domingo, 13 de março de 2011

BOA-NOVA: CIENTISTAS DESCOBREM DOIS GENES QUE CAUSAM A ENDOMETRIOSE!!

A partir de agora, além de meus relatos e os de outras portadoras de endometriose, você vai encontrar também as principais matérias que tem sido veiculadas sobre a endo. Já que o objetivo do A Endometriose e Eu é informar as pessoas, nada mais justo do que contar o que os pesquisadores mundo afora estão descobrindo a nosso favor. Por conta de Insensato Coração, muitas pessoas passaram a conhecer e a se identificar com o blog. Agradeço por todo carinho que tenho recebido de vários cantos do mundo. Para a estreia, separei uma que traz uma boa-nova. Como diz o ditado: a esperança é a última que morre! Então, vamos ter FÉ, para em breve, descobrirem a cura!Já comecei a editar algumas histórias reais que recebi por e-mail.

Em dezembro de 2010, a Veja Online publicou uma matéria superbacana, que dá esperança para nós e para as futuras portadoras. Cientistas descobrem dois genes responsáveis pelo desenvolvimento da endometriose: os cromossomos 1 e 7. Conforme já dito aqui, Dr. Namir Cavalli, ginecologista especializa do em endo, falou no programa Medicina & Saúde, da jornalista Soraia David, que nos últimos dois anos, a endo foi a doença  mais estudada entre os cientistas e que a doença que mais teve trabalhos publicados no mundo. Aliás, para quem não viu os vídeos do programa, vale a pena. Foi uma grande aula sobre a endo. Eu amei! Então, vamos torcer para que mais estudos sejam realizados para tirar a denominação de doença enigmática. Segue a matéria na íntegra! Beijos com carinho!!

Cientistas identificam genes que causam a endometriose

Os genomas de 5.500 mulheres americanas, inglesas e australianas serviram de base para uma descoberta que pode representar um significativo avanço contra a endometriose - doença que atinge 10% das mulheres em idade reprodutiva. Depois de compará-los ao DNA de outras 10.000 voluntárias saudáveis, os pesquisadores identificaram dois genes responsáveis pelo desenvolvimento da doença: os cromossomos 1 e 7.

O cromossomo 7 responde pelo desenvolvimento do útero e seu revestimento, enquanto o cromossomo 1 está relacionado ao metabolismo hormonal e à formação do trato sexual feminino. A descoberta pode levar a diagnóstico e tratamento mais eficientes contra a endometriose. Atualmente, os únicos tratamentos são cirurgias e remédios hormonais com efeitos colaterais desagradáveis. “Temos grande confiança de que os resultados desse estudo contribuirão para desenvolver métodos menos invasivos", destaca Stephen Kennedy, pesquisador da Universidade de Oxford.

No Brasil, mais de 6 milhões de mulheres são portadoras da doença, que ocorre quando o revestimento interno do útero (endométrio), cuja função é fixar e alimentar o feto no início de seu desenvolvimento, aparece fora dele, em outros órgãos. Isso pode causar dor pélvica, inflamações e problemas de fertilidade. O estudo, publicado na revista Nature Genetics, envolveu especialistas das universidades de Harvard, Oxford e o Instituto de Pesquisa Médica Queensland, na Austrália.

Um comentário:

  1. Tomara que descubram logo a cura, para que possamos viver sem dor!!!!

    ResponderExcluir