segunda-feira, 24 de junho de 2013

"COM A PALAVRA, O ESPECIALISTA", O DOUTOR HÉLIO SATO!!!

A segunda parte da coluna “Com a Palavra, o Especialista” deste mês serve de alerta para quem está em tratamento à base de anticoncepcionais hormonais como as pílulas, injeções, adesivos e anel vaginal e que tomam outros remédios, como por exemplo, os antidepressivos, calmante, antibióticos, dentre outros. Você sabia que dependendo do remédio que você toma pode inibir o efeito anticoncepcional desses tratamentos? Eu achei muito interessante e de extrema importância essa dúvida da Jaqueline Borges, de São Paulo. E gosto muito quando a pergunta vai alertar tantas outras mulheres. Essa em especial, serve até mesmo para quem não tem endometriose, mas que simplesmente usa qualquer um dos métodos acima como contraceptivo. Como sei que muitas endomulheres têm depressão, não sei se o psiquiatra e ou psicólogos se atentam a esse detalhe: de perguntar se suas pacientes usam algum dos tratamentos acima. Bom, mas de qualquer forma, muitas mulheres que também não tem endo podem usar os anticoncepcionais listados acima, como também outros medicamentos explicitados pelo doutor Hélio Sato abaixo, e não ter ideia de que correm risco de engravidar a qualquer momento. 

A outra pergunta vem da Juliana Campos, de Campinas, interior paulista. Ela tem endometriose profunda com nódulos no intestino e na bexiga e optou pela FIV ao invés da laparoscopia, mas está com medo de não vingar o tratamento. Essa é uma dúvida recorrente no blog e já falamos muito sobre isso aqui, em especial, nesta seção (denre eles, artigo 1, artigo 2). Muitas mulheres têm essa dúvida, vejo tantos comentários no blog sobre esse dilema. Por isso, eu sempre bato na tecla de que é preciso ter uma relação de muita confiança com seu médico-especialista, para que o tratamento seja o mais adequado às nossas necessidades e também a aquilo que realmente queremos da forma mais honesta possível, sem rodeios. Lembro sempre que as respostas não substituem as consultas médicas de cada uma. Ah, já começou o inverno e com ele aumenta as dores. Não se esqueçam de andar bem agasalhadas. Quer participar da coluna? Deixe sua pergunta no comentário, mas ela não pode interfirir em nenhum tratamento, com nome, sobrenome com sua cidade e estado. Caso não queira identificação, deixe as iniciais com a cidade e o estado onde mora. Beijo carinhoso!! Caroline Salazar

O uso de outros medicamentos, como antivirais, antibióticos, interferem no efeito do anticoncepcional. Porque estou tomando um antiviral e, desde então, estou sentindo cólicas. E terei de tomá-lo por 45 dias. Jaqueline Borges - São Paulo

Doutor Hélio Sato: Sim! Algumas medicações tem interação medicamentosa com os anticoncepcionais hormonais como as pílulas, injeções, adesivos e anéis vaginais. Dentre estas medicações incluem alguns calmantes (derivados benzodiazepínicos), antidepressivos (como a amitriptilina), anticonvulsivantes, antibióticos (como a Rifampicina), inibidores de apetite (como a anfetaminas) e antirretrovirais (como o efavirenz). Assim, sugiro o uso de preservativos para a anticoncepção nesta situação ou escolha de outra medicação para o tratamento da endometriose quando em uso de algumas destas medicações.

- Tenho 28 anos e estou com endometriose profunda com nódulos no intestino e na bexiga. Já me submeti à cirurgia quando tinha 20 anos e retirei um ovário e uma trompa por causa de um cisto hemorrágico. Aos 24 fiz uma videolaparoscopia com diagnóstico de endometriose peritoneal leve e fiz tratamento com Zoladex e segui com Gestinol por um período de 3 anos. Decidi tentar engravidar durante o período de um ano e me surpreendi, pois não consegui e meus exames apontaram algo mais grave. Meu grande sonho é ter filhos e me deram duas opções: cirurgia ou FIV. Optei pela FIV, pois tenho medo da cirurgia (retossigmóidectomia), mas ainda não comecei o processo estou com muita duvida. Fiz a escolha certa? Qual a melhor solução: cirurgia ou FIV? Estou com medo da minha FIV não vingar. Juliana Matos, Campinas, interior de São Paulo.

Doutor Hélio Sato: De fato, é uma situação de difícil decisão, pois, nenhuma das opções tem como garantir o resultado. Porém, se há muitos sintomas da endometriose, ou seja, dor menstrual, dor na relação, etc... a cirurgia auxiliaria na melhora da dor. Deste modo, genericamente, opta-se pela cirurgia nesta situação e posteriormente na FIV e TE (nota da editora: transferência de embrião). No entanto, muitas outras informações como acometimento severo do ovário único, baixa reserva ovariana, preferência pessoal podem levar primeiramente a FIV e TE. Portanto, ambas as condutas são válidas, porém, incertas quanto à gravidez. (nota a editora: O importante é conversa abertamente com seu médico, a sinceridade de ambas as partes aliada ao conhecimento do especialista fazem a diferença e diminuí o sofrimento da paciente). 


Sobre o doutor Hélio Sato:


Ginecologista e obstetra, Hélio Sato é especializado e endometriose e em laparoscopia. Ele tem graduação em Medicina, Residência Médica, Preceptoria, Mestrado e Doutorado em Ginecologia pela Universidade Federal de São Paulo. É pesquisador principal de projeto regular da FAPESP.

Hélio Sato tem certificado em Laparoscopia pela Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e de Obstetrícia. É membro da AAGL “American Society of Gynecology Laparoscopy” e é membro associado da clinica GERA de reprodução humana. (Acesse o currículo Lattes do doutor Hélio Sato).

3 comentários:

  1. tenho 36 anos , tenho endometriose com comprometimento avaçando em camadas musculares profundas no sigmoide alto? existe outro metodo sem ser a cirurgia? é normal ter dores fortes o mês todo????
    Fernanda Hutter
    Sao Paulo - SP

    ResponderExcluir
  2. Doutor Hélio, já fiz FIV e já fiz TEC. Engravidei e perdi nas duas (tenho outros fatores - trombofilia, cross match - tudo tratável para uma próxima tentativa). A TEC foi muito mais tranquila do que a FIV, pois não estava inchada e dolorida. Daí a pergunta - O sr. acha uma boa opção a FIV seguida de congelamento para uma posterior transferência (tipo um, dois meses depois) - para diminuir as dores???
    Cristina
    Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  3. ola.
    Ainda nao sei se tenho endometriose. descobri que tinha o ovario colado ao utero, a descoberta foi apos ter infecçao urinaria, dai as dores continuarao, fiz uma abdominal e me disseram que eu tinha ovarios policisticos, o direito estava medindo 25cm e o esquerdo 20 cm, iniciei o tratamento com artemids35, mais as dores continuavam, e quando perto da mestruaçao aumentarao muito, fiz uma endo apos um mes de tratamento contr policisto, ai descobrir que nao tenho ´policistos, e sim o ovario direito colado ao uutero (senti muita dor no exame, por isso me disse que estava com os ovarios inflamados), fui mostrar o exame para o ginecologista que tinha solicitado, dai, ele me mandou continuar com o artemidis35, e tomar piroxicam quando tivesse dor, isso ja faz um mes, e ainda tenho dores, nao sei o que fazer com, se posso ficar com o ovario colado, se a dor vai passar algum dia, se vou poder ter filhos (ele disse que sim, mais tenho medo. Tambem tenho muita dor nos seios, que as vezes incham muito, o gine me informou que era reaçaço ao artemids, mais ja tomo a dois meses e ainda sinto as vezes. se poder me ajudar...
    Obrigada!

    ResponderExcluir