quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

CAMPO GRANDE, NO MATO GROSSO DO SUL, APROVA A PRIMEIRA LEI PARA ENDOMETRIOSE DO BRASIL!!


No último dia 20 de novembro, após 4 anos e sete meses de intenso trabalho no A Endometriose e Eu reivindicando leis efetivas de políticas públicas às portadoras de endometriose No Brasil, conseguimos nosso primeiro feito político: Campo Grande sancionou a primeira lei de endometriose no Brasil. Recebi a notícia da minha querida representante no Estado, Cris Oshiro, no dia 21, e meus olhos encheram-se de lágrimas. O primeiro motivo é saber que esse pioneirismo veio da minha região, um estado-irmão do meu (sou natural de Goiás), e Campo Grande entrou pra história ao realizar esse feito inédito em nosso país.

O segundo é saber que um trabalho que começou solitário tomou uma proporção muito grande e que outras mulheres e maridos abraçaram a causa como “nossa”. Eu sempre fui um pouco sentimental, agora grávida então... realmente fiquei muito feliz, emocionada e agradeci a Deus por este presente. Agradeço também à Cris e ao seu marido, Alex, pelo engajamento na causa e por terem entrado em contato com a vereadora Carla Stephanini e ter levado a seu conhecimento o que é a doença e como é a realidade de uma portadora de endometriose.

O projeto de lei número 7.713/14 foi aprovado em primeira discussão e votação na Câmara Municipal de Campo Grande:

O artigo 1° institui a “Semana Municipal de Educação Preventiva e de Enfrentamento à Endometriose” a ser realizada anualmente na semana do dia 13 de março a partir de 2015. Escolhi essa data em homenagem à Marcha Mundial pela Conscientização da Endometriose. O dia 13 foi também sugerido em Brasília, quando palestrei em junho na Câmara dos Deputados, como o dia Nacional.

O artigo 2° - A Semana Municipal de Educação Preventiva e de Enfrentamento à Endometriose tem como objetivo:

I – promover a divulgação de ações preventivas, terapêuticas, reabilitadoras e legais relacionadas à endometriose.

II -  contribuir para o desenvolvimento de propostas que possibilitem o acesso universal e equitativo aos serviços públicos pelas portadoras de endometriose;

III – garantir a democratização de informações sobre as técnicas e procedimentos cirúrgicos e pós-cirúrgicos existentes nas áreas de endoscopia ginecológica e endometriose.

Artigo 3°: esta lei será regulamentada no prazo de 60 dias.

Artigo 4°: Esta lei entrará em vigor a partir da data de sua publicação.

Eu e Cris Oshiro, em 2013, quando ela veio a São Paulo

Agradeço imensamente à vereadora Carla Stephanini, do PMDB, por este ato brilhante e honroso que, com certeza, será inspirador não só a outros estados brasileiros, mas também a vários países. Agradeço também aos meus colaboradores, inclusive, às coordenadoras estaduais da Marcha, pois sem todos vocês o blog e a marcha não seria o que é. Gostaria de agradecer também à família Nezhat por idealizarem a Milhões de Mulheres Marchando contra a Endometriose. A marcha é muito importante por unir pessoas de todo o mundo num mesmo dia e com o mesmo objetivo: conscientizar as pessoas sobre a doença e reivindicar políticas públicas às portadoras de endometriose. Em 2015 termos a segunda edição no último sábado do mês, pedido feito por muitas mulheres mundo afora, já que a deste ano foi numa quinta-feira, o que impossibilitou por conta do trabalho. Inscreva-se para a Marcha 2015 aqui. Basta preencher uma única vez o formulário.

A marcha é a grande oportunidade que passamos a ter onde saímos do silêncio e do anonimato, e deixamos de ser vítima passiva da doença, para entrar de cabeça nesta batalha mostrando a nossa cara e lutando ativamente para o benefício único e exclusivo de nós mesmos, portadoras de endometriose, reivindicando nossos direitos e políticas públicas. Portanto, dia 28 de março é o dia de sairmos às ruas em 2015 para lutar por todas as endomulheres brasileiras. Por enquanto as cidades e seus respectivos estados inscritos são: São Paulo (SP), Campo Grande (MS), Vitória (ES), Porto Alegre (RS). Falaremos mais sobre a lei em breve. Beijo carinhoso!!

OBS: A lei já foi regulamentada e passará a vigorar já em 2015!

Nenhum comentário:

Postar um comentário