sexta-feira, 14 de junho de 2013

MULHERES COM ENDOMETRIOSE TÊM 60% DE CHANCE DE TER PERIODONTITE!!

O artigo de hoje além de uma importante informação, ajuda a mostrar que a endometriose é sim uma doença muito séria e que precisamos de medidas sérias para tentar salvar a próxima geração de portadoras. Porque quem já tem, infelizmente, não há tanto a fazer, a não ser levando informações sérias, verdadeiras, dando uma palavra amiga, de fé e até mesmo indicando profissionais aptos a tratar uma endomulher. Eu não quero assustar ninguém, mas apenas falar a verdade sobre uma doença que afeta 176 milhões de mulheres no mundo todo, cerca de 10 milhão só no Brasil. Quando se tem uma doença crônica, a chance de a pessoa desencadear outra doença, seja ela crônica ou não, é muito maior. Eu mesma tenho a pictirícia rosácea, uma doença crônica de pele em forma de machinhas bem pequenas rosinhas. Mas segundo meu dermatologista, não é de se preocupar, até porque eu tenho bem pouca. Ele me deu uma pomada para passar, mas disse que o “sol leve” pode melhorar. E em março, eu fiz esse teste do sol e não é que melhora mesmo. É óbvio que não se deve torrar no sol, até porque eu não gosto de tomar sol, muito menos ficar esticada na areia. Não tenho mínimo saco.

Deixando a pictirícia de lado, vamos falar sobre uma doença que atinge mulheres com endometriose e que é pouco falada: a periodontite, chamada também de doença periodontal. É uma inflamação crônica que se inicia na gengiva e vai se estendendo para os ossos e ligamentos que sustentam os dentes. É uma patologia multifatorial complexa e é uma das principais responsáveis pela perda de dentes em adultos, principalmente, em idosos. O alerta é saber que uma pesquisa da Universidade de Michigan descobriu que quase 60% das portadoras têm periodontite. O pior é que a maioria delas não sabe. A foto que ilustra o artigo é de uma portadora e leitora do blog e exclusiva para o A Endometriose e Eu (é proibida a reprodução sem a autorização da editora). Eu já estava com este artigo traduzido e quase pronto para colocá-lo aqui, quando a foto chegou até mim. Um sinal? Sim, de que estamos no caminho certo. Lutar pelo reconhecimento social da endo como uma doença social e mostrar a verdade para tentar mudar a realidade de milhões de mulheres com endo, e consequentemente, de outros tantos milhões, porque nenhuma mulher vive sozinha, mas sim cercadas de outras pessoas, que também têm suas vidas afetadas direta ou indiretamente, são os principais motivos da existência deste blog. 

A foto pode ser chocante, mas de extrema importância de se mostrar a verdade. Na foto a leitora tem apenas na gengiva, porque ela descobriu a tempo de tratar. Mais chocante é quando a periodontite acomete a boca toda. A leitora prefere se manter anônima. Com isso percebemos a sinergia que existe em todo nosso corpo. Mas imagine quantas pessoas, dentre elas, mulheres não têm consciência dessa relação. A saúde do corpo começa pela boca? Por conta de meus problemas musculares aprendi que os músculos são envolvidos por uma membrana onde uma tensão de um músculo X pode irradiar para o Y, independente da distãncia entre eles. E isso pode ser percebido durante as sessões de fisioterapia. Agora, imaginem quantas mulheres não sabem que manter a saúde de toda a boca é essencial para ter um corpo completamente saudável? O pior é que muitas não ligam para a saúde da boca, não basta ser só dos dentes. Acho que deve ser poucas aquelas que relacionavam inflamação na boca com a endometriose. Para os leigos a endo pode ser mania de doença. É fácil dizer: "pare de pensar na doença que você melhora." Bando de ignorantes. Espero que este artigo sirva de alerta para todos: às mulheres com endometriose, aos médicos e à sociedade em geral (dentre eles, esses leigos ignorantes), e, principalmente, para quem está no poder. Beijo carinhoso!!! Caroline Salazar


Foto exclusiva do A Endometriose e Eu - proibida a reprodução sem autorização da editora
                       
Periodontite é associada à endometriose

Tradução: Jorge Francisco, especial para o blog 

Edição: Caroline Salazar


Nota do tradutor: Você sabia que se não cuidar direito da sua saúde oral pode ter um treco? Veja como!!



Existem muitas conexões entre a doença periodontal e a saúde geral da pessoa. Cada vez mais pesquisadores do mundo todo está chegando diariamente a essa conclusão. Recentemente novos estudos da Universidade do Michigan (Michigan Endometriosis Center) reportou que existe a possibilidade de uma associação entre a saúde bucal e a endometriose. Ambos possuem deficiência na resposta imunológica. No estudo, mulheres com endometriose mostraram ter mais de 57% de probabilidade de ter problemas relacionados com periodontite do que as que não possuem endometriose. Mais de 4000 mulheres foram avaliadas nesse estudo. A endometriose é observada em mulheres que estão em idade fértil. É o engrossamento da parte externa do útero, muitas vezes causando dor, sangramento anormal e por vezes infertilidade. Não se conhece uma causa conclusiva para a endometriose. Existem vários tratamentos; cada um dependendo da idade e desejo de engravidar. Esses tratamentos envolvem medicamentos como os analgésicos, tratamento hormonal, contraceptivo oral, e outros. A cirurgia é uma opção para os casos mais graves, ou nos que trata de infertilidade.

Periodontite é uma infecção crônica encontrada na boca. A palavra deriva de “peri”, significando “em volta de”, e “dontal” que significa “dente”. Oitenta por cento dos adultos possuem algum grau dessa doença. A infecção Perio (afetando os tecidos moles) e a perda dos dentes (tecidos duros afetados) são as doenças mais disseminadas no planeta, contudo, porque é na boca e longe da vista, é frequentemente negligenciada. Os sintomas incluem gengivas inchadas, dentes soltos, mastigação dolorosa e sangramento das gengivas. Contudo, algumas pessoas não possuem sintomas evidentes. Um dentista pode determinar se você tem periodontite ou gengivite, e qual o grau. 

Foto excluivsa do A Endometriose e Eu - proibida a reprodução sem autorização da editora


A razão para esta ligação não é clara. Os pesquisadores da Universidade do Michigan concluíram: ”Embora se possa conceber que o desenvolvimento multifatorial da endometriose possa ser aumentado pela resposta imunológica ao agente infeccioso, a potencial razão oculta entre essas doenças pode ser uma desregularização geral do sistema imunológico. Referência: (http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18394619). 

Embora o estudo não tenha sido conclusivo (a maioria não o é), é apenas mais um indicador de que  periodontite afeta o corpo inteiro, e não apenas a boca. É imperativo que as mulheres consultem o seu dentista para check-ups regulares e limpeza a cada 6 meses. Se a  periodontite estiver presente, é fundamental iniciar o tratamento. E mais importante ainda, manter uma higiene oral impecável em casa é fundamental para manter a saúde dos dentes e das gengivas. Existem provas de que você pode reduzir o risco de enfarte se cuidar direito da sua boca.




Nenhum comentário:

Postar um comentário