terça-feira, 28 de janeiro de 2014

"A VIDA DE UMA ENDO MAMÃE": AS MUDANÇAS DA 15ª E DA 16ª SEMANAS DE GRAVIDEZ, NO CORPO DA GESTANTE E DO BEBÊ!


imagem cedida por Free Digital Photos

"Em A Vida de uma Endo Mamãe" Tatiana relata a 15ª e a 16ª semanas de gravidez e também as mudanças no corpo da gestante e do bebê. Eu, que nunca fiquei grávida, estou aprendendo muito com a coluna e fico ansiosa em já querer saber as mudanças da próxima, da próxima e por aí vai... Neste artigo, ela nos conta que os enjoos já passaram! Confesso que "ter enjoos" é algo que pode me incomodar quando chegar a minha vez. Por isso adorei saber! E agora a barriga já começa a despontar e a ficar bem visível! E para quem teve diminuição no apetite sexual já pode reverter esta situação. Agora, com a palavra, a nossa Endo Mamãe Tatiana. Beijo carinhoso! Caroline Salazar

Por Tatiana Furiate

As 15ª e a 16ª semanas de gravidez e as mudanças no corpo da mulher e do bebê

15ª semana de gravidez: As sobrancelhas já estão definidas e o cabelo continua a crescer. A pele ainda é bem fina, com vasos bem visíveis. A nossa barriga está cada vez maior, e para quem vê, já não há dúvidas sobre a gravidez. Os olhos continuam a se mover para o centro da face, mas ainda estão bem separados um do outro. É comum o cabelo do bebê mudar de textura e de cor após o nascimento. Isso vai depender de vários fatores, dentre eles, os genéticos. Os braços têm flexão de ombro e pulsos, as mãos já mexem, e podem se abrir e fechar. Os ossos (principalmente da coluna) estão mais desenvolvidos e retendo bastante cálcio para ficar cada vez mais forte. Da cabeça ao bumbum, a medida do feto é de 90 a 103mm. E o peso de aproximadamente 50g.

Mudanças com seu corpo: já não dá mais pra esconder nossa gravidez. Agora que os enjoos e o mal-estar foram embora, já começamos a curtir a gestação, e até mesmo o desejo sexual – que no início fica baixo – já pode voltar com força total!

16ª semana de gravidez: a placenta já está toda formada e assume o papel de nutrição e oxigenação do feto. Nesta fase, já começamos a sentir os primeiros movimentos do bebê. É importante manter boa alimentação para evitar azia e má digestão. Além, claro, de controlar o peso. A medida do feto da cabeça ao bumbum pode variar de 108 a 116mm e seu peso gira em torno de 80g. As impressões digitais dos pés e das mãos começam a se formar; as unhas estão bem formadas e as pernas e os braços mais longos. As pernas estão maiores que os braços. A musculatura facial está mais desenvolvida e o feto pode começar a fazer caretas. Os batimentos cardíacos podem ser identificados com o uso do sonar ou com o estetoscópio de Pinnard, utilizados durante a consulta pré-natal. A partir dessa semana você poderá começar a sentir os primeiros movimentos do seu bebê! Se o feto for uma menina, os ovários já estarão na pelve, com todos os óvulos que ela terá durante toda a vida: 1.000.

Mudanças no seu corpo: a barriga já está bem aparente. Já sentimos os seios mais sensíveis, inchados. E a aréola está maior e mais escura e o mamilo (o bico do seio) também. Os enjoos passam, mas mesmo assim é preciso cuidar da alimentação para evitar azia, má digestão e aumento. É um ótimo momento para começarmos a reeducar nossa posição para dormir. A ideal é a de lado, sobretudo do lado esquerdo. Assim ajudamos a melhorar o fluxo de sangue para o bebê e a diminui aquela terrível sensação de falta de ar, quando estamos deitadas de barriga para cima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário