quinta-feira, 21 de agosto de 2014

"COM A PALAVRA, O ESPECIALISTA" DOUTOR HÉLIO SATO!!

Quando uma mulher com endometriose recebe a notícia da gravidez, a ansiedade vem a mil, principalmente, quando ocorre alguns sangramentos. Nossa, o medo da perda do tão sonhado bebê é ainda maior. Porém, nem todo sangramento é preocupante. É preciso ficar bem atenta em sua intensidade, quantidade. “Em Com a Palavra, o Especialista”, o doutor Hélio Sato aborda esta questão, e, também, a do cisto folicular. É normal ter este cisto? Dá para engravidar com ele? É realmente possível ter dores durante a ovulação? O doutor Hélio Sato responde:

- Estou no início de uma gravidez e tenho tido sangramentos, pouco, nada muito forte. Li que eles podem ocorrer na implantação do embrião, e também, na formação do saco gestacional do bebê. Até que ponto os sangramentos são normais, e quando não são. E, em questão de fluxo também, gostaria de saber se há a quantidade considerada normal? Anônimo - São Paulo

Doutor Hélio Sato: Sim! Por volta de 30% das mulheres tem algum sangramento no início da gestação. Infelizmente, não há parâmetros que separarem se o sangramento pode ser um aborto ou se é um sangramento inofensivo. Somente a dosagem do Beta HCG (exame de sangue que verifica se a mulher está grávida ou não) seriado ou o ultrassom obstétrico podem avaliar melhor a "boa evolução" da gravidez.   

- Tenho um cisto folicular no ovário direito e sinto dor direto. Ele está de 5 cm, e minha menstruação já não vem há 5 meses. Mesmo sem menstruar, sinto cólicas todos os meses. Quero muito engravidar, esse cisto prejudica uma possível gravidez? É indicada a cirurgia para retirá-lo? Ou dá para tentar engravidar assim? Mayanne Melo

Doutor Hélio Sato: Os óvulos ficam armazenados nos ovários e todo mês uma pequena parcela de óvulos são convocados para pré-amadurecer e, com passar de dias, habitualmente 14 dias após a menstruação, um desses óvulos alcança a sua maturidade plena e assim é liberado para a captação pela tuba (fenômeno conhecido como ovulação). Os óvulos se desenvolvem dentro de um cisto (“bolinha” com líquido) e, portanto, o cisto folicular é um achado normal e, aliás, necessário para a ovulação e gravidez. A ovulação pode ser dolorosa em algumas pacientes em alguns ciclos menstruais, habitualmente, esta dor é autolimitada, ou seja, melhora espontaneamente após alguns dias. Sendo esta dor persistente e normalmente o cisto folicular não alcança esta dimensão de 5 cm sugiro a reavaliação tanto do cisto quanto do dor.

Sobre o doutor Hélio Sato:

Ginecologista e obstetra, Hélio Sato é especializado e endometriose e em laparoscopia. Tem graduação em Medicina, Residência Médica, Preceptoria, Mestrado e Doutorado em Ginecologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP),  e foi corresponsável do Setor de Algia Pélvica e Endometriose da mesma instituição.

Hélio Sato tem certificado em Laparoscopia pela Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e de Obstetrícia. É membro da AAGL “American Society of Gynecology Laparoscopy” e é coordenador de pesquisas da clinica de reprodução humana GERA e está à frente nas seguintes linhas de pesquisas: endometriose, biologia celular e molecular, cultura celular, polimorfismo gênico e reprodução humana. (Acesse o currículo Lattes do doutor Hélio Sato). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário