoso! Caroline Salazar

      Excluir
  2. Oi Carol!!Parabéns pela sua iniciativa!! Uma amiga de Cascavel me falou do seu blog...Tbm estou no grupo das mulheres com endometriomas no ovario! Ainda não fui operada,pois o médico está me tratando com medicamentos, mas vou mês que vem ao Paraná e tentarei me consultar com o Dr. Namir. Espero que dê tudo certo, estou emocionalmente abalada,emagrecendo bastante...Só quero respostas,pq até agora são suposições!!! Tenho fé que vai dar tudo certo. Grande beijo querida e novamente parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mariney, como vai?
      Seja muito bem-vinda ao blog!!! Obrigada por seu carinho e fico feliz em saber que o blog está na boca das mulheres. As que têm e as que não têm. Segundo os especialistas referências na doença, o que tenho aprendido é que dependendo da endo, o tratamento com medicamentos é a primeira opção. E assim foi comigo. Eu tentei AC, depois entrei na menopausa induzida para depois fazer a cirurgia. Desejo muita sorte pra você e quero que depois volte aqui para contar como foi. Já estou com meus dedos cruzados e tenha fé, pois tenho certeza que tudo já deu certo. Dentre os especialistas que o blog indica está o dr. Namir, em Cascavel, e já até fizemos uma entrevista com ele no blog, em abril. Beijo carinhoso!! Caroline Salazar

      Excluir
  3. Olá, meninas! Boa noite!
    Descobri recentemente que tenho endometriose profunda assintomática. Gostaria de saber se alguma de vocês já fizeram exames após terminarem de usar o allurene pelo tempo indicado e se tiveram resultados positivos. Estou no começo da 2ª cartela.
    Desde já obrigada!
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cris, como vai?
      Bom, como eu nunca usei o Allurene, não posso responder sua pergunta, mas vai até os nossos artigos sobre este tratamento, onde você poderá trocar figurinhas com outras leitoras. Como este, por exemplo: http://aendometrioseeeu.blogspot.com.br/2012/08/allurene-saiba-tudo-sobre-o-novo.html (copia e cola este endereço em seu navegador. Os comentários do blog são abertos para que haja justamente essa interação entre as leitoras. Beijo carinhoso!! Caroline Salazar

      Excluir
    2. Obrigada pela ajuda, Caroline! Bjs!!!!!

      Excluir
    3. Olá Cris...fiz a cirurgia (videolaparoscopia)em maio/2016 após comecei o uso do allurene 6 meses,quando parei fiquei 3 meses menstruando normalmente sem dor sem excesso de fluxo...hj estou tomando o Pietra pois a endo voltou no nível 5 tomou tdo o meu ovário direito e parte do intestino...previsão para retirada do meu utero e ovario para 2018 quando eu tiver coragem...mas vou procurar outros GO porque não aceito essa praga na minha vida...cada caso é um caso tomara que pra ti ocorra tudo bem após o término do tratamento. Rejane Rosa Concórdia SC mega abraço.

      Excluir
  4. Cris ACO, me chamo Nina e também estou usando o Allurene a quase 3 meses. Confesso que não tenho sentido melhora significativa só não sinto os nós (parecia que tava dando um nó no ovario). Mas menstruei a segunda cartela quase toda, estou com dores lombares e um peso na vagina terrível. A relação sexual continua impossível, e estou pensando, já que é a mesma coisa, mudar para o qlaira pois 200,00 é muito para quem ganha 960,00.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,Nina! Como a minha endo é assintomática, não sinto nenhum efeito, tipo diminuição das dores. Mas também tive sangramento, por 15 dias consecutivos - escape. Tem uma semana, + ou -, que parou. Já estava preocupada.
      Abraços!!!

      Excluir
  5. gente tenho endo, e gostaria de saber se posso tomar allurene,pois,tenho lupus,hoje controlado(RINS)tive que fazer protese nos quadris,por causa do corticoide,quero se posso tomar esse medicamento.
    ,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônima, como vai?
      Vc fala especificadamente do Allurene ou de qualquer anticoncepcional? Deixa seus dados (nome, sobrenome, a cidade e o estado) para eu colocar sua dúvida na coluna do doutor Hélio Sato. Acho que só um profissional poderá sanar sua dúvida. Beijo carinhoso! Caroline Salazar

      Excluir
  6. Olá caroline.meu nome é Elvira sofri muito com cólicas menstruais o meu sonho era ser mãe fiz todos os tratamentos possíveis até que descobri que tinha endo fiz a vide-o lapara scopia e tomei por seis meses(Dimetrose) depois de um mês engravidei aos dois meses a placenta descolou tive que ficar 30 dias de cama hoje a minha filha tem 11 anos e na época a doutora me receitou para toda vida o serazeti parei faz um 3 anos para tentar ter outro filho mas não consigo e as cólicas fortes voltarão gostaria que me ajudasse pois agora moro em uma cidade pequena que não tem médico para esse caso. Caroline sera a endometriose que voltou? adorei o seu blog se puder me ajude.obrigada

    ResponderExcluir
  7. Olá meninas, oiiiii Carolzinha querida.
    Ganhei 3 caixas de Allurene da minha GO, mas confesso que por medo eu não iniciei o tratamento. Atualmente parei com tudo e estou tentando engravidar.
    Gostaria de doar o medicamento para alguém que realmente tenha necessidade e não tenha condições de comprar. Meu e-mail é janeladoquintal@gmail.com / convido a todas para passarem no meu blog, lá eu conto a minha experiência com a endometriose.

    Uma pergunta para o Dr. Sato,
    Após 2 anos tomando gestinol ininterruptamente fiz a pausa para tentar engravidar, estou menstruando de 29 em 29 dias regularmente e sem dor nenhuma (eu quase morria de tanta dor), continuo sem lubrificação nenhuma também, mas percebo sinais da ovulação. Quais são minhas chances de engravidar???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, querida!
      Qual seu nome, a cidade e o estado onde vc mora? Enviei seu email para uma leitora que está precisando do Allurene, o nome dela é Jeisa. Obrigada por sua gentileza. Vou enviar sua dúvida para o doutor Hélio no próximo mês. Aguardo seus dados. Beijo carinhoso! Caroline Salazar

      Excluir
  8. Meninas, minha GO me deu 2 amostra de Qlaira, mas não vou precisar, por isso gostaria de doa-los. Sou do Rio de Janeiro. Caso alguém queira, me mande e-mail para bcarolinagomes@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Olá Boa noite!!
    Estou fazendo uso do Allurene e os sintomas praticamente desapareceram, gostaria de saber o período máximo que podemos utilizar o Allurene ininterruptamente?

    ResponderExcluir
  10. Olá, descobri a endo em 2011, e um mês após a video engravidei, pela graça de Deus! Porém há alguns meses venho sentindo fortes dores, e também dores na relação, iniciram 1 ano e 6 meses após o parto. Depois de passar por diversos médicos que nada sabem sobre endo, hoje consultei um espcialista que me deu a notícia: mais uma video se aproxima. Mas não estou segura, gostaria muito se alguém puder indicar algum especialista de confiança em Porto Alegre ou arredores!

    ResponderExcluir
  11. Gostaria de saber se posso usar Qlaira e Allurene ao mesmo tempo. Obrigada!

    ResponderExcluir
  12. Olá Caroline!

    Tenho 1 caixa de Allurene para doar, pois não precisei fazer uso do medicamento.
    Após vários exames e opiniões de diferentes especialistas, a certeza inicial foi descartada, não necessitando de terapia medicamentosa.
    Sou de SP/SP.
    Att.,
    Priscila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Priscila, que bom que seu diagnóstico foi descartado. Infelizmente, faço uso da medicação. Mas, vamos que vamos... Que bairro de SP você mora? Estarei na Lapa amanhã.

      Excluir
    2. Oi Mei,
      Mil desculpas pela demora!
      Te mandei e-mail.
      Abraços,
      Priscila.

      Excluir
  13. Gente eu tomei apenas 4 comprimidos de dienogeste(Dine) pra tentar tratar adenomiose e endrometriose pois sinto muitas dores no reto tb.Porém já no segundo comprimido começou a inflamar obreto e me dar contrações uterinas e no quinto dia pela manham tive hemorragia...
    Minha GO mudou o remédio pra o Qlaira dai outro problema... No decimo comprimido lá estou eu menstruada de novo...Isso que minha GO falou que eu não poderi mais menstruar de maneira alguma... Por conta da gravidade das dores que me deixam sem poder mais me levantar da cama... Ah ela me mandou descartar os dois primeiros e os quatro ultimos comprimidos da cartela pra menstruação não vir... e eu me beneficiar somente dos comprimidos com dienogeste na composição... Resultado segunda cartela de Qlaira e as dores estão aumentando novamente... Eu não tenho condições de pagar um video... O sus do me estado Ba me negou o pedido e as vzs acho que vou morer sem tratamento...E só tenho 29 anos.
    Xero a todas Francineide Sales

    ResponderExcluir
  14. Esqueci de falar tenhonuma filha de 5 anos e a doença começou a se manifestarbum ano depois do parto e sinto dores que parecem que o útero e o reto estão se partindo...Nunca penseinque existisse uma doença assim.
    Sou casada mais a muito tempo não tenho relações com marido por conta das dores terríveis...meu marido é amoroso e paciente, mas até quando né...que homem vai querer viver aonlado de uma inútil...
    Já tomei tb Elani 28, Gestinol 28,tamisa 30 sem parar...
    Mas no meu caso só Deus msm...
    Pq a minha esperança era o Dine, mas além da hemorragia as dores foram tão fortes que pensei que eu ia morrer...
    Desculpem os textos enormes mais queria dividir a experiência com vcs e saber se alguém tb passou por isso...
    E deixar claro o meu sofrer e o descaso do SUS da Bahia...

    ResponderExcluir
  15. Esqueci de falar tenhonuma filha de 5 anos e a doença começou a se manifestarbum ano depois do parto e sinto dores que parecem que o útero e o reto estão se partindo...Nunca penseinque existisse uma doença assim.
    Sou casada mais a muito tempo não tenho relações com marido por conta das dores terríveis...meu marido é amoroso e paciente, mas até quando né...que homem vai querer viver aonlado de uma inútil...
    Já tomei tb Elani 28, Gestinol 28,tamisa 30 sem parar...
    Mas no meu caso só Deus msm...
    Pq a minha esperança era o Dine, mas além da hemorragia as dores foram tão fortes que pensei que eu ia morrer...
    Desculpem os textos enormes mais queria dividir a experiência com vcs e saber se alguém tb passou por isso...
    E deixar claro o meu sofrer e o descaso do SUS da Bahia...

    ResponderExcluir
  16. Gente eu tomei apenas 4 comprimidos de dienogeste(Dine) pra tentar tratar adenomiose e endrometriose pois sinto muitas dores no reto tb.Porém já no segundo comprimido começou a inflamar obreto e me dar contrações uterinas e no quinto dia pela manham tive hemorragia...
    Minha GO mudou o remédio pra o Qlaira dai outro problema... No decimo comprimido lá estou eu menstruada de novo...Isso que minha GO falou que eu não poderi mais menstruar de maneira alguma... Por conta da gravidade das dores que me deixam sem poder mais me levantar da cama... Ah ela me mandou descartar os dois primeiros e os quatro ultimos comprimidos da cartela pra menstruação não vir... e eu me beneficiar somente dos comprimidos com dienogeste na composição... Resultado segunda cartela de Qlaira e as dores estão aumentando novamente... Eu não tenho condições de pagar um video... O sus do me estado Ba me negou o pedido e as vzs acho que vou morer sem tratamento...E só tenho 29 anos.
    Xero a todas Francineide Sales

    ResponderExcluir