quinta-feira, 11 de abril de 2013

3 ANOS DE BLOG: "A VIDA DE UM ENDO MARIDO" SÓ O AMOR SALVA!!!

Hoje na seção “A Vida de um Endo Marido” vamos abordar um dos assunto mais importantes entre um casal: o amor. Como já falei milhões de vezes no blog, pra mim, só o amor salva. Salva da depressão, da tristeza e de muitas coisas... eu sou a prova viva disso! A cumplicidade entre qualquer casal é essencial para haver a harmonia na vida a dois, seja na alegria ou na tristeza, na saúde ou na doença. Aliás, eu acho que realmente testamos o amor quando há doença e tristeza, viu. Este texto do endo marido Alexandre Vaz foi escrito sete dias após a cirurgia de sua esposa Susana, em agosto de 2012, mas ele será sempre atual. Até porque a endometriose pode ocasionar as cirurgias recorrentes. Este foi o primeiro texto que ele me enviou, e foi a partir dele que fiz o convite para escrever no blog e ajudar os maridos das endomulheres. Além do amor, o que me chamou atenção foi o companheirismo, a cumplicidade, a dedicação à companheira, dentre outros... Escolhi este texto para celebrar o amor nos 3 anos do A Endometriose e Eu. Escolhi este texto porque quero muitos endo maridos acreditando no amor. A data de nascimento do blog é dia 12, amanhã, mas iremos festejar o mês todo  Aqui, ele sente-se frágil e sem saída por ter de ir trabalhar a acompanhar o retorno pós-cirúrgico de sua esposa Susana.

O ser humano é frágil e sempre tem de optar por uma ou outra coisa, mesmo a contragosto. Não tem jeito, sempre é preciso escolher. A dedicação de um marido à sua esposa também é outro destaque do texto. Assim é um casamento, mesmo que seja para quem junte os trapos. Assumir um ao outro como “marido” ou “esposa”, é dedicar-se um ao outro por inteiro, independente da situação que tanto um ou o outro se encontre. Aproveito para pedir sugestões aos endo maridos sobre os artigos ao Alexandre. Peço que enviem sugestões de tema para alexandre.vaz.endo@gmail.com com cópia para carolinesalazar7@gmail.com e coloque no título Endo Marido, pois assim irei arquivá-lo sem abrir. E só para termos controle nas respectivas pastas. Ele também aceita sugestões para escrever o artigo sobre a falta de libido, dentre outros, ligados ao sexo, e como solucionar esta  conseqüência que acomete muitas de nós. Beijos com carinho! Caroline Salazar

"Sete dias após a operação de minha Susana, ela teve o retorno pós-cirurgia. Ao contrário daquilo que esperava, tive de ir trabalhar. E eu tive de contar com a irmã dela para acompanhá-la ao hospital enquanto eu fui trabalhar. Não é um momento crítico como foi o da cirurgia, mas era importante na mesma proporção. Porque quero que ela saiba sempre que estou ao seu lado, que a apoio, que somos um casal. Que para mim acabou a definição de “meu destino”, tendo sido substituída por “nosso destino”. Para onde formos, vamos os dois. Ainda que bastantes vezes isso significa que mesmo com ela doente eu tenho de ir trabalhar. Vê-la com dores, por vezes sem saber o que fazer ou pensar da situação em que se encontra, com a ausência de respostas, a espera pelo fim do dia em que eu chego. E, por vezes, o dia tem 16 horas em vez de 8, em que eu tenho de deixar a vida compartimentada, separada pelos portões de uma empresa. Aquela fronteira precisa de ser intransponível e impermeável. Mal o torniquete roda à minha passagem, aconteça o que acontecer, eu preciso isolar a outra parte da minha vida. Deixar pensamentos, angústias e dúvidas para trás. Porque na hora do patrão, eu tenho de conseguir dar sempre o meu melhor. E acho que até nem disfarço mal, mas cá dentro sei que poderia ser melhor. Nem que fosse 1% melhor, mas podia.

Porque nenhum de nós, que seja saudável emocional e psicologicamente, deixa de ser afetado pelo sofrimento de quem amamos. Porque nos dói no peito ver um olhar sofrido e, por vezes, desesperado antes de fecharmos a porta de casa enquanto saímos. Porque ali fica alguém que redimensionou a nossa vida, as nossas prioridades viraram o mundo ao contrário, e está a precisar de colo. E, por vezes, esquecemo-nos de coisas importantes que prometemos. E, por vezes, levamos broncas dos superiores porque não fizemos tudo o que estava combinado. E, por vezes, temos de brincar e rir com os colegas para manter a capacidade de funcionar mais um dia. Entretanto, quem precisa urgentemente de colo ficou em casa, sem capacidade de funcionar. E dói. Dói muito. Dói não estar sempre que seria preciso. No retorno médico de minha amada esposa foi um dia em que doeu, justamente por não estar onde e enquanto era preciso para quem é mais importante para mim. Porque minha equipe do trabalho estava desprovida. E lá fui eu. A minha cunhada, que sabe Deus tem problemas e cansaço de sobra, tomou o meu lugar e levou minha Susana à consulta em seu retorno pós-operatório. E eu fui trabalhar, imaginando que levaria 8 horas até ter a minha liberdade. Tal não aconteceu. Após regressar para casa, durante a tentativa de fazer o jantar, tive de interrompê-lo e retornar ao trabalho e ajudar na resolução de uma avaria. E sete dias após a cirurgia da minha Susana, tornei a não ter tempo para estar com ela, nem sequer no final do dia.

A minha Susana é de uma compreensão extraordinária. Também tem momentos em que se queixa, o que é perfeitamente normal. E eu sinto-me muitas vezes dividido entre o que fazer. Porque se por um lado está a minha família, que é para quem eu trabalho e essa é a minha prioridade número 1, se não trabalhar e não for capaz de colocar em casa o necessário para manter as nossas coisas, tudo desmorona. E lá tenho de lhe negar colo mais uma vez. Mas o meu amor por ela nunca abandona o meu coração. Onde quer que esteja, é por nós que eu lhe nego o colo que por vezes ela tanto precisa, e que me custa tanto dizer-lhe que não. E nunca se compensa. É impossível compensar um momento de carência, porque quando não o fazemos na hora, puff... já foi. Tenta-se que não seja sempre assim. Mas enquanto consigamos chegar a casa, ou telefonar a meio do dia para saber como estão as coisas, às vezes para dar um encorajamento, marcamos uma pequena presença que apesar de tudo é importante. Aqueles 2 ou 3 minutos, vilmente roubados ao patrão durante a sua hora, são para dar a quem mais precisa, e aguente-se o patrão e o chefe e o resto daquela corja que me rouba o tempo que eu preciso para dar a quem amo. Aguentem-se antes que eu vire bicho. Porque durante o dia, tenho a necessidade de fazer um exercício mental e relembrar-me de quem mais importa para mim, e porque é que eu trabalho.

Por isso, neste dia amar a minha Susana foi pedir-lhe desculpa enquanto lhe explicava que tinha de regressar à empresa, negando-lhe quase por completo o meu dia. O 7º dia após a cirurgia, em que eu devia tê-la acompanhado e afinal nem sequer restou o final. Fiz o trajeto até casa para simular um jantar e pedir desculpa à minha esposa por ter de regressar ao trabalho. Mas levei comigo o amor que temos, e que me lembra o porquê de eu lhe negar colo quando ela precisa para manter o meu posto e a confiança dos meus superiores. Apesar disso, não deixa de doer. Mas a esperança faz-me acreditar que um destes dias, vou vê-la a sorrir continuadamente como até hoje só tive alguns exemplos espaçados no tempo. Neste dia amá-la foi assim. Abraço!"



6 comentários:

  1. Agora são 10:40hs de 12.04.2013 e acabei de ler esse mensagem do Alexandre, meu Nome é Thiago e sou de Campinas-SP, e adivinha onde estou? Trabalhando! Alexandre me identifiquei em cada virgula escrita por voce, meu Amor Bianca ficou em casa e nao consigo para de chorar neste momento por suas palavras, "ela" Bianca meu motivo de luta, que me encaminhou essa sua mensagem e isso mostra a tamanha compreenção que tenho por parte dela daquilo que um endomarido passa, talvez neste momento eu nao consiga demonstrar como voce aqui no trabalho que estou bem, essa mensagem conta literalmente meu dia-a-dia e estou lutando pra ve-la melhor, talvez "lutando" seria apenas continuar a realizar nossas obrigações do dia-a-dia que é normal pra todo mundo, mas que pra nós significa uma luta sem precedentes, ver minha esposa, minha companheirinha com os olhares de sofrimento todos os dias é doloroso, mesmo por que nao sabemos como resolver e varias vezes médicos tambem nao sabem, cada um fala de um procedimento, cada um diz um valor para cirurgias, e nunca sabemos qual a melhor opção para resolver isso. Bianca hoje, esta de cama, dores constantes durante todo o mes, sem tregua talvez de um a tres dias do mes que as dores dão tregua em sua intensidade mas continuam lá, nao aguento mais o sofrimento de minha piquena e preciso de ajuda para ao menos amenizar seu sofrimento, nunca irei parar de lutar por ela, nunca a abandonarei! estamos sofrendo e mas sabemos que por esses canais temos ajuda. Bianca esta a todo momento neste site e atraves deste encontra alivio emocional em alguns casos e hoje fui presentiado com esse! Obrigado Alexandre, Obrigado Caroline Salazar. Gostaria de mandar uma mensagem para Bianca, minha princesa que esta condicionada no nosso castelinho, que estou aqui e tento a cada momento, a cada dia dar um passo rumo a solução de sua condição, nunca deixarei de lutar pelo seu sorriso e pelo seu rosto relaxado que vejo raramente apenas quando dorme, Estou Aqui! e vejo, que estão formando um Exercito para nos Ajudar, Parabens "A Endomentriose e EU" Endomarido Thiago Brossi - Campinas-SP.

    ResponderExcluir
  2. Thiago, vou ser muito direto, não existe tempo para perder quando se trata de endo. Eu sabia que você existia, que estava por aí. Como tenho a certeza de que existem muitos outros homens na mesma situação que nós.

    Começo por lhe agradecer a sua coragem de se mostrar. Você foi o primeiro que o fez dessa forma. Outros se seguirão com o tempo. Como eu não desisto da minha esposa, e você da sua, também não desisto de apoiar tantos casais que estão por aí, sofrendo no silêncio, precisando desabafar e não tendo com quem.

    Faça uso do meu email que a Caroline escreveu na introdução e me escreva se precisar. Para você, como para outras pessoas, que queiram falar comigo sem publicação, de forma reservada, vou fazer o meu melhor para dar resposta a todos. No entanto, peço compreensão se existirem demoras nas respostas, porque tal como a Caroline, eu não vivo desse blog. Todo este trabalho que assistem aqui é voluntário, feito de coração. Um trabalho de amor pelo próximo.

    Sabe o que mais me impressiona em você? A raridade de mostrar o seu orgulho pelo amor que sente num relacionamento diferente da maioria, se abrir dessa forma. Quem conhece a endo sabe o que sente um marido cuja mulher sofre com essa doença. Sabe que a alegria e o prazer são momentos raros. Sabe que muitas vezes precisa engolir o desejo que sente por sua mulher, que está morrendo de dor e não consegue estar na intimidade com o marido, por muito que queira.

    Você Thiago, é um lutador, dono de uma alma nobre. Porque raros são os que aguentam isso por amor. Mas quem sabe, vendo que não estão sozinhos, que não existem motivos para sentir vergonha, outros escolham a mulher que amam em vez de outra, fazendo uma fuga para a frente. É um direito de cada um escolher o seu caminho, o meu desejo é que façam essa escolha pelos motivos certos.

    A palavra certa é que ESTAMOS formando um exército, e você, bem como outros, são bem vindos. Sem exigências, sem cobranças, sem compromissos. Seu único compromisso é com você mesmo e com sua consciência. E saiba que esta porta estará aberta para você e para outras pessoas, sempre que quiser visitar. Seja bem vindo Thiago. Com um oceano de distância, não é longe demais para lhe estender um abraço.

    Chore sempre que precisar. Eu admiro sua coragem, de sofrer por amor de alguém e não desistir. Saiba que para você, Homem se escreve com letra maiuscula.
    Conte comigo, com a Caroline, com seus amigos verdadeiros.E tenha a certeza de uma coisa, secretamente, muitos dos que conhecem a sua realidade, o admirarão ainda que possam não lhe confessar isso. Um dia essas vergonhas sociais, esses tabus serão vencidos. Mas até lá, são pessoas como você que irão contribuir para vencer essas barreiras aos poucos.

    ResponderExcluir
  3. BOM DIA, SE EXISTE ENDOMARIDOS, ENTÃO ACABO DE CRIAR OS ENDOAMIGOS TAMBEM ,TENHO UMA ESPOSA COM ENDOA ELIANE QUE CHAMO DE BRANCA OU BAN, E SEI DO SOFRIMENTO DE CADA UM SÓ NÓS SABEMOS, AS OUTRAS PESSOAS NÃO SABEM NADA DISSO, AS VEZES PERGUNTÃO PRA MIM: O QUE ACONTECEU QUE VOCE NÃO ESTA FELIZ HOJE, AI DOU UM SORRINHO MEIO MAROTO, POIS SOU UMA PESSOA BEM EXTROVERTIDA ALEGRE E ADORO FAZER AMIZADES BRINCADEIRA COM TUDO, MAIS CONFESSO QUE ULTIMAMENTE NAO ESTOU CONSEGUINDO, POIS AS DORES DA MINHA ESPOSA, ME DEIXAM FRAGIL. TAMBEM POIS ME AFETA O INCOMODO DELA,ORO DIA E NOITE E AS VEZES AS MADRUGADAS PRA QUE DEUS ENTRE COM PROVIDENCIA DIVINA NÃO SÓ EM MINHA ESPOSA MAS EM TODAS AS PORTADORAS DE ENDO, VEJO O SOFRIMENTO DELA E AGENTE CORRE PRA LÁ E PRA CÁ E DE MEDICO EM MEDICO NÃO TEMOS VIDA SOCIAL, AFETA MEUS FILHOS MEU AMIGOS E PARENTES. É TERIVEL MAIS VAMOS VIVENDO.MAIS EU AINDA TENHO FÉ QUE DEUS TERÁ MISERICORDIA DAS NOSSAS ESPOSAS, POIS TAMBEM AMO MUITO A MINHA ELIANE, POIS É MINHA CARA METADE, MINHA PRINCESINHA, DE OLHOS VERDES,MINHA INSPIRAÇÃO, CALMA E MINHA ADJUNTORA E A MESMA CARNE UM SÓ CORPO,O QUE A BIBLIA NÓS DIZ QUE SOMOS, MAIS NÃO SOU MUITO PRA ESCREVER, MAIS CONTEM COMIGO E DA MESMA FORMA QUE ORO PELAS VOSSAS ESPOSAS, ESPERO QUE SEJE RECIPROCO EM RELAÇÃO A MINHA UM GRANDE ABRAÇO A TODOS MEUS ENDOAMIGOS DE TODO PLANETA, CONTEM COMIGO, SEI QUE ESTOU ALGUNS ANOS COM ESSES PROBLEMAS, SE QUIZEREM CONVERSSAR COMIGO, ESTAREI SEMPRE A DISPOSIÇÃO PRA ORAR, PRA INTERCEDER, E AJUDAR NO QUE FOR PRECISO E ESTIVER AO MEU ALCANÇE MEU E- MAIL É PAULINHOAVERCA@HOTMAIL.COM
    CONTEM COMIGO PAULINHO SEU MAIS NOVO ENDOAMIGO
    A CIRURGIA DE MINHA ESPOSA SERÁ DIA 17/04/2013 PROXIMA QUARTA FEIRA E ELA ENTRARA AS 6:30 DA MANHA AI É SÓ COM JESUS NOSSO SENHOR AI NÃO DEPENDE MAIS DE MIM É SÓ COM DEUS ABENÇOANDO AS MÃOS DO DR FERNANDO DE PAULA E FAZENDO COM QUE AS MÃOS DELE SEJA DIRIGIDA POR DEUS E JESUS E O ESPIRITO SANTO
    ABRAÇAO A TODOS E UM OTIMO FINAL DE SEAMANA.

    ResponderExcluir
  4. Olá Paulinho. O ritmo nestes ultimos dias está elevado no trabalho, mas não quis deixar de falar hoje. Por esta hora a cirurgia já deve ter ocorrido, espero que tenha corrido bem.

    Muita sorte para vocês e muitas felicidades. Tenham confiança que ainda irão conquistar muitas metas na vossa vida.

    ResponderExcluir
  5. Olá Pessoal, minha esposa também sofre deste mau há +- 10 anos já retirou útero,trompas já usou zoladex e nada... agora esta fazendo uso do novo medicamento Allurene está na segunda caixa e nada...que sofrimento... meu maior medo é de perder minha amada para esta doença cruel.

    ResponderExcluir
  6. Oi Anônimo. Não sou especialista, na verdade pouco entendo do assunto, apenas o que vou acompanhando com a minha esposa e o que leio publicado pelos médicos.
    Não vou dizer que é impossivel que a mulher possa perder a vida com essa doença, ou com complicações geradas pela doença. Estamos no mesmo barco, por isso é fácil para mim entender o que você sente. Minha esposa também fez uma histerectomia total, e durante algum tempo esteve bem, depois as dores voltaram, tentámos mais tratamentos... hoje até que ela nem está muito mal, a vida está mais funcional, ela consegue ir trabalhar mais vezes agora, mas chegando no Inverno sempre é uma incógnita. E esse não será diferente, nunca sabemos com o que contar.

    Apenas posso lhe dizer que viva tudo o que pode viver com ela, aproveitem cada dia que estão juntos. Falem tudo o que tem para ser falado, passeiem o que puderem, sorriam e se amem. É o que eu faço, não lhe recomendo que faça diferente.

    Firme no vosso amor, na vossa fé. Tudo tem uma razão. Eu sei que pode parecer cruel dizer isto, mas para mim a forma mais fácil de enfrentar a situação é essa.

    Continue acompanhando o blog, as traduções de textos médicos, as experiências relatadas, dicas várias, são colocadas aqui para tentarem ser úteis a todos. E é bem provável que surjam surpresas no futuro, mas não serão divulgadas agora. Veremos onde nos leva o vento, mas todos juntos somos mais fortes e conseguiremos algo mais do qye temos agora.

    Um abraço

    ResponderExcluir