quarta-feira, 5 de novembro de 2014

COMO CONSEGUI MINHA "BÁRBARA" VITÓRIA DA MATERNIDADE - PARTE 2!!

 Eu e Bárbara - 19 semanas!

Agradeço o imenso carinho e os recados deixados na primeira parte da minha história sobre a minha “Bárbara - Vitória da Maternidade”.  Fiquei muito emocionada com as mensagens carinhosas e de muita luz. Após o segundo Beta HCG no dia 10 de julho confirmando minha gravidez, o doutor Hélio Sato pediu para marcar minha primeira consulta de pré-natal em duas semanas. No dia 15, após comemorar meus 36 anos num restaurante japonês maravilhoso (meninas grávidas podem, sim, comer peixe cru, só não pode carne bovina crua por conta da toxoplasmose), cheguei em casa e, quando fui tomar banho, levei o maior susto: estava tendo um sangramento. Eram quase 22h, mas imediatamente liguei para o doutor Hélio. Calmamente, ele pediu para eu ficar de repouso e repetir o Beta HCG em três dias. É claro que o coração fica na mão, mas o mais difícil foi eu ter de fazer repouso, já que vivo ligada numa tomada de 220w. Passei esses três dias trabalhando no blog deitada no sofá. Como minha última menstruação foi no dia 15 de junho, o susto foi maior. Fiz o exame e, ao chegar o resultado, enviei-o por e-mail ao doutor Hélio, que respondeu: “Está excelente! Evoluindo bonitinho, bonitinho! Vamos fazer ultrassom na próxima semana”. Saí do repouso e, depois, tive mais dois sangramentos leves. Porém, esses eram diferentes do primeiro. O sangue do primeiro era bem vermelho, aquele vermelho-vivo, o sangue igual ao da minha menstruação saudável. O sangue dos outros dois eram mais escuros. Pela primeira vez pesquisei na internet e li que pode haver sangramentos quando o embrião está se colando ao endométrio – processo chamado de nidação. Tive certeza que era isso.

No dia 25 de julho, fomos para a consulta mais esperada: escutar pela primeira vez o coraçãozinho do nosso precioso embrião. O coração acelerado, mais de 160 batidas por minutos, confirmou a gestação. Este ultrassom mostrou que o embrião estava distante do colo do útero, o que é um bom sinal, já que produz menos chance de aborto. No dia 15 de agosto, eu tinha um compromisso especial: eram os 25 anos da Gastroclínica Cascavel, no Paraná, e eu já tinha marcado esse compromisso desde abril. Por causa dos sangramentos (isso porque só falei de dois ao doutor Hélio), o doutor Hélio disse que só iria dizer se eu poderia pegar avião na consulta seguinte, na semana da viagem. Avisei à Soraia, da Gastro, que avisou o doutor Sagae. Claro que rezei e entreguei tudo para Deus, pois só ele sabe o que é melhor para todos os seus filhos. Dois dias antes da viagem, recebi a permissão para viajar e, no dia 14 de agosto, lá fomos nós: eu e meu precioso embrião (com apenas 9 semanas). No dia 19 de agosto fui ao laboratório para fazer a sexagem fetal. Eu e papai estávamos ansiosos (mais o papai, porque eu já intuía que seria uma menina) e não queríamos esperar as 16 semanas para ver no ultrassom. Três dias depois, saiu o resultado: nossa princesa Bárbara estava a caminho (e a mamãe acertou na intuição). No dia 3 de setembro, ao completar 12 semanas de gravidez, avisamos nossas famílias e todos ficaram radiantes com a chegada da nossa pequena.

Com 13 semanas, com permissão do doutor Hélio, retornei ao Pilates – que havia parado em fevereiro por conta dos compromissos da Endo Marcha (aproveite e curta nossa fanpage da Marcha Brasil e faça seu cadastro para a Endo Marcha Brasil 2015). Faço Pilates com fisioterapeutas, por causa da gravidez, com moderação e não tão pesado como fazia antes. Engordei pouco mais de cinco quilos. E o único efeito colateral que tenho sentido até o momento é dor de cabeça nos dias de muito, muito calor. Não tive nenhum enjoo, ânsia de vômito, nadica de nada durante as 15 primeiras semanas. Todos os sintomas iniciais da gravidez, eu não tive. Como odeio vomitar, confesso que esse era um ponto que sempre me incomodou quando pensava numa possível gravidez. Mais uma vez, Deus foi muito generoso comigo. Segundo o doutor Hélio, minhas dores de cabeça são musculares, problema que já tenho devido ao diagnóstico tardio da endo e, como não posso mais tomar os relaxantes musculares que tomo há anos, sem contar remédio para dor de cabeça, por causa da gravidez, então, sobra pra minha pobre cabeça... O Pilates, claro, ajuda a relaxar meus músculos, mas como ando muito a pé e carregando tudo nos ombros, já viu, né?  Somado ao calorão bravo das últimas semanas....

Resolvi compartilhar minha história por ter certeza que ela ajudará muitos casais a encontrarem uma luz no fim do túnel. Preciso dizer que fui muito bem monitorada pelo doutor Hélio durante o período de indução da ovulação. Não senti nenhum efeito colateral. Não fiquei com o nervo à flor da pele. Era como se nada tivesse acontecido. Não senti nada durante e muito menos após a punção dos óvulos. Ouvi dizer que a maioria sente cólicas, eu não senti nada. Foi como se eu não tivesse feito o procedimento. Também não senti nada após a implantação do embrião.  Todo o universo conspirou a favor e, claro, sempre tive a certeza que fiz a escolha certa do profissional que me acompanha. O doutor Hélio não é um especialista em reprodução que se especializou em endometriose. Ele é ginecologista e obstetra, que se especializou em endometriose para, só depois, quando passou a ver o sofrimento de suas pacientes inférteis, se especializar em reprodução humana para ajudá-las a realizarem seu sonho da maternidade.  É óbvio que Deus e a minha fé estão acima de todas as coisas, mas saber que você tem ao seu lado um profissional ético, humano e honesto faz muita diferença no Beta positivo. Ele teve o cuidado de pedir todos os exames possíveis para consagrar o resultado positivo – no meu caso, a biópsia do endométrio, que me possibilitou tratar a endometrite que eu tinha e não sabia – o que foi fundamental para eu ter meu Beta positivo. 

Agradeço também à minha Santa Bárbara. O nome Bárbara nada mais é que uma homenagem à minha Santa com a mágica coincidência de ser um nome grego, uma das raízes do papai dela. E estamos à espera de nossa princesa para o início de março, o mês internacional de conscientização da endometriose, um feito que o A Endometriose e Eu trouxe ao Brasil. Duas mágicas coincidências, mas como coincidência não existe e é apenas “a mão de Deus para dizer que você está no caminho certo”, então, estamos no caminho certo. Se antes eu já lutava com unhas e dentes pelo coletivo das endo mulheres brasileiras, agora que terei uma filha, podem ter certeza que terei mais um motivo e a mais preciosa aliada nesta luta. Hoje tivemos mais uma consulta de pré-natal. Estou de 21 semanas e Bárbara já mede 25 cm e pesa 400 gramas. Segundo o doutor Hélio Sato, ela deverá nascer no dia 1° de março de 2015. Já começo a sentir algo repuxando a minha pele, deve ser ela em suas primeiras mexidas. Não vejo a hora de isso acontecer! Todas dizem que esse é um momento mágico! Aos poucos vou relatando essa nova experiência em minha vida aqui no blog. Se eu puder dar um conselho às tentantes aí vai: durante as 12 primeiras semanas não conte a ninguém sobre a gravidez. Sei que é difícil, mas manter segredo e apenas sua energia e a do companheiro no novo ser que está a caminho, a meu ver, é fundamental para tudo dar certo. Obrigada a todos pela audiência, estamos rumo aos 2 milhões de acessos! Beijo carinhoso!! Caroline Salazar

4 comentários:

  1. Que lindo. Parabéns Carol.

    ResponderExcluir
  2. Carooooollllll já conversamos por email e adivinha?
    Tô grávida também. Muito feliz mesmo. Parabéns e que o Senhor Jesus te abençoe.
    Nina-Bahia

    ResponderExcluir
  3. Super Parabéns!!! Acompanho seu trabalho desde 2012. Nos motiva, passa tranquilidade nesta questão (ser mãe) e a ter fé.

    ResponderExcluir