terça-feira, 26 de julho de 2016

O QUE A SUA MENSTRUAÇÃO DIZ SOBRE SUA SAÚDE?

Fonte imagem: Quehacerpara.net
Em fevereiro de 2012 escrevi o texto "Seu sangue menstrual é sadio?" baseado na observação feita pela leitora Sabrina Pertermann em seu depoimento que já contamos na coluna "História da Leitoras". Nele descobri que o sangue saudável é o vermelho-vivo e não o escuro  quase preto. Hoje o texto é o campeão de leitura do A Endometriose e Eu, já que ele é lido por desde as adolescentes até as mulheres mais velhas, seja elas portadoras de endometriose ou não. Por isso pedi à doutora Graciela Moragado para citar as três principais observações que precisamos ter para verificar se nosso sangue menstrual é ou não saudável. E você sabe o que o seu sangue menstrual diz sobre sua saúde? Beijo carinhoso! Caroline Salazar

Por doutora Graciela Morgado
Edição: Caroline Salazar 

O que sua menstruação diz sobre a sua saúde? 

Vocês sabiam que a menstruação pode ser um bom indicativo de sua saúde? Existem alguns fatores que devemos ficar atentas:

Menstruação acompanhada de cheiro muito forte. A menstruação tem o seu cheiro característico, o que é normal. Porém, quando acompanhada de um cheiro muito forte, pode indicar vaginose ou outros tipos de infecções bacterianas.

Ciclos menstruais muito intensos e/ou com coágulos. O natural é que o período menstrual seja de três a oito dias, com o uso de até seis absorventes por dia.  Ciclos que ultrapassam essa duração ou que têm um volume muito intenso (coágulos, em alguns casos tendo que usar absorventes noturnos ou interno e externo ao mesmo tempo) podem ser causados por miomatose, adenomiose, pólipos, doenças hematológicas. Se seu ciclo for assim, é importante procurar um ginecologista.


Menstruação com sangue muito escuroMenstruação com sangue mais escuro "tipo borra de café" é normal apenas no início e no final do ciclo menstrual. Este sangramento também é comum em usuárias de anticoncepcional.


Sobre a doutora Graciela Morgado Folador:


Ginecologista e obstetra, Graciela Morgado Folador tem Pós-graduação em Endometriose, em Cirurgia Minimamente Invasiva, em Infertilidade Conjugal e Reprodução Assistida e Especialização em Vídeo-histeroscopia. É membro da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana (SBRH), da Sociedade Brasileira de Endometriose (SBE) e da Advancing Minimally Invasive Gynecology Wordwide (AAGL). É médica-colaboradora do setor de Endometriose do Hospital das Clínicas de São Paulo, USP. Siga a fanpage da doutora Graciela

6 comentários:

  1. Boa iniciativa...falar sobre a aparência do sangue menstrual, ajuda principalmente as adolescentes que muitas vezes desconhecem os problemas ligados ao ciclo menstrual.Nem tudo pode ser considerado normal é o caso da endometriose.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite ! Eu ja passei por vários profissionais para tentar descobrir o que eu tenho d nem um descobriu , tenho 3 filhas depois da terceira o médico tirou minhas tromoas depois disso nunca mais fui a mesma ...engordei minha menstruação demora demais tipo 2, 3 meses para vir e quando vem fica uma 20 dias ... algo insuportável e já vai se fazer 4 anos que isso acontece ..fizeram varios exames e todos deram que eu nao tinha nada passei por uns 5 ou 6 médicos entre elas ginecologistas e hormonais e nada ...eu só precisava de um médico que se dedicasse a descobrir o que eu tenho de verdade ...todos eles como nao descobriu finalizou suas consultas dizendo "você não tem nada então ter a que tomar pílula para regular sua menstruação " como assim nao tenho nada ???? Claro que tenho !!!! O problema é que ninguém descobriu e preferem fazer eu tomar pílula que é uma bomba para o corpo somente para regularizar minha menstruação ...e detalhe ja até fiquei um bom tempo tomando mais nao adiantou que não regularizou nada ....até deu uma melhorada mais depois de um tempo que parei de tomar voltou tudo ao não normal ... preciso de ajuda !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A detalhe ...quando eu mebtruo é muita coisa ...uso todos os dias noturno e troco todo momento ...desce muito muito mesmo hemorragia

      Excluir
  3. Boa noite.
    Vou a minha ginecologista de seies em seis meses e tenho adenomiose tenho muito sangramento e escuro e fico muitos dias e é em excesso , e ela me deu uma opção de colocar o Diu .

    Não sei o que fazer.

    ResponderExcluir
  4. E quando ocorre da menstruação sair em pedaços? Aconteceu inúmeras vezes comigo como se fossem pedaços de fígado de boi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, muitos coágulos e imensos. E dói muuuuito quando estão se "descolando" pra sair. Tenho endometriose mas adenomiose não.

      Excluir