terça-feira, 19 de julho de 2016

"GESTAÇÃO DO CORAÇÃO": AS CONTRAÇÕES DE TREINAMENTO DO PARTO DE ANE!

Imagem cedida por Free Digital Photos

É com muita emoção que editei esse texto da coluna "Gestação do Coração", da nossa querida colaboradora-voluntária Ane. As primeiras contrações de Ane, as de treinamento, já começaram. Só quem está há muito tempo à espera de um filho é que sabe a emoção que Ane e Paulo estão sentindo neste momento. Filho é filho e é impressionante como coração de mãe sabe quem é quando nem mesmo ainda o conhecemos. Isso vale para gestação biológica e também a do coração. Não tenho muitas palavras para escrever, a não ser dizer a gratidão que sinto por compartilhar de mais uma emoção da vida deste casal que eu amo muito. Com vocês nossa mais nova endomamãe! Beijo carinhoso! Caroline Salazar

As contrações de treinamento do meu tão sonhado parto do coração.

Por Ane Bulcão
Edição: Caroline Salazar

Neste mês de julho completamos um ano de gestação do coração, e posso dizer que este é um dos textos mais especiais que escrevo. Nossas contrações já começaram. A princípio estou nas contrações de treinamento, assim posso chamar. Mas tenho certeza que nosso filho já foi escolhido por Deus e está chegando. Desde que entramos para a fila do Cadastro Nacional de Adoção - CNA estamos numa grande expectativa de que o processo avance o mais rápido possível. E as coisas acontecem naturalmente no tempo certo, e quando menos a gente esperava começaram as contrações de treinamento. Eu e meu esposo estávamos num retiro espiritual de nossa igreja quando encontrei uma grande amiga missionária, que comentou comigo que tinha visto no facebook que estou adotando. Confirmei a ela esse nosso desejo. E aí ela falou que estava apadrinhando uma criança que e que se enquadrava no perfil que escolhemos. Porém, a idade estava um pouco acima daquela que estipulamos (sete anos e meio). Mas nosso contato foi muito rápido e ficou nisso mesmo. Passados alguns meses, como de costume, em minhas orações diárias pelo nosso(a) filho(a) comecei a pensar na conversa com minha amiga missionária. Continuei em oração, e, de repente, uma outra amiga que está em outro estado também me falou dessa mesma criança e como não acredito em coincidência, mas sim em provisão divina, conversando com meu esposo, resolvemos conhecer a criança.

Quero citar um texto de autor desconhecido que li num dos blogs de apoio à adoção que participo: “É possível ser mãe sem nunca ter gerado. É possível gerar e nunca chegar a ser mãe. Eu escolhi ser mãe, gerar ou não, nunca vai me tirar a maravilhosa missão da maternidade”, pois bem, essa frase me resume, sempre disse que o que eu quero é ser mãe, não necessariamente engravidar. 

Eu e Paulo decidimos viajar à cidade onde ele está, no interior de São Paulo, cerca de 660 km de distância da capital, onde moramos, para conhecê-lo. E esse foi o momento das primeiras contrações, era o mês de maio e já estávamos com 10 meses de gestação do coração. No nosso ultrassom soubemos que é um garotinho, super saudável, tem nove anos e é surdo. A essa altura eu já tinha me derretido toda, afinal de contas há 11 anos aprendi a Língua Brasileira de Sinais – Libras - e hoje sou especialista e trabalho na área. Deus em sua imensa sabedoria conduz tudo conforme seus planos. Ao chegarmos ao abrigo onde ele está meu coração ficou muito acelerado, minhas mãos começaram a suar, estava num misto de nervosismo e alegria, afinal, era meu primeiro momento com o meu tão sonhado filho. Dentro de mim algo já dizia que era ele. Iríamos nos ver pela primeira vez.  Quanta ansiedade! 

Paulo estava ainda mais apreensivo do que eu porque ele não sabe Libras e tinha receio que o menino só ligasse pra mim e nem desse bola para ele. Porém ele (nosso filho) também não sabe totalmente a língua, está aprendendo ainda. Tive que fazer um grande esforço para não me desmanchar em lágrimas a primeira vez que o vi e o abracei, por recomendação dos profissionais envolvidos no processo. Tendo em  vista o histórico do menino tão trágico quanto o de qualquer outra criança que se encontra em abrigo, porém com o agravante da sua condição de surdez que por tal motivo ele desde pequeno foi abandonado e foi crescendo sem ter noção do que é ser uma família constituída por pai, mãe e filhos. Como dizem por aí que coração de mãe não se engana, desde que soube dele, mesmo sem conhece-lo pessoalmente que meu coração ardeu de amor por esse serzinho tão desprotegido. 

Passamos dois dias maravilhosos com nosso filho, e graças a Deus, também percebemos que fomos adotados por ele. Vou chamá-lo de Marco, uma criança adorável, cheia de energia e de disposição que simplesmente nos amou. Seus olhinhos tão vivazes se encantaram por meu esposo. Nossa como ele nos abraçava e beijava o tempo todo, foi muito lindo e emocionante. Em nosso último dia a despedida foi muito difícil para nós três, choro de todo lado, pois não queríamos ter que deixá-lo naquele lugar, mas como disse estamos ainda nas primeiras contrações, nas de treinamento, e ainda preciso entrar em trabalho de parto, sentir as contrações reais de um parto. Essas primeiras contrações acontecerá neste mês de julho, no nosso segundo encontro. A burocracia é muito grande e existem alguns passos a serem seguidos até que consigamos a guarda provisória para então depois um tempo determinado pelo juiz obtermos a guarda definitiva. É assim mesmo, o processo é burocrático e em alguns momentos chato, mas se faz necessário, cada caso é um caso, não dá pra dizer que será rápido ou demorado porque depende muito mais dos agentes que estão envolvidos nos tramites.

Fomos ao Fórum na cidade de Marco e em entrevista com as psicólogas confirmamos que realmente queremos seguir com o processo adoção dele. Nosso próximo passo é o processo de aproximação que consiste em irmos novamente lá na cidade nesse período de férias para ficarmos cinco dias com ele e depois ele vem conosco e fica cinco dias na nossa casa. Passados esses cinco dias ele volta ao abrigo e seremos todos avaliados sobre como foi esses dias de convivência. Será marcado mais outros dois ou três encontros para enfim sair a autorização da guarda provisória que pode levar de seis meses até dois anos. Tudo vai depender do que o juiz decidir, e aí sim acontecerá o nosso tão sonhado parto. Então é isso meninas, estou em estado de graça! Feliz da vida porque aprouve ao Senhor nos presentear com um príncipe, filho amado que em breve chegará de vez para inundar nossas vidas de amor e alegria. 

A minha luta com a endometriose continua. Fiz a ressonância magnética e o resultado deu que agora a doença está no útero (adenomiose). As dores continuam persistentes, mas eu não me queixo, a vida é muito linda e breve pra eu ficar reclamando. Eu já disse para vocês em outro momento que decidi não permitir que a endometriose me roube a alegria de viver, não estou com isso querendo tripudiar ou desdenhar da dor e do sofrimento que muitas de nós sentimos, o que quero dizer é apesar de ter endometriose não vivo cativando a doença, encontro forças em Deus que me tem abençoado além do que mereço. Ainda mais agora com esse meu presente chamado Marco. Quero continuar meu tratamento para conseguir ficar bem para criar meu filho, formar minha família que eu e meu esposo tanto sonhamos. 

Um beijo no coração, e mais uma vez, quero dizer a quem deseja ser mãe: não desista do seu sonho de ser mãe porque com certeza existem muitos anjinhos esperando por uma família que os possa acolher com amor e carinho.

5 comentários:

  1. Que lindo!!!! Como não se emocionar com essa linda história. Que Deus em sua infinita bondade possa abençoar cada dia mais a vida de vcs.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a mais nova mamãe!!!! Eu também sou mamãe do coração... Há 6 anos de 2 meses atrás, eu e meu marido adotamos o nosso filho Davi... Ele estava com 4 anos e 10 meses na época 03/06/2010 em 23/08/2016 elê estará completando 11 anos.... Foi a melhor coisa que fizemos em nossa vida até hoje... Somos país do coração com muito orgulho.... Parabéns a todos que tomãe está linda atitude... Que Deus abençoe muito a família de vcs...

    ResponderExcluir
  3. Deus é maravilhoso! Linda história! Parabéns família!

    ResponderExcluir
  4. Deus escreve certo por linhas tortas linda história de amor a adoção é amar o próximo como a ti mesmo também tenho endometriose e não me deixo abalar pela doença ser feliz é mais importante eo tempo voa então quero ser feliz agora e sempre

    ResponderExcluir
  5. Deus escreve certo por linhas tortas linda história de amor a adoção é amar o próximo como a ti mesmo também tenho endometriose e não me deixo abalar pela doença ser feliz é mais importante eo tempo voa então quero ser feliz agora e sempre

    ResponderExcluir