segunda-feira, 1 de julho de 2013

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: MINHA ALIADA PARA VIVER SEM DOR!!



Hoje faz 1 ano e 1 mês que estou sem dor!!! Iuuuuuupi!!!!! Minha felicidade não tem fim!!! Todos os dias agradeço a Deus e de joelhos por esta grande benção. Porém, num mesmo instante eu também fico triste por saber que nem todas minhas amadas endoirmãs terão a mesma sorte que eu: viver sem dores. Outro dia me perguntaram: "Mas você vai comemorar todo mês?" Bom, depois de 20 anos vivendo a dor e a escuridão como se eu tivesse no inferno (mas imagino que lá é bem pior, já que o corpo suporta mais a dor do que a alma), vivo há 13 meses o gostinho do paraíso! Não basta apenas a cirurgia perfeita e o tratamento perfeito (no meu caso, o DIU de plástico, o Mirena), é preciso manter uma vida saudável. Pelo menos tentar ao máximo possível. De que adianta operar e se entupir de fast-food. Não vou dizer que eu amo, porque sinceramente, só conheci MC Donald, por exemplo, adolescente. Confesso que foi num MC Donald's em São Paulo, aquele que tinha num casarão tipo Castelo na avenida Palista, o casarão rosa, onde aprendi a comer mostarda. Até então, eu abominava o gosto deste tempero. Mas se nós somos aquilo que ingerimos, o que será de uma mulher com endometriose que só come gordura e comida industrializada? Bem, provavelmente vai ficar ainda mais gorda e com mais dores.

Antes minha alimentação era sempre a mais saudável possível. Tive a felicidade de ser criada no interior de Goiás, um estado rico em agricultura e na agropecuária. Lá não tinha MC e acho que até hoje não tem, porque os sanduíches são os famosos piti-dogs nas praças. E, claro, tudo o mais saudável posível feito por eles mesmo, dos ingredientes ao catchup, o molho de mostarda e a tão deliciosa pimenta. Cresci brincando em árvores, comendo muitas frutas, legumes e verduras cultivados em casa ou na fazenda e sem os temidos agrotóxicos. A carne de boi então, nossa, é completamente diferente das vendidas nas grandes cidades. O frango e os ovos (amo os caipiras), produtos saborosos que é raro de se ver em São Paulo e quando tem ou a fabricação é duvidosa, ou então, se é verdadeira é bem cara. Uma irrealidade para a maioria dos nossos bolsos. O frango, por exemplo, ou é orgânico ou prefiro não comer. Você sabia que para o crescimento acelerado do frango do dia para a noite, os produtores alimentam os bichinhos com estrogênio? Bom, daí, o mesmo hormônio que faz o frango crescer do dia para a noite vai alimentar também nossa endometriose. A mesma coisa acontece com a carne bovina e outros alimentos. Confesso que foi muito difícil me adaptar aos alimentos de São Paulo. Nos primeiros anos tudo da nossa mesa vinha da minha cidade. Inclusive, arroz, feijão, extrato de tomate, macarrão, carnes, etc. 



Mas com o tempo, já que não tem sempre portador para trazer ou a gente se acostuma ou então volta. Voltar??? Não, esta é uma palavra que não tem em meu dicionário. Então, adaptamos, mas não há nada melhor quando alguém vem de Goiás e traz nossos saborosos ingredientes. Já falei no blog sobre a dieta para quem endometriose: o que ingerir, o que evitar e o que ingerir menos, uma tradução de uma pesquisa italiana. Aqui já falei também os benefícios do ômega 3, assim como os da vitamina C e das fibras. Quanto mais ingerimos esses derivados melhor será o funcionamento do nosso organismo. E de todo organismo. Pela manhã eu como cereais e durante o dia frutas e um almoço mais balanceado como as fotos mostram. O bairro onde trabalho é mais caro para almoçar. Ali seja um prato de arroz com feijão ou um bufê de comida japonesa dá o mesmo preço. Então, se posso comer um japa eu prefiro (comer comida japonesa foi algo que São Paulo me ofereceu, porque se eu tivesse em Goiás, acho que não iria me aventurar não!). Faz 1 ano e 1 mês que de três a quatro dias por semana este é meu almoço e o missoshiro a minha bebida. Não tomo nem água mais enquanto almoço, apenas cerca de 40 minutos depois. E prefiro o shoyo ligth que contém menos sal, só por isso, porque eu não gosto de nada light ou diet. Já escrevi no blog os benefícios do Ômega 3, que também está muito bem explicado no artigo italiano, onde consumir mais ácido graxo ajuda a prevenir a endometriose. E quem não quer esta bênção.

Ah, eu não sou muito de chocolate, mas dos doces de Goiás sim, eu amo, como doce de figo, de casca de limão e de laranja, de coco, o doce de ovos (caipiras!) que só a mãe do meu pai sabe fazer, e adoro sorvete, mas doce não é algo que eu tenho de comer todos os dias. Às chocólatras de plantão, opte pelo meio-amargo ou o preto mesmo. Esses dois tipos são feitos à base de massa de cacau e ou manteiga de cacau, que contém grande quantidade de flavonoides - uma substância antioxidante e que protege nosso organismo dos radicais livres, mas claro que não pode comer muito, uma dose exagerada, porque daí vai aumentar o açúcar do sangue e já viu. Algumas frutas também são ricas em flavonoides. O meio amargo também reduz o colesterol e previne o envelhecimento precoce. Os outros chocolates, como o branco e o ao leite, não traz nenhum benefício, pois esses benefícios estão no cacau. 

Aos poucos vou retomando tudo que a endometriose tirou de mim. Com muita fé, esperança e perseverança estou virando mais esta página da minha vida. Mas ser feliz independente da dor é algo extraordinário e que poucas mulheres têm a capacidade de ser. Eu sempre tentei manter o sorriso no rosto. Vivi muitos e muitos anos achando que eu realmente poderia estar louca por sentir uma dor indescritível, mas nunca deixei de trabalhar ou faltar ao trabalho por conta das malditas dores que sentia. Acho que Deus via tudo isso e quis me recompensar. Tive um namorado poeta, o Rodrigo, tempos atrás e quando terminamos ele me escreveu uma carta e uma frase ficou gravada até hoje em meu cérebro: "Nunca conheci alguém que sorrisse com os olhos. Você, Caroline, me encantou justamente porque tem alegria de seu sorriso nos olhos." Mesmo após 10 anos essa frase ainda me emociona. Hoje ainda mais do que 10 anos atrás, pois na época eu não sabia quão doente eu estava. Hoje, eu vejo o quanto eu era e fui forte, como muitas de minhas endoirmãs. Por isso, eu clamo a todas que estão vivendo o inferno da dor em vida; não desanime, porque Deus está vendo tudo e está enxugando suas lágrimas, assim como Ele fez comigo. Aguente mais um pouco, pois o dia de vitória de cada uma está chegando. Eu creio.Tudo posso naquele que me fortalece - Filipenses 4:13.

OBS: Quem tiver alergia a qualquer alimento, é aconselhável consultar seu médico. No meu caso, eu não tenho alergia a nenhum alimento, ingrediente! Ah, e o nosso corpo agradece. Como sei que muitas não conseguem praticar atividades físicas por conta das dores, mudar a alimentação já é um começo para se sentir melhor, mais magra e, consequentemente, mais bonita e feliz! Eu estou assim!

2 comentários:

  1. Concerteza a alimentação saudável é tudo! Também sigo a linha de comer bem.

    ResponderExcluir
  2. Ai meu Deus!! Preciso mudar imediatamento meu cardápio!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir