domingo, 20 de outubro de 2013

"SAÚDE & BEM-ESTAR": OS BENEFÍCIOS DO PILATES NO DESEMPENHO SEXUAL!!

imagem cedida por Free Digital Photos

Após os benefícios dos Pilates para o assoalho pélvico, o fisioterapeuta Sergio Sureira fala sobre a prática do Pilates versus a relação sexual. Quem faz Pilates pratica mais que uma atividade física. E eu falo isso por experiência própria. Sempre tive o sonho de realizar esta atividade física, sempre escutei falar que o Pilates faz bem para o corpo e para a mente, mas não imaginava quanto essa máxima dos adeptos realmente poderia ser verdade. Eu já tinha feito Pilates solo e até yoga, mas Pilates com aparelhos ainda não. Seis meses após a primeira aula falo que vale muito, muito mesmo fazer. Além de fazer bem ao corpo, faz um bem danado à nossa cabeça. E manter corpo e mente sadios é muito, muito importante para nós, endo mulheres. Sem contar a disposição que passamos a ter após o início desta atividade. Além do tônus muscular, a pratica regular de Pilates nos dá mais disposição, mais concentração e até mais equilíbrio. Tudo que nós precisamos ter para ficarmos bem. Sem contar a respiração, dentre muitos outros benefícios.  Às leitoras que tiverem sugestões de artigos para a coluna, é só deixar aqui no comentário, pois todo mês o fisioterapeuta Sergio Sureira Neto vai escrever sobre um tema relacionado ao Pilates e à endometriose.

Entre para a nossa campanha: "Seja do bem vote pelo reconhecimento da endometriose como doença social”. Vote no A Endometriose e Eu, no prêmio TopBlog Brasil 2013. Neste ano, cada pessoa tem duas chances de voto. É um voto por e-mail e outro com o facebook. Se você tiver email e facebook, vote com os dois, pois assim teremos mais chances. Clique no link (http://bit.ly/18wANh9) e dê o seu voto. A primeira opção é o voto por e-mail, onde no primeiro espaço você vai colocar seu nome e sobrenome e, no segundo, seu e-mail. Você clica na seta votar, que está à direita na cor laranja. É necessário validar seu voto em seu próprio e-mail, que você vai receber do prêmio TopBlog Brasil. Basta clicar no link que estará em seu email, e pronto, seu voto foi validado com sucesso! Na sequência aparece o F, em azul, do facebook. Clica na seta laranja, faça seu login e pronto. Voto validado com sucesso! Conto com a ajuda de todos vocês em votar e, em especial, em compartilhar meu pedido entre seus amigos. Afinal, como eu sempre disse: "a união faz a força e juntos somos mais fortes". O primeiro turno vai até o dia 9 de novembro. Aproveite para conhecer a linha de camisetas exclusivas que acabamos de lançar para conscientização da endometriose para a sociedade. É a nossa conscientização fashion! E junte-se a nós na Milhões de Mulheres Marchando contra a Endometriose, a marcha mundial americana que será realizada em 25 países, e o Brasil está dentro. Faça sua inscrição aqui e junte-se a nós. Beijo carinhoso!! Caroline Salazar


Os benefícios do Pilates versus o desempenho sexual

Por Sergio Sureira Neto

Os benefícios da prática de Pilates versus o desempenho sexual já são comprovados por estudos. O Pilates é uma atividade que trabalha especialmente com os músculos da região pélvica e proporciona melhor condicionamento respiratório. Por isso, os adeptos da prática passam a ter mais disposição durante as relações sexuais.

Quem pratica Pilates regularmente adquire maior flexibilidade muscular global, fortalecendo regiões como o assoalho pélvico e o abdômen, que dão mais mobilidade às articulações. Com isso há uma melhoria na execução dos movimentos que, associada ao trabalho de força, ocasiona movimentos mais eficazes durante o sexo, melhorando o desempenho sexual de uma forma geral.

Com a parte central do corpo fortalecida, que além do abdômen e do assoalho pélvico, inclui a parte interna da coxa, os movimentos se tornam mais fortes, intensos, o que leva a maior durabilidade da relação sexual, além de proporcionar orgasmos mais intensos.

O Pilates também beneficia os homens que têm dificuldade de ereção, já que eleva o fluxo sanguíneo de seus adeptos. Com o trabalho de fortalecimento da musculatura interna da região pélvica, conseguimos melhorar o aporte do sangue e a sustentabilidade muscular (endurance) necessária para que ocorra o processo de ereção e a manutenção da sensação de prazer por um período maior.

Além disso, os exercícios de Pilates requerem respiração profunda e tranquila. O treinamento para manter a inspiração e a expiração da prática leva a uma maior oxigenação do sangue, processo extremamente importante para que os músculos possam obter uma contração de uma forma mais eficiente. Mais um benefício que auxilia na melhoria da relação sexual.

Não devemos esquecer também que como toda atividade física, o Pilates ocasiona a liberação de endorfina (substância que atua como espécie de analgésico, pois ocasiona a redução de dores em nosso corpo) e de serotonina (substância que está aliada ao humor e ao prazer), as quais contribuem para a diminuição do estresse, que por sua vez propicia uma sensação de bem-estar ao nosso corpo, que certamente contribui para deixar a pessoa mais sensível aos estímulos sexuais, melhorando assim sua percepção corporal.

Por fim, o sexo exercita mais a mente que o corpo. A concentração, outro grande benefício para àqueles que praticam o Pilates regularmente, pode elevar a experiência sexual. Sendo assim, os benefícios do Pilates para a vida sexual não são necessariamente só físicos. Afinal, o alemão Joseph Pilates, idealizador da técnica, assegurava que seu método tem cinco pilares básicos: concentração, controle, centralização, fluidez e respiração, e que eles podem sim ser decisivos para intensificar a vida sexual.

Sobre Sérgio Sureira Neto:

O fisioterapeuta Sergio Sureira Neto, formado pela Universidade Cidade de São Paulo, com Pós-Graduação em Fisioterapia Músculo-esquelética e especialização em Pilates Clínico, Pilates Studio, Treinamento Funcional e Gestante. É sócio-proprietário e diretor técnico da Reativittá - Conceito em Saúde.

Um comentário:

  1. Muito bom o artigo Sérgio! Um tema pouco tratado com relação ao método pilates, merece maiores estudos.

    Sou educador físico e trabalho com pilates há 10 anos, para quem pretende fazer um curso de capacitação em pilates é só acessar:

    www.unipilates.com.br

    Abraços!

    ResponderExcluir