terça-feira, 27 de junho de 2017

"COM A PALAVRA, O ESPECIALISTA" DOUTOR ALYSSON ZANATTA!!

Dando continuidade ao especial de infertilidade na coluna “Com a Palavra, o Especialista” deste mês de junho (leia a parte 1), o doutor Alysson Zanatta responde uma dúvida muito comum entre as portadoras, e até mesmo de muitos médicos: a gravidez trata a doença? Apesar de ser um dos grandes mitos da doença - já falamos muito sobre o assunto no A Endometriose e Eu, recomendo a leitura do texto do médico e cientista americano David Redwine “A gravidez é a cura para a endometriose?” traduzido em 2013 -, a gravidez infelizmente não cura e nem trata a endometriose. Há cerca de quatro anos começamos a desmistificar a doença no Brasil, e este assunto é de muita relevância. Aqui o doutor Alysson explica porque muitas endomulheres podem ter a sensação de “estarem curadas” durante e após a gravidez. Já a outra questão é sobre a diferença entre endometriose e adenomiose. Infelizmente, muitas endomulheres demoram a gestar e outras não conseguem por conta da adenomiose. Mas qual é a causa da adenomiose? É a mesma da endometriose? E qual seu tratamento? Compartilhe mais um texto exclusivo A Endometriose e Eu e espalhe a correta conscientização da endometriose. Beijo carinhoso! Caroline Salazar

- Doutor Alysson escutamos muito de médicos, inclusive, quando são entrevistados em programas de tevê, que a gravidez é um tratamento para a endometriose, mas eu nunca entendi muito bem por quê? Como seria esse tratamento? Qual sua opinião sobre isso? Anônima

Doutor Alysson Zanatta: Gravidez não trata endometriose. Tratar no sentido de erradicar a doença, fazê-la desaparecer. É mais um dos vários mitos associados à endometriose.

O que acontece é que, durante a gravidez, os sintomas da endometriose podem desaparecer, e de fato, algumas mulheres não voltam mais a ter dor após a gestação (ou as tem em menor intensidade). Isso é erroneamente interpretado como tratamento da endometriose. As lesões continuam lá, exatamente como antes da gestação, porém às vezes podem causar menos dor.


E como a dor pode diminuir, surge à sensação de cura. Na verdade, a lesão estará menos inflamada, talvez decorrente das altas doses de progesterona que circulam no corpo da mulher durante a gestação.


A progesterona é antagonista do estrogênio. Reduz os efeitos do estrogênio. Como a lesão da endometriose é estimulada pelo estrogênio e fica inflamada sob sua ação, a progesterona age contrapondo-se ao estrogênio, diminuindo a inflamação e a dor. Entretanto, não há redução da lesão em si.

- Qual a diferença entre endometriose e adenomiose? Qual seria a causa delas e o tratamento mais indicada para cada uma delas?  Bruna Lane – Brasília – DF

Doutor Alysson Zanatta: Olá Bruna. Ambas estão correlacionadas, e talvez tenham a mesma origem. Endometriose refere-se à presença de lesões (nódulos, cistos e aderências) que contêm células parecidas com endométrio localizadas FORA do útero. Já a adenomiose refere-se também à presença de células semelhantes ao endométrio NA PAREDE MUSCULAR do útero, o miométrio.

Os sintomas (cólica menstrual, sangramento e dor durante a relação sexual) de ambas poderiam ser controlados, parcial ou totalmente, com medicações hormonais. A ressecção cirúrgica máxima dos focos de endometriose por laparoscopia é o tratamento mais efetivo para combater a dor da endometriose. Quanto à adenomiose, a única cirurgia possível é a histerectomia (retirada do útero), quando necessária.


Sobre o doutor Alysson Zanatta:
Graduado e com residência médica pela Universidade Estadual de Londrina, doutor Alysson Zanatta tem especializações em uroginecologia e cirurgia vaginal pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), cirurgia laparoscópica pelo Hospital Pérola Byington de São Paulo e doutorado pela Universidade de São Paulo, USP. Suas principais áreas de atuação são a pesquisa e o tratamento da endometriose, com ênfase na cirurgia de remoção máxima da doença. Seus inter­esses são voltados para iniciativas que promovem a conscientização da população sobre a doença, como forma de tratar a doença adequadamente. É diretor da Clínica Pelvi Uroginecologia e Cirurgia Ginecológica em Brasília, no Distrito Federal, onde atende mulheres com endometriose, e ex-professor-adjunto de Ginecologia da Universidade de Brasília (UnB). (Acesse o currículo lattes do doutor Alysson Zanatta). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário