sexta-feira, 13 de setembro de 2013

"SUPERANDO A ENDO INFERTILIDADE": CONGELAMENTO DE ÓVULOS PRESERVA A FERTILIDADE DA MULHER!!


imagem cedida por Free Digital Photos


Após explicar sobre os tratamentos de infertilidade, o doutor Hélio Sato aborda na coluna “Superando a Endo Infertilidade”, um dos métodos de “preservar a fertilidade feminina”: o congelamento de óvulos. É importante lembrar que a cada mês, a cada menstruação, a mulher perde um número grande de óvulos, os quais não serão mais repostos. Estima-se que a mulher nasce com cerca de 2 milhões de óvulos, mas já na primeira menstruação, esse número diminui para cerca de 300 a 500 mil. Porém, existe meios de suprir essa perda, como por exemplo, congelar os óvulos. E este é o tema do texto de hoje.

Aproveito para convidar todos os leitores a entrarem na nossa campanha "Seja do bem, vote pelo reconhecimento da endometriose”. Vote no A Endometriose e Eu", (passo a passo aqui), no prêmio TopBlog Brasil 2013, na categoria saúde pessoal. Vote no blog pioneiro em lutar não apenas pelo reconhecimento da endometriose como doença social, mas pelos nossos direitos, pela qualidade de vida das portadoras de endometriose, que passa fé, esperança, e que traz informações de qualidade e exclusivas do que acontece em todo o mundo em relação à doença. Ah, e não se esqueça inscreva-se para a Million Women March for Endometriosis (clique aqui). Beijo carinhoso!! Caroline Salazar


Preservando a fertilidade – congelamento de óvulos

Por Doutor Hélio Sato

No tocante às mulheres, os anos 1960 e 1970 foram marcantes com advento da pílula anticoncepcional, assim, passaram a ter a faculdade da decisão de ter filhos e em qual momento da sua vida. Estes acontecimentos associado aos resquícios da demanda forçosa de trabalho no período da 2a guerra mundial remeteram às facilidades de obtenção de trabalho e passaram a ter apoio de diversas escalas da sociedade, entidades religiosas e dos familiares para o ingresso na vida profissional.

Positivamente, muitas mulheres tornaram-se economicamente independentes dos homens e neste mesmo pacote adquiram todas as benesses desta nova circunstância. Porém, somaram o trabalho fora do lar aos tradicionais papeis de esposa, os cuidados domésticos e maternos. E, para melhor remuneração, buscaram formações acadêmicas, línguas estrangeiras e outros aperfeiçoamentos. Assim, a idade da constituição de uma nova família e de filhos progrediram de gerações a gerações.

No entanto, o potencial reprodutivo diminui com a idade e com a idade avançada da primeira gravidez, assim sendo, deparamos cada vez mais com a infertilidade que acomete principalmente as mulheres acima de 35 anos.

Resumidamente, a principal razão que leva a infertilidade com o avanço da idade é a perda continua dos óvulos que diminuem ao longo dos anos e infelizmente contrariamente aos homens não são repostos. Estima-se que a mulher inicia sua puberdade com a média de 300 a 500 mil óvulos, e, apesar da ovulação ocorrer na maioria das mulheres em apenas um óvulo em cada ciclo, são utilizados 400 a 500 deles, pois, os demais auxiliam na maturação deste óvulo dominante (o fecundado). Desta maneira, a reserva vai diminuindo progressivamente.

A reserva ovariana que pode ser avaliada por diversos exames, porém, os mais utilizados é a dosagem de FSH e estradiol no 2o ou 3o dia do ciclo, contagem de folículos antrais por meio do ultrassom e a dosagem do hormônio anti-mulleriano (AMH).

Soma-se, ainda, a perda da qualidade dos óvulos, pois, os óvulos são produzidos por meio da divisão igualitária dos seus cromossomos por meio do processo conhecido como meiose, isto é, o ser humano tem 46 cromossomos e para manutenção deste número, o óvulo deve conter 23 cromossomos e o espermatozóide 23 cromossomos. Porém, os óvulos são armazenados no ovário no início deste processo e com o avanço da idade esta divisão pode ocorrer incorretamente ficando assim 22, 24 cromossomos ou qualquer outro número díspar de 23. Assim, passa a existir a possibilidade de ter 45, 47 cromossomos ou qualquer outro número distinto de 46 no embrião que devido a esta anormalidade não se desenvolve ou quando se desenvolve o bebê nasce com alguma deficiência como a síndrome de Down, Patau, Edwards ou Turner.

Desta forma, muitas mulheres (vide tabela) optam pelo congelamento dos óvulos, pois, desta maneira, pode ocorrer a preservação de quantidade e qualidade dos óvulos por longo tempo e até este momento este prazo de conservação está indeterminado.

Principais indicações de congelamento de óvulos:
1. Baixa reserva ovariana;
2. Planejamento de gravidez após 35 anos;
3. Câncer ginecológico que possa piorar com a gravidez e possibilidade de gravidez após o término do tratamento;
4. Procedimentos que podem levar a diminuição da reserva ovariana como a retirada de tumores ovarianos, quimioterapia e radioterapia pélvica.


O processo de congelamento de óvulos é semelhante ao tratamento de fertilizaçãode in vitro afora o processo interrompe-se após a captação dos óvulos. Quanto à fertilização, pode ser feito com os óvulos frescos nas mulheres com relacionamento estável para a transferência posterior ou ser procedido posteriormente sem prejuízos no prognóstico de sucesso. 

2 comentários:

  1. Parabéns pela matéria, muito importante e esclarecedora.
    Muito sofrimento poderia ser evitado se aconselhassem o congelamento para
    portadoras de endometriose e pacientes pré quimio.
    Quanto custa em média o processo de congelamento de óvulos e qual a duração dos óvulos congelados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querida! Realmente, o congelamento pode evitar muito sofrimento às mulheres. Os valores depende muito de clínica para clínica, dentre outras coisas. Beijo carinhoso! Caroline Salazar

      Excluir