sexta-feira, 2 de novembro de 2012

OS PRIMEIROS PÔSTERES DA PARCERIA BRASIL, MÉXICO, PANAMÁ E PORTO RICO!!"


Hoje começo a mostrar para vocês, os pôsteres da campanha em prol do diagnóstico precoce da endometriose. Esta é a primeira parceria internacional do A Endometriose e Eu que será responsável por esta campanha no Brasil. Estou aqui traduzindo todo material do espanhol para o português, para que muito em breve, ela possa se espalhar por todo país. Sim, é preciso espalhar a palavra endometriose, para que a doença passe a ser conhecida pelo que ela é de verdade e não apenas por aquilo que as pessoas acham que ela é. Não posso deixar de sempre agradecer à Eva Marina, da Associação Ibero-americana de Endometriose para uma Vida Plena, pelo convite e por acreditar em meu trabalho. Eu sempre disse que é preciso haver a união das 176 milhões de portadoras do mundo todo para que passamos a ser mais respeitadas por todos. A cada vez que assisto ao vídeo da campanha é uma emoção diferente.

Primeiro pelo fato de ver o logo do blog que será espalhado também no México, em Porto Rico e no Panamá. Depois, o fato de que não importa o país, todas nós, portadoras de endo, somos muito mal compreendidas não só pelos médicos, mas, principalmente, pela sociedade. A maioria passa por isso, pois raro é aquela que tem 100% de compreensão das pessoas que vivem a sua volta. Por isso, no vídeo, uma das frases do refrão da música "I believe in me" (Eu acredito em mim) é algo que sempre falei por aqui, é preciso nós acreditarmos em nossas dores e não as pessoas. Eu sei que é muito difícil, mas não se pode deixar levar pela ignorância humana em relação ao que as pessoas (que não tem a doença) falam para você. Não é fácil passar por isso, mas muitas vezes é preciso fingir-se de surda, de muda e até mesmo de morta para essas mentes ignorantes. Já recebi alguns emails de leitoras que, para continuar o tratamento, tiveram que romper com suas respectivas famílias e ou amigos. Não é fácil praticar isso, mas é necessário. Sei que muitas de vocês se encontram em depressão pela incompreensão familiar, dos amigos, do marido, do namorado, mas vocês não podem acreditar nessas pessoas que não sabem o que é sentir a dor da endometriose.

Graças a Deus, a endo está começando a ser abordada pelos meios de comunicação de massa e, com isso, mais pessoas passarão a conhecer melhor a doença. É impressionante como estou conhecendo mulheres com endo. Essa doença já está virando um surto no Brasil. E outra coisa comum entre a campanha e o blog é o fato de dizer que "Você não está sozinha" (No estás sola!), daí a primeira frase dos posteres. É muito comum uma mulher achar que é a única do mundo que sente dor, em especial as dores fortes, que não pode ter filhos, que só ela é mal-compreendida por todas as pessoas, mas eu sempre disse: você não está sozinha. Só no Brasil somos de 10 a 15 milhões de mulheres. É o país mais doente do mundo. E estamos aqui para ajudá-la a superar todos estes obstáculos. E dar este apoio, carinho é uma das missões do blog, e desta campanha. São 9 posteres, que serão colocados de três em três. Quando todo material em português tiver pronto, irei convocar mulheres em todo o país para nos ajudar nesta divulgação. Agradeço também a união do Panamá e de Porto Rico. Juntas, iremos espalhar esta campanha no mundo todo.

Ah, e se você quer que a endometriose passe a ser reconhecida pelos nossos governantes como uma doença social e de saúde pública, em especial, da nossa presidente Dilma Rousseff, vote no A Endometriose e Eu no Prêmio Top Blog Brasil 2012. Vote no original, não aceite imitações. Passo a passo aqui. A votação se encerra no próximo dia 10, sábado, às 14h. O A Endometriose e Eu é o blog pioneiro em tudo que os outros (especializados ou não) estão fazendo. E eu, a mentora por trás dele, sinto o maior orgulho de ser copiada por tantas mulheres. Meu cérebro é uma máquina ambulante de novas ideias, bom, para quem cria textos e estratégias de divulgação o dia inteiro no trabalho, ser criativa, diferente e inovadora são coisas comuns no meu dia a dia e na minha vida. Beijos com carinho!!
Endometriose é o crescimento do tecido endometrial fora do útero.
Cerca de 10% da população feminina em idade reprodutiva tem Endometriose.  Eu abro um adendo aqui e falo que esses 10% também atingem as adolescentes (assim como eu)

A Endometriose se comporta como um tumor benigno que sai do útero e pode chegar ao cérebro e aos pulmões.










Nenhum comentário:

Postar um comentário