quinta-feira, 20 de março de 2014

MARCHA MUNDIAL: MEUS AGRADECIMENTOS À EQUIPE BRASILEIRA E AOS PATROCINADORES!!

Em primeiro lugar agradeço a todos que participaram da I Marcha Mundial contra a Endometriose, a Milhões de Mulheres Marchando contra a Endometriose. Mesmo sabendo que a cultura do povo brasileiro não é a participativa (e isso é uma pena!), a marcha foi um sucesso e bastante elogiada pelos patrocinadores. Agradeço as 6 capitais onde a marcha foi realizada mais a cidade de Cascavel, no interior do Paraná, onde se realizou o Brasil na Conscientização da Endometriose. Se tivéssemos feito como nos outros países, a concentração na capital ou em um único local, a somatória das pessoas seria incrível. Teríamos cerca de 300 pessoas, somando a concentração dos seis estados (que teve mais pessoas) + marcha. Em Brasília e em São Paulo, a concentração reuniu mais pessoas que a marcha, já que muitos trabalhavam e não conseguiram tirar o dia, mas outros sim tiraram folga e participaram de todo evento. Porém, o importante é que o primeiro passo foi dado.

Além da união entre todas as portadoras brasileiras, precisamos mudar um pouco nossa cultura, precisamos ser mais participativos em nossa sociedade. Afinal, tudo que eu luto é para aquelas que não tiveram a mesma chance que eu. Ao mesmo tempo fui surpreendida pelas coordenadoras estaduais que transformaram esta chance num grande espetáculo. Agradeço as coordenadoras: Tatiana, de São Paulo, Michele, do Distrito Federal, as meninas queridas do Endometriose Brasil, do Espírito Santo, Giselle, do Rio Grande do Sul, Cristiane e sua turma, no Mato Grosso do Sul, e Mayra, da Bahia. Meus agradecimentos à designer Monica que fez todo design (flyer, estampa da camiseta, a tradução do logo americano e etc), ao endomarido Paulo que puxou o trio elétrico em São Paulo com a Tatiana. Meu muito obrigada à Fernanda e toda sua família e amigos que fizeram o recorde de 3 mil fitinhas de conscientização. Agradeço ao nosso advogado Frederico e ao doutor Hélio Sato que foram comigo a Brasília, já que no dia 13 às 9h tive uma audiência na Secretaria de Políticas para as Mulheres, da Presidência da República. Esta mesma audiência foi realizada também em São Paulo no dia 25 de fevereiro. Sei que muito está por vir, mas já começamos a dar os primeiros passos.

Agradeço ao Frederico que também discursou em Brasília e puxou o trio elétrico comigo na Capital Federal. Gente, eu pensei que fosse ficar com vergonha de puxar o trio, mas confesso que me dei super bem interagindo com os passantes da rua e adorei esta nova experiência. Agradeço a Marta, a Nicole e a Bianca, que me ajudaram sendo meu braço com as delegadas regionais, ao endomarido Alexandre, sempre meu braço direito, e Susana, sua esposa, pois sem sua compreensão a ajuda dele não seria possível. E a todos que divulgaram nosso evento, que prestigiaram, perdoe-me se esqueci de alguém. Meus agradecimentos especiais aos patrocinadores estaduais. A Bayer foi o patrocinador master da marcha em São Paulo e em Brasília. E a RDO Diagnósticos e a SBE (Sociedade Brasileira de Endometriose) em SP, e a Clínica da Mulher na capital Federal.  Agradeço também à assessoria da Bayer, a Priscilla, a Juliana e toda equipe que se empenharam em pautar os veículos de comunicação, e com isso, espalhou ainda mais a conscientização da doença na mídia. Agradeço também a minha mãe, minhas irmãs e meus amigos que fizeram o dia 13 ainda mais especial ao participarem ativamente da marcha.

Muitos estados importantes ficaram de fora, por falta de mulheres que pudessem coordenar o evento. E conforme chegava a aproximação do evento, portadoras destes estados se lamentavam. Minha gente, não é preciso lamentação apenas ação. Os brasileiros são acostumados a ficarem sentados e o que mais sabem fazer é reclamar. Nós que somos mais jovens precisamos mudar esta cultura atrasada que temos. Não vai surgir ninguém para mudar nosso país. Quem poderá mudá-lo somos nós mesmos, e para isso, os brasileiros precisam apenas ter coragem e agir em prol do próximo e de seu país. Não adianta só fazer palestras fechadas, encontros fechados com portadoras, é claro que isso também é muito importante no quesito interação e apoio entre as portadoras, mas precisamos de palestras abertas de conscientização para mostrar à sociedade como a endometriose tortura a mulher em vida, como a doença nos priva dos mínimos detalhes da vida, como a doença mata a mulher que existe em acada um de nós, porque as portadoras já sabem muito bem como é  doença, como ela nos maltrata. 

Precisamos mostrar à sociedade que nós existimos, que somos muitas, que precisamos de respeito, e mostrar aos governantes que existimos, que precisamos de nossos direitos porque somos cidadãs brasileiras, pagamos nossos impostos e como eu disse em Brasília: “A mulher é vida, a mulher é símbolo máximo da vida de qualquer ser humano.Sem elas nenhum de nós não estaríamos vivos”.  Na Inglaterra, por exemplo, muitas portadoras foram em suas cadeiras de rodas, mas lá a cultura é outra, e é isso que precisamos começar a mudar no Brasil. Ou vocês estão satisfeitos (as) com o país que têm? Espero que a marcha de 2015 me surpreenda ainda mais que a de 2014. A união faz a força e juntos somos mais fortes. A partir desta semana temos um novo canal de comunicação: o programa Endomulheres, exibido pela WEBTV Profissão Saúde. Conto com a audiência de todos. Um beijo carinhoso!!








Nenhum comentário:

Postar um comentário