segunda-feira, 9 de maio de 2016

MATTHEW ROSSER: ARRISCANDO SOLUÇÕES COM NOVAS TERAPIAS PARA ENDOMETRIOSE!

O cientista inglês Matthew Rosser traz hoje uma pesquisa realizada por pesquisadores turcos sobre uma nova terapia para tratar a endometriose, chamada terapia HBO (Hyperbaric Oxygenation) - a oxigenoterapia hiperbárica (OHB). Ainda há muito a ser estudada, mas pode, sim, ser uma luz no fim do túnel para não só a cura total, mas para reduzir os sintomas e os implantes endometriais. Mais um texto exclusivo A Endometriose e Eu. Beijo carinhoso! Caroline Salazar 

Por Matthew Rosser
Tradução: Alexandre Vaz
Edição: Caroline Salazar

Quando olhamos para a história da ciência, verificamos que ela está cheia de ideias radicais para resolver problemas complexos. Algumas dessas ideias radicais conduziram a mudanças que produziram alterações no mundo. Por exemplo, o médico americano Jonas Salk salvou milhões de vidas e praticamente erradicou a poliomelite nos anos 50 ao injetar as pessoas (incluindo a ele mesmo e à família) com uma versão “inativa” do vírus; um risco elevado que acabou compensando.

Outras curas da medicina não foram tão eficaz. Por exemplo, o triste caso de Alan Turing, um brilhante cientista britânico, que se não fosse pelo trabalho que desenvolveu, você não estaria lendo esse post no computador que tem na sua frente. Mais ou menos na mesma época em que Salk estava desenvolvendo a vacina para a poliomelite, Turing foi acusado de ser homossexual (um crime no Reino Unido na época), e em vez de ser colocado na prisão ele foi forçado a tomar injeções de estrogênio para “curar” os seus desejos homosexuais. Os efeitos secundários foram obviamente horríveis, e não passou muito tempo até que ele se suicidou, dando uma mordida em uma maçã que ele previamente dopou com cianeto (algumas pessoas especulam que o logo da Apple presta homenagem a Turing).

Obviamente que esses são dois exemplos extremos, mas eles servem para ilustrar o tópico desse post, que é o pensamento radical na ciência, especialmente no que respeita à endometriose.

A endometriose é complicada, não importa a teoria de origem que você prefere, ou o mecanismo da doença; todos concordamos que é complicada. Para resolver um problema complexo, não importando qual seja, as pessoas surgem com várias possíveis soluções diferentes e a endometriose é um bom exemplo disso. Existem muitos tipos de tratamento para a doença, desde um monte de terapias hormonais e cirurgias, passando por medicina alternativa, até sofisticadas tecnologias como a terapia genética.

Mas a ciência está em constante evolução, já que os cientistas estão constantemente pesquisando e realizando experimentos para resolver alguns problemas complexos, e por vezes, as ideias que nascem desses experimentos podem parecer estranhas no começo.

Veja por exemplo essa pesquisa de um grupo da Turquia. Esse grupo induziu endometriose em ratos e os dividiu em dois grupos. Um dos grupos foi deixado em paz, sem intervenção (grupo de controle), enquanto que o outro foi colocado em Terapia Hiperbárica de Oxigênio (HBO) por duas horas diárias durante 6 semanas. E o que é HBO? Essencialmente envolve que o sujeito seja colocado em uma câmara contendo oxigênio puro que ele respira, por um período de tempo. Isso nem é um tratamento novo, já é usado faz muito tempo para tratar todo o tipo de doença, desde lesões esportivas, a envenenamento por monóxido de carbono, e até para aliviar efeitos colaterais de radioterapia, mas nunca como um possível tratamento para a endometriose. Abaixo, uma foto de um sistema HBO usado em humanos.

Fonte imagem MDMedicine - artigo original Matthew Rosser


Vamos regressar ao estudo original. O resultado desse estudo mostrou que os ratos que receberam terapia HBO tiveram uma redução no tamanho dos seus implantes quando comparados com o grupo de controle. Também revelou uma assinalável redução nos marcadores de inflamação.

Essencialmente a endometriose no grupo HBO (vamos chamá-lo assim) entrou em remissão. Então porque será que isso aconteceu e qual o passo seguinte?

Bom, terapia HBO é usada para tratar as doenças que já referi, mas também porque ela facilita uma melhoria no sistema imunológico. Apesar de esse ser um estudo baseado em animais (podendo não funcionar em humanos), continuam sendo resultados bem encorajadores, até mesmo porque a terapia HBO não tem efeitos colaterais graves e é no geral bastante segura. Por esse motivo será bem fácil no futuro testar a terapia HBO em humanos com endometriose e observar se ajuda na recuperação pós-operatória ou na redução de sintomas.

Embora não esteja antecipando que a terapia HBO seja uma cura para endometriose, esse tipo de pensamento que surgiu dos autores desse estudo irá eventualmente conduzir a uma cura. Com isso estou dizendo que em ciência é importante por vezes sair da área de conforto, correr riscos, pensar nas ideias radicais que ninguém pensou antes e estar preparado para que se der errado, dar a cara a tapa. É apenas abraçando as novidades sem receio nas abordagens que tomamos, que um dia iremos achar a cura para a endometriose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário