quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

PODEMOS VER O VÍDEO DA NOSSA VIDEOLAPAROSCOPIA?

imagem cedida por Free Digital Photos



Por Caroline Salazar
Edição: doutor Alysson Zanatta

Recebo diariamente inúmeros e-mails, mas outro dia fui surpreendida com dois com o título acima. Ambas leitoras tinham feito a vídeolaparoscopia e uma queria saber se poderia pedir o vídeo ao médico no retorno pós-cirúrgico e a outra perguntou se o médico costuma oferecer ou pelo menos mostrar o vídeo da cirurgia de vídeolaparoscopia.

Vamos lá, em primeiro lugar, tanto a laparoscopia quanto a vídeolaparoscopia são cirurgias minimamente invasivas e ambas têm a recuperação mais rápida que a laparotomia (cirurgia aberta, com corte), bem como a estética também é levada em conta já que não há corte. Ambas as técnicas consistem na introdução de uma óptica no umbigo do paciente, de 0,5mm a 1 mm, e outros dois orifícios ou mais na parte abdominal ou pélvica, dependendo do objetivo da cirurgia. Na laparoscopia o médico olha diretamente os órgãos por meio do aparelho. Já na vídeolaparoscopia um complexo sistema de captação de imagens é utilizado. Uma micro câmera é conectada a óptica da incisão do umbigo e ao monitor e o médico opera olhando para este monitor. Nos dias de hoje, a laparoscopia é raramente utilizada, sendo substituída em grande parte pela vídeolaparoscopia. 

A laparoscopia surgiu antes e com o agregamento do vídeo a técnica passou a ser chamada de vídeolaparoscopia. Com isso já dá para entender que a vídeolaparoscopia pode ser gravada num CD ou DVD pelo cirurgião e pelo hospital. 

Não há regulamentação médica específica que obrigue o médico e ou o hospital a gravarem todas as cirurgias. Isso possivelmente deverá mudar em algum momento, passando a ser obrigatório. Na prática, o que ocorre é que nem todos os hospitais dispõem de equipamentos de vídeolaparoscopia com sistema de gravação, o que se traduz, infelizmente, pela não gravação de algumas cirurgias. Em muitas situações, o próprio médico compra os equipamentos de gravação, para suprir essa falta. 

Porém, na vídeolaparoscopia é possível que o médico faça fotos da cirurgia para mostrar posteriormente ao paciente como foi realizado o procedimento. Eu vejo muito isso em grupos de endometriose no exterior, principalmente, quando há médicos experientes no grupo e a paciente quer uma opinião desses profissionais. Ela coloca a foto lá e os médicos avaliam seu pós-cirúrgico. Já na vídeo o médico entrega o CD ou DVD gravado logo após a cirurgia ou quando a paciente receber alta. É possível fazer a videolaparoscopia e ainda uma laparotomia para retirada de algum órgão maior, como o intestino, mas mesmo assim o cirurgião tem de entregar o vídeo com a cirurgia, caso tenha sido gravada. 

Se você fez a cirurgia de vídeolaparoscopia e não recebeu seu vídeo, pergunte se a sua cirurgia foi gravada. Caso não tenha sido, pergunte o motivo ao seu médico, pois é seu direito. Não precisa ter receio de pedir ao médico para ver o vídeo, você tem de ter ele em mãos, pois ele poderá ser usado num futuro, seja numa outra cirurgia ou até mesmo para outros fins. Eu mesma já quis ver os meus vídeos e fui orientada pelo meu médico e cirurgião para ver meu mioma gigante que ele retirou na minha segunda vídeolaparoscopia. Beijo carinhoso!! 

2 comentários:

  1. Meu cirurgião eu nem pedi ele só disse assim na próxima consulta traga seu pendrive que vou salvar a sua cirurgia pra vc ver em casa.

    ResponderExcluir
  2. Meu médico, Dr. William Kondo, em Curitiba, me entregou meu vídeo.

    ResponderExcluir