terça-feira, 29 de outubro de 2013

A PERDA SILENCIOSA DO RIM LIGADA À ENDOMETRIOSE - PARTE 1!

A partir de hoje iremos falar um pouco sobre a endometriose ureteral, que acomete os ureteres. Hoje damos início a uma série de artigos intitulados:  "A perda silenciosa do rim ligada à endometriose ureteral", um estudo de quatro renomados cientistas  que explica mais sobre este tipo de endometriose explicitados em alguns casos clínicos. Começamos com o de uma mulher de 36 anos com um longo histórico de hipertensão e infertilidade que foi submetida a laparoscopia exploratória em outra instituição, onde foi revelada endometriose extensa e que foi considerada como irressecável, ou seja, que não dava para remover com cirurgia. Mas, quando ela foi parar nas mão de bons cirurgiões, foi possível, sim, realizar a cirurgia. E, logo após a cirurgia, essa mulher conseguiu engravidar naturalmente.  Neste caso, relatado por especialistas está bem explicado o que falamos no blog há alguns anos: a importância de um profissional que entende não só de endometriose, mas que sabe operar muito bem por laparoscopia, a gravada chama-se, videolaparoscopia. E quando a cirurgia é gravada, a paciente tem de sair do hospital com o vídeo de sua operação em mãos.  

Já contamos no blog, a história impressionante da leitora Sabrina Petermann, de Brusque, Santa Catarina, que comoveu muitas pessoas, inclusive, especialistas, por conta da devastação que a endometriose causou dentro dela. Ela acabou perdendo um de seus ureteres e teve de passar a usar um artificial, além de ser submetida à plástica na vagina. Tudo isso porque quando recebeu o diagnóstico, 10 anos antes, não foi avisada pelo profissional que a diagnosticou,  que se ela não tratasse a doença, ela poderia tomar conta de seus órgãos. Muito em breve, ela vai contar o fim de sua história aqui, mas já adianto que  com o fim do tratamento, exatamente um ano após sua cirurgia, ela conseguiu engravidar por meio de fertilização in vitro e hoje é mãe de um casal de gêmeos. Ela conseguiu e outras dos casos clínicos que serão contados. Não podemos nunca perdera fé, é preciso manter sempre a esperança e continuar sempre perseverando rumo aos nossos sonhos para torná-los realidade. 

Entre para nossa campanha: "Seja do bem vote pelo reconhecimento da endometriose como doença social”. Vote no A Endometriose e Eu, no prêmio TopBlog Brasil 2013. Neste ano, cada pessoa tem duas chances de voto. É um voto por e-mail e outro com o facebook. Se você tiver email e facebook, vote com os dois, pois assim teremos mais chances. Clique no link (http://bit.ly/18wANh9) e dê o seu voto. A primeira opção é o voto por e-mail, onde no primeiro espaço você vai colocar seu nome e sobrenome e, no segundo, seu e-mail. Você clica na seta votar, que está à direita na cor laranja. É necessário validar seu voto em seu próprio e-mail, que você vai receber do prêmio TopBlog Brasil. Basta clicar no link que estará em seu email, e pronto, seu voto foi validado com sucesso! Na sequência aparece o F, em azul, do facebook. Clica na seta laranja, faça seu login e pronto. Voto validado com sucesso! Conto com a ajuda de todos vocês em votar e, em especial, em compartilhar meu pedido entre seus amigos. Afinal, como eu sempre disse: "a união faz a força e juntos somos mais fortes". O primeiro turno vai até o dia 9 de novembro. Aproveite para conhecer a linha de camisetas exclusivas que acabamos de lançar para espalhar a conscientização da endometriose. É a nossa conscientização fashion! Beijo carinhoso!! Caroline Salazar


A perda silenciosa do rim ligada à endometriose ureteral - parte 1:

Autores: Camran Nezhat, MD, Chandhana Paka, MD, Mona Gomaa, MD, Erica Schipper, MD

Tradução: Alexandre Vaz
Edição: Caroline Salazar

Endometriose ureteral é uma variante séria da doença que pode conduzir a obstrução do trato urinário com posterior hidroureter (nota do tradutor: distensão do tubo muscular que transporta a urina dos rins para a bexiga), hidronefrose (nota do tradutor: distensão do sistema urinário pelo impedimento da passagem livre da urina) e potencial perda da função do rim. O diagnóstico é ilusivo e depende grandemente da suspeita clínica já que a endometriose ureteral pode ocorrer nas formas de doença miníma ou extensa. A técnica cirúrgica para o tratamento varia, mas o objetivo é salvar e manter a função renal, diminuindo os efeitos da doença.

Descrição dos casos:

Descrevemos 3 casos em que foi documentada atrofia renal e perda da função com trabalho subsequente e intervenção cirúrgica.

Resultados:

Os casos ilustrados variam nas abordagens cirúrgicas adaptado para a cada caso de endometriose ureteral. Todos os casos foram tratados com recurso a laparoscopia.

Conclusão:

Endometriose ureteral, embora rara, pode ser complicada pela potencial perda da função renal. A suspeita clínica e avaliação pré-operatória pode ajudar com o diagnóstico e permitir um acompanhamento clínico multidisciplinar. A abordagem da cirurgia laparoscópica será baseada na extensão e localização da doença e poderá ser realizada com sucesso por um cirurgião laparoscópico muito experiente. 


Introdução:

A endometriose é uma doença inflamatória crônica que depende do estrogêneo e afeta de 6% a 10% das mulheres em idade reprodutora. É caracterizada pela presença de tecido semelhante ao endométrio, localizado fora da cavidade uterina. Existem três formas clinicas distintas: endometriose peritoneal, endometriose ovariana e lesões endométricas extragenitais.

Características histológicas comuns incluem glândulas endométricas e estroma (nota do tradutor: tecido de sustentação de um órgão), sangramento crônico e sinais de inflamação. Esse processo inflamatório leva a neurogênese (nota do tradutor: processo de criação de neurônios) e angiogênese (nota do tradutor: criação de novos vasos sanguíneos), tendo como resultado o favorecimento da sobrevivência do tecido endométrico.

Lesões solitárias podem ocorrer, mas a doença na sua forma grave resulta em aderências extensivas e distorção da anatomia que conduz a dor e possível infertilidade. Embora seja uma doença ginecológica comum, a localização em áreas distintas do peritônio, ovários e septo retovaginal ocorrem em cerca de 12% das mulheres com endometriose.

A endometriose pélvica pode não frequentemente envolver o sistema do trato urinário, em aproximadamente 1% dos casos, o que dá uma prevalência de 3,5 milhões de mulheres no mundo inteiro.

A bexiga é o órgão mais envolvido e a uretra o menos afetado. Dessas localizações da doença, a endometriose ureteral representa aproximadamente 10% do envolvimento genital-urinário, somando 350.000 mulheres no mundo todo.

Na endometriose , o envolvimento da uretra é geralmente limitado a um dos ureteres, tipicamente o esquerdo, e tem o potencial de causar obstrução do trato urinário, hidronefrose ureteral, e perda da função renal. Estima-se que 30% (próximo de 100 mil) das mulheres com endometriose ureteral terão entre 25% a 50% de perda de neufrônios (nota do tradutorestrutura microscópica capaz de eliminar resíduos do metabolismo do sangue) na hora do diagnóstico da endometriose ureteral e um número desconhecido terá perda do rim. Essa perda total de função renal é no entanto extremamente rara.

Descrições dos casos

Reportamos a nossa experiência com a endometriose ureteral resultando em perda cortical renal unilateral e subsequente, variando com as intervenções cirúrgicas. Foi obtido consentimento das pacientes para a inclusão nesse artigo.

Artigos Científicos:


Caso 1:

Uma mulher de 36 anos com um longo historial de hipertensão e infertilidade foi submetida a laparoscopia exploratória em outra instituição, onde foi revelada endometriose extensa que foi considerada como irressecável, ou seja, que não dava para remover com cirurgia.

Foi posteriormente diagnosticada com hidroureter e hidronefrose causados pela obstrução do ureter esquerdo, resultando em 15% de perda da função renal. Devido à menor funcionalidade do rim e à dor persistente, foi proposta uma nefrectomia (nota da editora: a retirada de um rim). No entanto, ela recusou e foi tratada com a inserção de um stent (nota do tradutor tubinho de malha) no interior do ureter e com Lupron (análogo de GnRH).

Um ano mais tarde, um ultrassom revelou uma nova massa adnexa (nota do tradutor: apêndice do órgão). Uma TAC (tomografia axial computorizada) revelou hidroureter e hidronefrose com diminuição da espessura do rim esquerdo. O ureter estava dilatado até ao bordo pélvico. Adicionalmente existia uma zona heterogênea estendendo desde a parede esquerda pélvica até ao útero, envolvendo os vasos internos e externos do ilíaco. Uma ressonância magnética confirmou os exames prévios. E um ultrassom renal concordante mostrou que não existia passagem no ureter esquerdo.

Dois meses mais tarde, a aplicação de outro stent no ureter não apresentou melhoras na hidronefrose esquerda. A paciente chegou na nossa clínica com dor crescente e inchaço no lado esquerdo inferior enquanto estava fazendo tratamento com heparin, o que levou a um tratamento laparoscópico para endometriose. No intra-operatório foram encontradas evidências de endometriose extensa, envolvendo o ilíaco esquerdo comum, ilíaco interno, vasos externos do ilíaco, plexo hipogástrico superior e inferior, e estreitamento do ureter distal por endometriose extrínseca.

Uma laparoscopia cuidadosa mas completa com ressecção de toda a endometriose visível foi levada a cabo com uma nefrectomia. Uma tal intervenção cirúrgica foi efetuada com base na dor persistente, infeções recorrentes do trato urinário, e a fraca probabilidade de que qualquer intervenção poderia resultar no restabelecimento da função renal.

A patologia mostrou endometriose espalhada e pielonefrite obstrutiva crônica (nota do tradutor: tipo de infeção do aparelho urinário) do rim esquerdo. Ela recuperou bem e conseguiu ter filhos naturalmente após a intervenção cirúrgica.

8 comentários:

  1. Eu tive hidronefrose no rim direito... Já tinha feito histerectomia e, seis meses depois, tive que retirar o rim direito! Um susto! Nunca imaginei passar por isto...

    ResponderExcluir
  2. ESTOU COM ENDOMETRIOSE NO RIM DIREITO,E JÁ FIZ HISTERECTOMIA,SINTO FORTES NO RIM DIREITO,E ME INDICARAM FAZER REPÓSIÇÃO HORMONAL ,TENDO DITO QUE JÁ FAÇO E TOMO TIBOLONA 2,5 NÃO SEI SE VAI RESOLVER JÁ TOMO ESSE MEDICAMENTO A 9 MESES,ESTOU COM MEDO...PRECISO DE UMA SEGUNDA OPINIÃO.POR FAVOR ME AJUDEM.

    ResponderExcluir
  3. Fui diagnosticada com síndrome nefrótica mas a anos tenho endometriose agora a nefro disse q meus rins estão normais pelo exame d urina de 24 horas mas faz 5 anos q tenho edemas pelo corpo todo minha menstruação e irregular foi um milagre ter minha filha foi gravidez d risco e hoje a 5 anos q só urino com lasix e higroton o que faço pra descobrir se a endometriose pode ser a causa dos meus rins estarem assim ??meus tornozelos nunca desincham e o abdômen também chego a fazer apenas um litro ou menos d urina por dia.por favor me ajudem!!!

    ResponderExcluir
  4. Fui diagnosticada com síndrome nefrótica mas a anos tenho endometriose agora a nefro disse q meus rins estão normais pelo exame d urina de 24 horas mas faz 5 anos q tenho edemas pelo corpo todo minha menstruação e irregular foi um milagre ter minha filha foi gravidez d risco e hoje a 5 anos q só urino com lasix e higroton o que faço pra descobrir se a endometriose pode ser a causa dos meus rins estarem assim ??meus tornozelos nunca desincham e o abdômen também chego a fazer apenas um litro ou menos d urina por dia.por favor me ajudem!!!

    ResponderExcluir
  5. Tenho sofrido há um bom tempo com infecções do trato urinário,hidronefrose e retenção urinária no ciclo menstrual.Não tive um diagnóstico preciso, os urologistas me prescreveram sonda urinária a cada 6 horas porque urino pouco, infelizmente não conseguir seguir esse tratamento por conta de intensas dores na uretra que é bastante estreita,então chego ao ponto de não urinar nada. É uma situação horrível! O nefro alertou que posso perder minha função renal.

    ResponderExcluir
  6. Estou bastante assustada com tudo isso,fazem 40 dias que descobri endometriose peritoneal, fiz uma colonoscopia hj, não constou alteraçoe,mas a suspeita que eu denha endometriose dentro da bexiga e subindo para os ureteres,pois pelo lado de fora,dentro do abdômen foi cauterizada, mas a dor persiste,toda vez que urino,sai sangue e pus no xixi,dores horríveis na altura da bexiga que se iradia pro lado esquerdo e costas,muita dor queimação ao urinar,queimação e que não alivia não é contínua.
    Deus sabe a dor que estou sentido,cansaço, fadiga.
    Minha pergunta é qual exame se faz pra detectar endometriose na bexiga e ureteres? É doloroso? E a preparação? Alguém pode por gentileza me dizer? Por que é o próximo passo que minha ginecologista cimentou em fazer,mas tenho que esperar a próxima consulta pra ela explicar mais, mas estou aflita,com dor e alguém poderia me explicar ou passar um pouco mais sobre!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite!! No dia 18/10/2017 passei por uma cirurgia de endometriose profunda por videolaparoscopia.Antes disso comecei com fortes dores e hemorragia que nenhum médico sabia dizer o porquê,eu procurei meu ginecologista e ele passou primolut Nor só que mesmo assim o sangramento só diminuía não passava,fui procurar um cirurgião geral que diagnosticou a endometriose e resolveu arriscar a cirurgia.Para a surpresa dele a endometriose estava no meu ovário esquerdo e no ureter esquerdo por isso as dores.Conclusao se esse médico não arriscasse eu iria perder meu ureter.Entao insista com seu médico porque essa doença não é simples como eles pensam .

      Excluir
  7. A uma semana tive hidronefrose esquerda e agora vou fazer a 3 cirurgia de endometriose por conta do cisto hemorrágico e dos endometriomas que estão apertando o rim e o ureter 😖

    ResponderExcluir