segunda-feira, 24 de março de 2014

"A VIDA DE UMA ENDOMAMÃE": DA 17ª À 22ª SEMANA DE GRAVIDEZ E AS MUDANÇAS NA GESTANTE E NO FETO!!

imagem cedida por Free Digital Photos


Em mais uma "A Vida de uma EndoMamãe", continuamos a descobrir as mudanças no corpo da gestante e no do feto com nossa querida Tatiana. Só não sabemos ainda o sexo do bebê, porque nossa endomamãe quer surpresa. Como já tem um casal, logo que soube da gravidez, já decidiu esperar o parto para descobrir se é menino ou menina! Pensei que ela mudaria de ideia ao decorrer dos meses, mas até agora nada. Enquanto isso vamos nos aventurando em ver como realmente a natureza é sábia! É impressionante o progresso semanal do feto. Que momento mágico! 

Aproveito para agradecer, mais uma vez, a todos que votaram no A Endometriose e Eu no prêmio TopBlog Brasil 2013. Pelo segundo ano consecutivo estamos na final! E isso só foi possível, mais uma vez, graças a união de todos. "A união faz a força e juntos somos mais fortes!" Ansiosa à espera do dia 26 de abril, dia da cerimônia da premiação. Enquanto isso te espero também no programa EndoMulheres, nosso novo canal de informação sobre endometriose na WEBTB Profissão Saúde. Beijo carinhoso!! Caroline Salazar


Por Tatiana Furiate

Desculpa o meu sumiço, mas por conta da coordenação da Marcha Mundial contra a Endometriose, a Milhões de Mulheres Marchando contra a Endometriose em São Paulo, meu tempo ficou cada vez mais restrito. Esse bebê está crescendo e se desenvolvendo cada vez mais. E ainda tive alguns contratempos, como por exemplo, uma infecção urinária que me fez correr para o hospital, pois já estava tendo contrações. Chegando lá, ao fazer o exame de toque, a médica sentiu esse pequeno forçando meu colo uterino, e acredite, ele estava encaixado!

Agora o espaço da barriga está ficando apertadinho para ele ou ela... Esse calor esta acabando comigo, estou inchando muito... Mas tudo vale a pena, nós nos esquecemos de tudo isso quando vemos pela primeira vez a carinha mais linda desse mundo. O sentimento de amor aflora de uma forma divina.

Além da infecção apareceu algumas pedrinhas num dos rins. Quando estamos grávidas a chance de desenvolver essa alteração aumenta muito. Mas, enfim, fui medicada e fiz repouso, mas ainda não estou podendo abusar muito!!!

Agora vamos falar do desenvolvimento semanal:

17ª semana de gravidez: O feto ganha novas camadas de tecido adiposo, fundamental para manter a temperatura e o metabolismo. Cuidado com o aparecimento de estrias nos seios e na barriga. O uso de óleo de amêndoas e rosa mosqueta podem ajudar na prevenção. Pode aparecer também uma linha mais escura na altura do umbigo. É a linha nigra, que costuma desaparecer após o nascimento. A partir dessa semana, o feto começa a ganhar novas camadas de tecido adiposo (gordura), que será fundamental para a manutenção da temperatura e metabolismo do corpo. Agora a quantidade de água no corpo dele é de 89g e a de gordura 0,5g. Ao nascimento, o tecido adiposo será equivalente a aproximadamente 70% do peso total do bebê. Ele mede da cabeça ao bumbum, cerca de 11-12 cm e está pesando aproximadamente 100g, o dobro de duas semanas atrás!

Mudanças no seu corpo: o fundo do útero está quase bem pertinho do umbigo; as estrias podem começar a aparecer, tanto nos seios quanto na barriga, devido ao estiramento rápido da pele. O uso de óleos de amêndoa e rosa mosqueta podem ajudar na prevenção. Não se assuste se perceber a presença de uma linha mais escurecida na altura do seu umbigo. É a linha nigra que costuma desaparecer depois do nascimento do bebê. Mudanças importantes estão acontecendo com outros órgãos do seu corpo para se adaptar à sua nova realidade: sua coluna lombar começa a se projetar para trás enquanto a barriga vai mais para frente, o que pode provocar algum desconforto nas costas; seu coração ganha capacidade para atender as exigências do bebê; a gengiva e o nariz podem sangrar, devido ao aumento da circulação do sangue no seu corpo e as dificuldades para respirar aumentam pela compressão dos pulmões. Mas atenção: se aparecer qualquer sintoma diferente do habitual ou que esteja provocando qualquer tipo de desconforto maior, não deixe de avisar seu médico!

18ª semana: Começa oficialmente o quinto mês de gestação. O bebê já pode ter chegado a 14 centímetros de comprimento (se medido do alto da cabeça até o bumbum), e já é capaz sentir e ouvir.  Agora tudo o que ele consegue ouvir é a batida do seu coraçãozinho e os sons produzidos pelo seu sistema digestivo, mas, em breve, vai identificar também barulhos fora do útero, inclusive, a voz da mamãe. Se for menina, o útero e as trompas já estão formados; se for um menino, os genitais já são visíveis.


19 ª semana: O feto mede por volta de 15 centímetros (da cabeça até o bumbum) e já pesa aproximadamente de 240 gramas. O bebê já começa a engolir o líquido amniótico, e os rins continuam produzindo urina. O cabelo está começando a aparecer. O desenvolvimento sensorial chega ao auge a partir desta semana. Os neurônios ligados a cada um dos sentidos -- paladar, olfato, audição, visão e tato -- estão se desenvolvendo em suas áreas específicas do cérebro. A produção de células nervosas diminui, e as células já existentes aumentam de tamanho e formam conexões mais complexas. As meninas já tem mais ou menos 6 milhões de óvulos nos ovários. Quando nascer, esse número terá diminuído para cerca de 1 milhão. Metade da gestação, estamos próximos.

20 ª semana: O bebê está ganhando peso, e pode medir cerca de 17 centímetros (do alto da cabeça até o bumbum), sem contar as pernas, que costumam ficar bem flexionadas. Uma substância espessa e gordurosa, chamada verniz caseoso ou vérnix, envolve todo o bebê e é o responsável por proteger a pele da imersão no líquido amniótico. Essa camada também ajuda no parto normal. O bebê está engolindo mais líquido, já fazendo um bom treino para o sistema digestivo. Depois de beber esse líquido, o corpo do bebê absorve a água e transfere o restante para o intestino grosso. O curso pré-natal é uma boa dica para as mamães se prepararem para o parto e conhecer suas opções. Mesmo que você não seja marinheira de primeira viagem, esse tipo de aula pode trazer novas contribuições. É bom se planejar para já ter concluído o curso de gestante com 37 ª semanas, quando o trabalho de parto poderá começar a qualquer momento. A partir deste período é importante a ingerirmos ferro suficiente na alimentação. Seu bebê precisa dele para produzir glóbulos vermelhos, dentre outras coisas.

Mudanças no seu corpo: O útero chega até o umbigo, e deve crescer cerca de um centímetro por semana. Essa medição é feita pelo médico com fita métrica nas consultas. A partir deste período já começamos a distinguir os chutes e as cambalhotas do bebê. Para algumas mulheres demora um pouco mais.

21 ª semana: O feto agora pesa cerca de 360 gramas e mede aproximadamente 27 centímetros no total -- a partir desta semana a medição passa a ser feita do alto da cabeça até o calcanhar. As sobrancelhas e pálpebras estão prontas e as pontas dos dedos já têm unhas. Pode parecer inacreditável, mas seu bebê já é capaz de ouvir ao que a mãe fala. Por isso você pode conversar com ele sem medo de se sentir boba. Vale até cantar e ler histórias.

22 ª semana: Seu bebê é agora uma versão mais magrinha de um recém-nascido. Ele pesa cerca de 430 gramas, e mede um pouco mais que 27 centímetros no total. O corpo do bebê tem as proporções certas, mas ele ainda vai ter de engordar bastante. Enquanto isso não acontece, a pele fica enrugada. Os lábios e os olhos estão formados, embora a íris (a parte colorida do olho) ainda não tenha pigmentos. O pâncreas, essencial para a produção de hormônios, continua se desenvolvendo.  Os primeiros sinais dos dentes já aparecem, debaixo da gengiva.  Mamães já devem ter  engordado entre 5 e 7 quilos. A partir de agora, o aumento de peso deve ser de pouco mais de 200 gramas por semana. Pode ser que apareçam vontades súbitas de comer alguma coisa, e você pode notar um aumento na secreção vaginal, embora sem a presença de sangue. As duas coisas são normais na gravidez.

Se quiser falar comigo, deixe seu recado aqui! Um beijo carinhoso!


Nenhum comentário:

Postar um comentário