domingo, 4 de maio de 2014

DR DREW PINSKY DIZ EM SEU PROGRAMA DE RÁDIO QUE ENDOMETRIOSE É DISTÚRBIO "SACO DE LIXO" E CAUSA REVOLTA ENTRE PORTADORAS E MÉDICOS NO MUNDO TODO!!

Partindo da premissa do blog mais completo do mundo sobre endometriose escrito por uma portadora, e o único do Brasil de cunho internacional, o A Endometriose e Eu traz ao conhecimento do público brasileiro, o que um médico ignorante e sem conhecimento da endometriose pode falar a respeito da doença. O médico em questão é um médico-celebridade que tem programa de rádio nos Estados Unidos. Simplesmente, o doutor Drew Pinsky disse que a endometriose não  é doença, mas sim um diagnóstico "saco de lixo" e que a noiva do telespectador em questão deve ter sido abusada sexualmente e que ela precisa procurar um psicólogo. Ou seja, chamou a noiva do espectador de louca e mentirosa em rede nacional. O diálogo, de apenas 3 minutos, causou revolta entre as portadoras do mundo todo, em especial, entre os especialistas que dedicaram suas vidas a estudar uma doença tão complexa que é a endo, e a tratar mulheres com endometriose. 

Os especialistas escreveram cartas e gravaram vídeos de repúdio a esse médico-celebridade, enquanto, as portadoras criaram páginas contra esse que se diz médico. Médico? O que mais me admira é esse noivo ter acreditado neste homem. Antes se eles tivessem ficado calados, pois, ao invés de ajudar, doutor Drew bagunçou ainda mais a situação do telespectador. Eu prefiro usar poucas palavras, e deixar os comentários adicionais, ao endomarido Alexandre, que sabe muito bem como é viver ao lado de uma endomulher. Ele escreve bravamente sobre este triste episódio. E, atenção, mulheres: ao se depararem na vida real com um médico desse tipo, saiam correndo sem olhar para trás. Nossa missão é informar com veracidade e com ética para salvar vidas das endomulheres no Brasil e no mundo todo! Um beijo carinhoso!! Caroline Salazar


Tradução: Alexandre Vaz

Edição: Caroline Salazar


No dia 24 de abril de 2014, um homem ligou para o programa de rádio Love Line (Linha Amorosa) do doutor Drew Pinsky, contando o caso de sua noiva que sofre com vários problemas de saúde e que estão lhe causando muita dor. A conversa é a seguinte:

Espectador: Minha noiva tem um monte de diagnósticos. Ela tem CI, endometriose, intolerância a lactose. Ela não possui o revestimento do estômago. Quer dizer, um monte de coisas.

Mike: Não possui o revestimento do estômago? Isso é real Drew? Pode existir um caso assim?

Dr. Drew: Não. E confere aí, quando fala em CI é cistite intersticial? (nota do tradutor: síndrome clínica que atinge o sistema urinário inferior, causando sintomas urinários e dor pélvica, também conhecida por síndrome da bexiga dolorosa).

Espectador: Sim.

Dr. Drew: Todas essas doenças que você descreveu são o que chamamos de distúrbios funcionais. Tudo o que você mencionou são coisas que atualmente não são patologias percetíveis. São justamente o que chamamos de diagnóstico “saco de lixo”. Quando você não consegue pensar em mais nada, vai e fala “oh, você tem isso”. Então, isso me faz pensar porque ela está tão somaticamente preocupada que fica consultando médicos o tempo todo com dor e sintomas urinários, sintomas de saúde e tudo isso. E ainda me faz pensar se ela foi abusada sexualmente quando estava crescendo.

Espectador: Bom, ela... curioso o senhor falar disso. Na verdade ela quase recusou ir em um médico até que eu implorei para ela ir, pois a dor era imensa. Nos 3 anos em que estamos juntos ela apenas consultou o médico talvez umas duas vezes.

Dr. Drew: E ela obteve quatro diagnósticos diferentes em duas visitas? Isso é bem complicado de acontecer.

Espectador: Bom, muitos dos médicos que ela consultou foi antes de estarmos juntos, mas sim ela...

Dr. Drew: Ela foi em muitos médicos antes de lhe conhecer.

Espectador: Ela...

Dr. Drew: Acredite em mim, ela foi em muitos médicos antes de vocês se conhecerem para obter esses diagnósticos. Ela sofreu abuso sexual quando estava crescendo?

Espetador: Sim. Não quando estava crescendo, mas...

Dr. Drew: Ok, como por mágica, espere, aguenta aí. Espere um minuto.

Emily: Demorou uns 16 minutos para falar sim.

Dr. Drew: Quando as pessoas têm dor inexplicável, especialmente dor pélvica, isso é chamado de transtorno somatoforme, e a única forma que o corpo dela, que esteve sofrendo durante essas experiências iniciais nos indicar isso através de uma história de horror é através da dor. Ela precisa mesmo consultar um psicólogo, não um urologista. Entende o que eu estou falando?

Espectador: Ok.

Dr. Drew: Faça isso. Essa situação é real.


Comentários do tradutor:

Toda essa conversa demorou uns 3 minutos. Nesses três minutos, o Dr. Drew Pinsky conseguiu colocar dúvidas suficientes na cabeça do noivo dessa mulher sobre o seu estado mental, zombar do sofrimento dessa mulher, citar aconselhamento médico incorreto e rir do abuso sexual que ela sofreu anteriormente, como se estivesse em um concurso de televisão.

Como mulher que sofre com endometriose, adenomiose, cistite intersticial, doença de Hashimoto e síndrome de ovários policistos , já tive de lidar com bastantes profissionais de medicina que recusaram acreditar em meus diagnósticos, me trataram como louca, ignoraram minha dor e desvalorizaram as minhas experiências.

A diferença entre todos eles e o Dr. Drew, é que esse médico fez a sua carreira a partir da educação do povão em assuntos médicos através de um programa de rádio nacional e vários shows de televisão. A sua ignorância, tristemente, está indo muito além do seu consultório.


Em resposta às suas ações, irei escrever uma carta aberta ao Dr. Drew Pinsky pedindo que reavalie a sua posição, estude mais e corrija o mal causado através do seu programa de rádio.

Todo esse relato foi escrito pela Neleke em um grupo de endometriose onde eu participo. Isso me despertou a atenção e corri atrás da veracidade dessa história. O que achei não é de admirar. Surgiu uma legião de mulheres querendo soltar os cachorros em cima do homem. É incrível que a conduta de um médico possa ser essa. Fazer diagnóstico de um paciente que não é dele, sem olhar exames, através do relato do noivo, e tudo isso em um programa de rádio, devassando a privacidade da paciente. Para os que ainda não perceberam, isso aconteceu nos Estados Unidos. Como é possível que alguém com um diploma de medicina faça tudo isso em 3 minutos? A grosseria desse homem ultrapassa o inimaginável. Nem sei o que é pior, de tão ruim que é tudo o que ele consegue fazer em tempo record.

Mas não vou ficar apenas pelas minhas palavras e da Neleke. Tem um outro comentário muito interessante de alguém que faz muitos anos se dedica à endometriose. Seu nome se tornou bem conhecido recentemente, Camran Nezhat. Foi dele a iniciativa da marcha Milhões de Mulheres Marchando contra a Endometriose, que no Brazil teve a Caroline como capitã. Vamos olhar esse comentário:

“Chegou no nosso conhecimento que foi falado que a endometriose é um diagnóstico saco de lixo e que não é uma patologia percetível. Esse é o tipo de equívoco dentro da comunidade médica que precisa ser afastado. É um mau serviço para milhões de mulheres por todo o mundo que estão sofrendo com dor, infertilidade e falência de orgãos devido à endometriose. A endometriose tem patologia e não é um diagnóstico saco de lixo.

Camran Nezhat MD
Farr Nezhat MD
Ceana Nezhat MD
Azadeh Nezhat MD”

Para os que entendem inglês, fica aqui o link para o programa de rádio onde poderão escutar o Dr. Drew. Pelo tom de voz quase dá pra imaginar ele pulando de alegria quando acerta na questão do abuso sexual. É tão ruim que precisa ser mostrado, porque esse tipo de atitude pode acontecer em consultórios, longe da vista do grande público. Eu mesmo já me segurei para não entrar no consultório de um médico quando minha esposa saiu lavada em lágrimas após escutar vários impropérios. Minha vontade era ter quebrado todos os dentes do infeliz. Talvez assim o dentista a que ele teria de recorrer tivesse chance de zombar dele também.

O mesmo tipo de atitude é usada aqui quando ele entrevista a atriz Jennifer Esposito, portadora de doença celíaca. Ele explora a mediatização, querendo fazer o show e não estando nem aí para a doença ou mostrando qualquer conhecimento para além de curiosidades que podem ser encontradas em reportagem de revista cor de rosa, e que ainda por cima não estão corretas. Esse outro caso é mostrado não com o intuito de derrubar o Dr. Drew, isso ele já faz muito bem sozinho, mas para ilustrar a forma arrogante como muitos médicos se comportam.

A comunidade médica internacional se pronunciou, vários médicos especialistas emitiram respostas a esse infeliz episódio, mas são demasiado numerosas para colocar aqui. No entanto, faça uma busca na televisão e tente encontrar o caso relatado.

A minha esperança é que muita gente tome consciência de que médico não tem o direito de desvalorizar o sofrimento do paciente, não pode ofender, não pode devassar a vida de ninguém. Eles são muito bem pagos para fazerem o seu trabalho (caso de especialistas). Quem está pagando é o paciente. Exija respeito. Mesmo que você tenha pouca instrução, não se deixe manipular. A vida pode te obrigar a ser pobre, pouco instruído, mas trouxa não, isso só nós podemos permitir.

Uma palavra para os companheiros. Como marido de uma portadora eu sei o que é o massacre de viver com essa doença. A correria de um lado para o outro, o monte de médicos, a falta de respostas, remédio que não acaba mais, a diminuição da qualidade de vida do casal... tem vezes que a gente até para de pensar. Mas que isso não faça com que cometam o mesmo erro desse rapaz. Ele permitiu que sua noiva fosse humilhada publicamente. Mesmo que a chamada seja anônima, se ela assistir o programa, vai reconhecer o seu caso. Ela já sofre demais, não precisa ser arrastada na lama por um médico em um programa de rádio nacional, e ainda servida de bandeja pelo próprio noivo. Fragil como está, ele deveria ser o rochedo dela. Eu peço a Deus que essa moça não tome conhecimento disso, apesar de ser quase um contrasenso por estar divulgando o caso aqui também. A repercursão está tão forte nas comunidades de endometriose pelo mundo inteiro que acho ser um mal menor. Por isso fazemos a nossa parte para tirar o pouco de bom que pode existir nisso, a denúncia do comportamento médico totalmente não-ético.

E para os médicos, saibam do que vão falar antes de abrir a boca. Se atualizem. Muito provavelmente o conhecimento sobre a endometriose e outras doenças já é bem diferente e mais avançado do que quando fizeram o curso. Sejam humildes e reconheçam que não dominam tudo. Estetoscópio é para usar nos ouvidos, não no alto da cabeça como se fosse auréola. Mas para quem usa um dos dispositivos mais sensíveis que existe para ajudar a ouvir, muitos médicos têm uma surpreendente dificuldade em escutar seus pacientes.

Um comentário:

  1. Em 3 minutos ele prestou um dos maiores desserviços a todos (portadoras da endo e aos demais que precisam de informação abalizadas), já ouvi muita ignorância de médicos e inferneiras mas esse ultrapassou todos os limites .... Espero que o canal de radio tenha a dignidade de retirar esse ser da programação #sentindonauseaserepudio!!

    ResponderExcluir