terça-feira, 2 de agosto de 2016

"SAÚDE & BEM-ESTAR": OS TRATAMENTOS FISIOTERAPÊUTICOS PARA A CONSTIPAÇÃO INTESTINAL!!

Fonte Blog Farmácia Eficácia

Depois de abordamos o que é a constipação intestinal, o modo correto de evacuar, o formato e os tipos de fezes, a fisioterapeuta Ana Paula Bispo traz os tratamentos fisioterapêuticos que trata a constipação intestinal crônica. Uma dica que dou a todas é beber muita água. A água é uma forte aliada no combate à prisão de ventre. O estilo de vida da pessoa também conta e muito. Por isso uma alimentação saudável e balanceada também é o primeiro passo que vai ajudar a tratar a constipação intestinal. Beijo carinhoso! Caroline Salazar

 Os tratamentos fisioterapêuticos para a constipação intestinal

Por doutora Ana Paula Bispo 
Edição: Caroline Salazar


O tratamento fisioterapêutico para a constipação intestinal crônica tem como objetivo a eliminação de fezes com consistência normal e o esvaziamento total do intestino.

Orientações gerais:

O esclarecimento da paciente começa durante o exame, ao serem discutidos os hábitos alimentares, orientando-as a procurar um nutricionista, hábitos de esvaziamento do intestino. Deve-se alertar para as consequências negativas que o uso da prensa abdominal durante o esvaziamento acarreta para a bexiga, intestino e o assoalho pélvico. 

Posicionamento para evacuar:

O ensino do posicionamento correto para evacuar, na maioria das vezes, é suficiente para promover o esvaziamento total e sem esforço. É importante alertar a paciente a não adiar a ida ao banheiro: o conteúdo intestinal continua endurecendo na luz do reto, tornando a evacuação mais difícil e dolorosa.

Prática de atividade física:

A prática de atividade física é importante, pois além de melhorar a constipação intestinal crônica, a mobilidade incentiva o peristaltismo intestinal (nota da editora: movimento que o intestino faz para empurrar o bolo intestinal), reduzindo a duração do trânsito gastrointestinal.

Massagem do cólon:

Esse tipo de massagem melhora o peristaltismo intestinal e facilita o esvaziamento do reto. Pode ser feito tanto pelo fisioterapeuta quanto pela própria paciente, desde que devidamente orientada. Consiste em massagear o colón ao longo de seu trajeto, realizando movimentos circulares sempre no sentido horário.

Biofeedback:

Muitos pacientes encontram dificuldades quando têm de perceber a musculatura do assoalho pélvico e contrair e relaxá-la corretamente. O aparelho do biofeedback é utilizado para ajudar a paciente a realizar a contração e o relaxamento corretos desses músculos.

Método do balão:

O balão é introduzido no reto para ajudar a paciente a treinar a atividade reflexa da musculatura do reto e dos esfíncteres, a aumentar a elasticidade do reto e a aumentar a sensibilidade do mesmo. Como na constipação há uma diminuição da sensibilidade retal, a paciente não percebe a necessidade de evacuar. O método do balão visa melhorar a sensibilidade do reto para pequenos volumes, de modo que a paciente volta a sentir a necessidade de esvaziar o intestino.

Sobre a fisioterapeuta Ana Paula Bispo:

Ana Paula Bispo é fisioterapeuta, atualmente faz doutorado em Urologia na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), é mestre em Ginecologia pela Unifesp, mesma instituição que fez especialização em Reabilitação do Assoalho Pélvico, e docente do curso  de Pós Graduação de Fisioterapia em Uroginecologia da Universidade Estácio de Sá. Siga a fanpage da doutora Ana Paula Bispo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário