terça-feira, 17 de setembro de 2013

"SAÚDE & BEM-ESTAR": OS BENEFÍCIOS DO PILATES PARA O ASSOALHO PÉLVICO!!

imagem cedida por Free Digital Photos

Hoje iniciamos uma nova seção no blog, a “Saúde & Bem-estar”. Depois de viver 21 anos com as dores incapacitantes, eu vivo um grande milagre e digo: “É possível sim voltar a ter qualidade de vida mesmo tendo endometriose, mesmo aquela que nunca teve antes”. Por isso, o acompanhamento médico adequado, realizado por quem sabe tratar não só a doença, mas a mulher que tem a doença, é fundamental. Para ajudar às endomulheres a terem qualidade de vida, convidei o fisioterapeuta Sergio Sureira para escrever no blog. Em seu primeiro artigo, ele os benefícios do método pilates para o assoalho pélvico. Eu que tive a dispareunia de profundidade sei bem o que é ter essa parte tão importante do nosso corpo debilitada. E é justamente por lutar por mais qualidade de vida para as endomulheres que o A Endometriose e Eu fechou parceria com a Reativittá - Conceito em Saúde, onde as leitoras do blog terão 20% de desconto na fisioterapia uroginecológica. Esse era um grande sonho meu, já que eu mesma tive dificuldades em não poder arcar com este tratamento particular, que o Sergio e sua sócia, a Cristiane, tornaram realidade no último mês. Eu pratico Pilates e RPG há quase seis meses e já posso dizer que sou outra pessoa.  E meus músculos também! Aos poucos vamos falar dos benefícios desses métodos aqui.

Entre na campanha "Seja do bem, vote pelo reconhecimento da endometriose como doença social", vote no A Endometriose e Eu no prêmio TopBlog Brasil 2013! Ajude-nos a ter a doença reconhecida como social pelos nossos governantes! Clique no link: http://bit.ly/18wANh9 dê o seu voto por uma boa causa e compartilhe esta campanha entre seus amigos. Passo a passo da votação aqui A união faz a força e juntas somos mais fortes. Continue preenchendo a Ficha de Inscrição para a Marcha Mundial em prol das mulheres com endometriose, a primeira manifestação em massa que vai reunir mulheres do mundo todo. Até o momento, 23 países sairão às ruas no dia 13 de março de 1014 para mostrar que somos muitas e que precisamos ser respeitadas. O prêmio mais a marcha com certeza farão toda a diferença em nossas vidas. Beijo carinhoso!! Caroline Salazar

Os benefícios do Pilates para o assoalho pélvico

Por Sergio Sureira Neto
Edição: Caroline Salazar

O assoalho pélvico, como é conhecido o diafragma pélvico, é formado pelos músculos levantadores do ânus e coccígeo (nota da editora: é um músculo da pelve). Ele se estende entre o púbis anterior e o cóccix posterior e de uma parede lateral da pelve até a outra.

Os músculos do assoalho pélvico têm importantes funções, contraem-se para manter a continência urinaria e fecal e relaxam-se permitindo o esvaziamento intestinal e vesical, evitando assim o deslocamento dos órgãos pélvicos. Eles participam também da responsividade sexual feminina normal, sendo extremamente distendidos para permitir o parto. Porém, devem-se contrair novamente durante o pós-parto para permitir a continuidade das suas diversas funções.

Uma importante função do assoalho pélvico é a sustentação dos órgãos pélvicos, pois quando se encontram enfraquecidos pode ocorrer o pró-lapso genital, que é um distúrbio bastante comum na mulher, podendo vir associado ou não à incontinência urinária, sensação de peso pélvico e dor. O fortalecimento perineal não objetiva uma reconstituição anatômica, a qual só pode ser obtida por uma intervenção cirúrgica. Mas em pró-lapsos leves ou moderados o fortalecimento do assoalho pélvico atinge uma melhora da tolerância funcional, com eliminação ou diminuição da incontinência e das sensações de peso a ela associadas.

Uma das opções de tratamento é o treinamento funcional do assoalho pélvico, que consiste em contrações específicas dos músculos que o compõem e tem como benefícios a melhora da percepção e consciência corporal da região pélvica, o aumento da sua vascularização, tonicidade e força muscular. Com estes exercícios perineais podem-se prevenir e tratar diversos problemas que surgem com o enfraquecimento dos músculos pubococccígeos (nota da editora: conhecido como P.C., é o músculo que forma a cavidade pélvica, que dá suporte aos órgãos desta região, e que vai do osso púbico até o cóccix).

Em conjunto e/ou associado à fisioterapia uroginecológica, o método Pilates se constitui de uma boa uma alternativa para a prevenção e tratamento destas alterações, pois se trata de um programa de treinamento físico e mental que considera o corpo e a mente como uma unidade, e dedica-se a explorar o potencial de mudança do corpo humano. Atualmente o método Pilates vem sendo assunto de diferentes estudos, que buscam comprovar os benefícios relatados por praticantes do método, pois auxilia também no combate ao sedentarismo.

Desenvolvido pelo alemão Joseph Hubertus Pilates no inicio da década de 1920, Pilates descreveu seu método com base em um conceito denominado contrologia, ou seja, o controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo. Com os exercícios de contrologia a pessoa desenvolve o corpo uniformemente, corrige posturas erradas, restaura a vitalidade física, revigora a mente e eleva o espírito.

O Pilates é um método de condicionamento físico, terapêutico, preventivo e orientado, já que muitos movimentos foram desenvolvidos para ajudar pessoas que se recuperavam de algum problema de saúde, como no caso do próprio criador do método, que sofria de raquitismo, asma e febre reumática. Porém, tais movimentos podem ser intensificados de acordo com cada paciente para desafiar atletas experientes.

O primeiro pilar do método é alcançar um melhor funcionamento do corpo baseando-se no fortalecimento do centro de força, expressão que denomina a circunferência do tronco inferior, estrutura que suporta o resto do corpo. O centro de força – power house,  é definido como um cinturão anterior e posterior que se estende desde a base das costelas até a região inferior da pelve, ou seja, é uma contração muscular que deve ser mantida durante cada movimento dos exercícios.

Os limites do power house atingem a pelve fazendo com que o assoalho pélvico também participe dessa contração muscular, pois durante o trabalho expiratório, essa região deve ser solicitada e contraída voluntariamente junto com a imagem do umbigo colada a coluna lombar, associando a mesma à cada exercício.

Portanto, o Pilates poderá ser utilizado para a realização do fortalecimento da musculatura perineal e lombar, como forma de prevenção e tratamento para o aparecimento das disfunções pélvica-lombares e suas dores.

Sobre Sérgio Sureira Neto:

O fisioterapeuta Sergio Sureira Neto, formado pela Universidade Cidade de São Paulo, com Pós-Graduação em Fisioterapia Músculo-esquelética e especialização em Pilates Clínico, Pilates Studio, Treinamento Funcional e Gestante. É sócio-proprietário e diretor técnico da Reativittá - Conceito em Saúde.

3 comentários:

  1. Por Nina, fui a um médico especialista em endo ontem. O primeiro item da lista de mudanças que eu devo fazer é o pilates. Ele foi categórico nisso. Eu já fazia alongamentos e academia e agora vou fazer pilates.
    FORA DISPAREUNIA DE PROFUNDIDADE !!!!
    Beijos Carol!

    ResponderExcluir
  2. Olá Nina, tudo bem ?

    Muito boa a iniciativa de seu médico !

    Graças a Deus cada vez mais os médicos estão se conscientizando sobre a importância da atividade fisica especializada na prevenção, manutenção e redução das dores ocasionadas pela Endometriose.
    Boa sorte e não deixe de iniciar o Pilates assim que possível, pois você verá que os resultados são fantásticos !
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. NINA - Começo hoje o pilates, estou muito animada pois a endo atrofiou os músculos da vagina e região pélvica.
    Vai da tudo certo...esperançosa!!!
    Abraços.

    ResponderExcluir